Nutrição

Como cozinhar ovos para todos os gostos

Cozidos, estrelados, mexidos ou escalfados… há adeptos para todas estas versões. Quem disse que um alimento tão simples não pode ser versátil ou agradar ao palato dos mais exigentes?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
como cozinhar ovos
Madalena Alçada Baptista
Escrito por
Abr. 08, 2019

“Não se fazem omeletas sem ovos” é uma frase que proferimos vezes sem conta quando queremos dar a entender que não conseguimos fazer o impossível. Ora, na realidade, nada é impossível quando o tema é ovo.

Sem hidratos de carbono nem açúcares, é um alimento que pode ser ingerido com todo o prazer e nenhuma culpa.

Comummente consumido pelos portugueses nas refeições principais, o ovo tem sido cada vez mais recomendado pelos especialistas como base de um pequeno-almoço saudável. Isto porque a qualidade da sua proteína é mais elevada do que a de qualquer outro produto alimentar por inteiro, como os cereais ou o iogurte.

Além disso, monotonia não é uma palavra que se lhe possa associar: cozido, estrelado, mexido, escalfado, mais ou menos passado… as formas de cocção variadas permitem que seja apreciado sempre com novidade!

Como cozinhar ovos

Podem ser um alimento simples, mas os ovos requerem alguma ciência e, sobretudo, os tempos certos de cozedura para ficarem perfeitos.

Ovos escalfados

ovos escalfados

© Gettyimages

1. Coloque uma panela com água ao lume até começar a fervilhar;

2. Entretanto, abra um ovo numa tigela. Mexa a água com uma colher de pau para criar uma espécie de remoinho;

3. Deite o ovo no centro do remoinho e acompanhe o movimento com a colher para impedir que a clara se disperse na água;

4. Remova com uma escumadeira quando a clara estiver cozinhada, mas a gema muito mole (cerca de dois minutos depois de colocar o ovo na água).

Além da típica receita portuguesa de ervilhas com ovos escalfados, este método é também usado para fazer os famosos ovos Benedict.

Ovos estrelados

ovos estrelados

© Gettyimages

1. Aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio. Junte um pouco de manteiga, certificando-se que cobre bem o fundo.

2. Parta o ovo diretamente na frigideira. Baixe o lume, tape a frigideira (o vapor cozinha a parte de cima do ovo) e cozinhe um minuto.

3. Retire imediatamente da frigideira e tempere a gosto.

Nada bate um ovo estrelado com a gema a escorrer em cima de uma tosta ou pão ao pequeno-almoço!

Ovos mexidos

ovos mexidos

© Gettyimages

1. Bata os ovos até ficarem bem misturados. Junte uma colher de água ou leite e tempere com sal.

2. Verta os ovos numa frigideira antiaderente coberta com manteiga. Os ovos devem ser lentamente cozinhados em lume brando enquanto são mexidos de um lado ao outro com uma espátula.

3. Sirva assim que obter a consistência desejada, pois o calor que emanam vai fazer com que continuem a cozinhar.

Experimente comer os ovos mexidos com cogumelossalmão fumado, tomate, espargos ou apenas regados com um fio de azeite de trufa.

Ovos cozidos

ovos cozidos

© Gettyimages

1. Os ovos devem ser colocados num tacho com água fria sobre lume alto.

2. Assim que a água começar a ferver, tire o tacho do lume, tape e aguarde até obter a textura desejada (3 minutos para uma gema líquida e 15 para uma bem firme).

Os ovos bem cozidos são bons recheados com atum, a complementar uma salada Niçoise ou em pasta para rechear uma sanduíche, por exemplo.

Quando deixar a gema ficar malcozida, corte-lhes uma tampa, polvilhe com sal e pimenta e coma à colher ou mergulhando simples torradas.

Fontes: Incredibleegg.org; 101 Alimentos que podem salvar a sua vida; David Grotto (Academia do Livro); tabela da composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Agora que já sabe o segredo para cozinhar ovos na perfeição, descubra os 8 motivos porque devemos comer ovos quase todos os dia.

Últimos