Beleza

Estes são os melhores alimentos e ingredientes para o seu tipo de pele

A alimentação e o estilo de vida são fatores importantíssimos no cuidado de pele. Miguel De Soria, marketing manager da Artistry Portugal, desvenda tudo o que precisa para saber quais as suas necessidades.

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Estes são os melhores alimentos e ingredientes para o seu tipo de pele
© Getty Images
Escrito por
Mai. 07, 2020

Nem sempre adotamos a melhor rotina de beleza. E no que diz respeito à alimentação, esta tem um papel fundamental no seu tipo de pele.

Em baixo, encontra tudo o que precisa para que o aspeto da tez melhore – e o seu regime alimentar também.

Alimentos e ingredientes para os diferentes tipo de pele

Pele madura e linhas de expressão

A presença de radicais livres está diretamente ligada ao envelhecimento cutâneo e aos danos oxidativos da pele. O nosso dia a dia envolve expor a pele a fatores externos (como a poluição, o stresse, uma má alimentação, etc.), que farão com que a pele oxide.

Os antioxidantes são sem dúvida essenciais nos cuidados diários de qualquer tipo de pele, mas no que toca a peles mais envelhecidas, que apresentam alguma flacidez, pequenas rugas e linhas finas de expressão, os antioxidantes à base de vitamina C são considerados ouro.

Qualquer tecnologia rica em vitamina C ajuda a reduzir a formação de manchas, a nivelar e a iluminar a aparência da pele, fortalecendo-a, garantindo uma aparência mais jovem, além de neutralizar os radicais livres que causam danos na epiderme.

Extratos de sementes de chia branca e de mirtilo são por exemplo muitos usados em produtos para peles que necessitem especificamente destes cuidados.

Expressões faciais repetitivas sobrecarregam a pele, impedindo que ela se recupere totalmente Miguel De Soria, marketing manager da Artistry Portugal

É igualmente importante o uso de cosmética hidratante nesta tipologia de peles. Presente de forma natural na hipoderme, 50% do ácido hialurónico presente no corpo está na nossa pele.

Com o tempo, expressões faciais repetitivas sobrecarregam a pele, impedindo que ela se recupere totalmente e a capacidade da pele em produzir ácido hialurónico diminui.

Como este ácido atrai e retém água, para a plenitude e volume da pele, o uso de cosmética rica em vitamina C assim como ácido hialurónico, ajuda a pele a ficar hidratada ao longo do tempo.

Quanto à alimentação, é importante passar também os bons hábitos para as refeições diárias. Além das frutas cítricas, há outros alimentos ricos em vitaminas C.

Alimentos a ingerir

Vegetais de cor verde-escura como couves, grelos, brócolos, espinafres e salsa são bons exemplos.

A vitamina A e os ácidos gordos ómega-3 são também boas fontes para a produção das fibras de colagénio, uma proteína fundamental e responsável por manter a elasticidade e tensão entre as células.

Por essa razão, incluir frutos vermelhos na dieta, assim como alimentos ricos em “gorduras boas” como abacate, salmão, frutos secos e sementes serão sem dúvida uma mais valia para ajudar a fortalecer a epiderme.

Pele oleosa

Uma pele com oleosidade caracteriza-se por ter uma secreção excessiva de sebo e apresentar um aspeto brilhante, assim como poros dilatados e pontos negros.

Estes tipos de peles têm tendência acneica pelo que necessitam de uma limpeza profunda, que purifique os poros.

Usar pontualmente uma máscara purificante pode ajudar a remover impurezas e absorver o excesso de gordura. A argila francesa pode ser um bom aliado, assim como produtos de beleza que contenham outros ingredientes como aveia natural, cítricos, canela, gengibre e zinco.

Está completamente fora de questão não hidratar a pele, a solução passa por hidratá-la com os produtos certos, com uma fórmula oil-free, para evitar a produção excessiva de sebo.

Lavar o rosto demasiadas vezes também não é solução, esta ação pode ter uma consequência adversa pois ao limparmos o rosto retiramos a hidratação necessária, assim como alguns óleos essenciais. Quando isso acontece, a pele vai tentar contrabalançar e produzir ainda mais óleo para restabelecer as perdas.

Alimentos a ingerir e a evitar

A dieta deve ser rica em vitamina C. Frutas como laranjas, tangerinas e limão ajudam a balancear a oleosidade da pele.

É de extrema importância evitar uma alimentação composta por farinhas refinadas (massas, bolachas, pão, biscoitos), gorduras saturadas, carnes vermelhas, leite de vaca, sem esquecer as azeitonas.

Pele seca e desidratada

Uma pele com estas características significa que tem sofrido bastante com os danos causados pelo sol e a poluição. É caracterizada por uma pele tensa, menos elástica e geralmente com descamação, provocando mesmo comichão.

É uma pele que precisa urgentemente de uma infusão de humidade, uma hidratação profunda e duradoura, com alta percentagem de emolientes ricos e um lipossoma hidratante.

Nestes casos, cremes e séruns ricos em água restauram o mecanismo de defesa natural da pele para complementar uma barreira de humidade forte.

É importante mantermo-nos hidratadas e beber pelo menos dois litros de água por dia Miguel De Soria, marketing manager da Artistry Portugal

O extrato de chá verde também poderá auxiliar muito na hidratação da epiderme, além de ser rico em antioxidantes, os flavonóides presentes na sua composição ajudam a reduzir os efeitos dos danos na pele, visto que melhoram o fluxo sanguíneo, e consequentemente o transporte de oxigénio e nutrientes para a pele, promovendo o aumento da sua elasticidade.

Todos os tipos de pele necessitam de água, especialmente as peles secas. E a hidratação não passa apenas pela cosmética. Ao nível da alimentação, é tão ou mais importante mantermo-nos hidratadas e beber pelo menos dois litros de água por dia.

Além deste bem essencial para a pele, a alimentação poderá também ser reforçada com ingredientes ricos em gordura monoinsaturada, a conhecida “gordura boa”, que ajuda a hidratar a pele, além de melhorar as defesas contra agressões externas.

Alimentos a ingerir e evitar

Oleaginosas, sementes, azeite, peixes, abacate e até mesmo ovos, podem ajudar de forma considerável à melhoria da pele seca e desidratada.

Caso se pretenda manter um bom nível de hidratação na pele é melhor evitar sumos de frutas naturais. Esta tipologia de bebidas engana, pois têm uma concentração muito alta de açúcares simples (como a glicose e a frutose), que retiram água do organismo para serem transformados em energia

Sumos artificias, bebidas alcoólicas, sal, assim como um excessivo consumo de carnes vermelhas com gordura é de evitar. A gordura produz radicais livres que fazem com que a pele suspenda a produção de colagénio.

Pele baça

A luminosidade está diretamente relacionada com a rugosidade da pele, o que significa que, quanto mais lisa é a pele, mais luminosa será pelo facto de refletir mais luz.

A pele baça é muitas vezes resultante de elevados níveis de stresse, além de uma má alimentação e excesso de poluição. É por isso necessário aumentar o processo de renovação das células da pele para que esta fique mais radiante e luminosa.

Este tipo de pele surge como consequência da asfixia do poro, portanto exfoliar a pele, uma a duas vezes por semana, além da utilização de um iluminador, podem ajudar bastante a remover as células mortas e combater os danos dos radicais livres, proporcionando um novo brilho e energia à tez mais cinzenta.

O ingrediente estrela que irá ajudar a trazer mais luminosidade à pele é sem dúvida a vitamina C. Os extratos de vitamina C, de sementes de chia branca e as pérolas de jojoba são extremamente eficazes quando entram em contacto com a pele.

A epiderme fica com um aspeto de vivacidade, mais brilhante e com um tom mais uniforme, ganhando uma nova luz. Os cristais naturais da cana de açúcar também são bons aliados para ilustrar suavemente as células mortas e opacas que estão presentes na epiderme.

Quando se tem esta problemática é também extremamente importante não esquecer a sua limpeza. A mesma deve ser efetuada duas vezes por dia, de forma a transformar a pele áspera numa pele suave e nutrida.

Alimentos a ingerir:

Os antioxidantes são fundamentais para ajudar a lutar contra uma pele baça e irregular.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B e A, devem fazer parte de uma dieta diária; frutos vermelhos como morangos, framboesas e mirtilos, assim como cenouras, batata doce, manga e até mesmo espinafres.

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