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A Saber Viver está de parabéns! Para assinalar esta etapa, fizemos um balanço dos últimos 20 anos com alguns dos nossos parceiros e percebemos que as temáticas da sustentabilidade, do avanço tecnológico e do empoderamento feminino marcam os universos da beleza, moda e lifestyle. Conheça quem acompanha a sua revista e quais os seus planos para o futuro.

 

Leia, em baixo, as entrevistas na íntegra.

Parceiros Saber Viver

Mariana Guerra

Country Manager Portugal

Foreo

Mariana Guerra, Country Manager Portugal

1. Projetar uma marca a 20 anos pode ser algo difícil. Pode falar-nos dos projetos futuros da Foreo para Portugal?

A Foreo pretende continuar a diversificar os seus canais de distribuição, para poder chegar a cada vez mais portuguesas. Temos o objetivo de colocar um dispositivo da marca em casa de cada portuguesa. A Foreo tem também nos seus planos continuar a trazer para o mercado produtos com tecnologia de ponta, inovadores e que facilitem as rotinas dos seus consumidores. Um outro objetivo para o País é não descurar a constante educação dos seus clientes, ajudando-os a escolher os melhores dispositivos para inclusão nas suas rotinas de skincare e de beleza de acordo com as suas necessidades.

Romper e surpreender continuarão a ser pontos fundamentais para o futuro da Foreo em Portugal, seja através da forma como expomos e apresentamos novos lançamentos, como é o caso do nosso último lançamento, da gama Luna 4, que foi apresentada num evento no Metaverso, seja através dos produtos disruptivos e vanguardistas que apresentamos ao mercado, como por exemplo o UFO 2, um dispositivo de aplicação de máscaras em apenas 90 segundos, ou o Bear, perfeito para quem procura tonificação dos músculos faciais.

2. A Saber Viver e Foreo têm muitos pontos em comum. Destaco três: Por um lado, ambas querem facilitar a vida da mulher, tornando as rotinas de beleza mais eficazes, céleres, mas também transformando-as num gesto de prazer e de amor-próprio; por outro estão sempre de olho no que é inovação/tendência/tecnologia ao serviço da beleza. Concorda? Esses são três pilares muito importantes para a Foreo? Pode falar-nos um pouco sobre o quão importantes são?

Concordo. São, de facto, pilares muito importantes para a Foreo. A inovação está presente em praticamente tudo o que a marca é e faz, desde o silicone que utiliza nos seus dispositivos, ultra-higiénico e não abrasivo, à tecnologia T-Sonic, patenteada pela marca, que permite uma penetração dos ingredientes dos produtos cosméticos até camadas interiores, possibilitando resultados eficazes e rápidos.

Os nossos dispositivos estão preparados para serem incluídos nas rotinas de beleza, potenciando resultados excecionais em poucos segundos e proporcionam serviços personalizáveis e adaptados às necessidades de cada cliente e de cada pele. Um dos nossos maiores focos é a possibilidade de criar momentos me time, em que cada cliente sente que está a cuidar de si, aumentando a sua autoestima e oferecendo a possibilidade de usufruir de serviços e de produtos de extrema qualidade no conforto do seu lar.

3. A Saber Vivertem uma forte componente de aconselhamento, afirma-se junto das leitoras como "amiga", "confidente", "a assistente pessoal da mulher", o que na nossa opinião, permite transferir a nossa credibilidade para a publicidade que temos na revista. Continua a acreditar no "poder" das revistas para contar histórias sobre as marcas, para comunicar os vossos produtos? Na sua opinião, que mudanças seriam importantes de implementar para reforçar a aproximação publicidade e meios?

Acredito que as revistas são meios íntimos e acolhedores, muito poderosos para contar a história das marcas e para fazer viajar a maioria dos leitores. Considero que a criação de estratégias 360º, de conexão entre o online e o offline, como tão bem a Saber Viver faz, é fundamental para essa aproximação.

4. Ao longo destes anos de parceria, qual foi o projeto/ação que a Foreo fez com a Saber Viver que foi mais ao encontro da vossa comunicação?

Todos os projetos que temos vindo a desenvolver em conjunto com a Saber Viver vão de encontro ao que somos enquanto marca e ao que pretendemos comunicar a nacional. No entanto, destaco o evento Open Mag, onde tivemos a oportunidade de dar relevo à estratégia 360º que referi na resposta à questão anterior. Este evento deu-nos a oportunidade de dar a conhecer a marca e os nossos mais recentes lançamentos num evento presencial, de conhecer os leitores, oferecer descontos, proporcionar experiências e ainda desenvolver talks educacionais, aproximando-nos do consumidor Foreo e leitor da Saber Viver.

5. O que é para si ou para a Foreo… Saber Viver?

Saber viver, para mim, é desfrutar da vida de forma alinhada com os valores de cada um, em paz e numa busca constante da felicidade e de equilíbrio.

Noemia Calado

Diretora Executiva

Fundação Luso

Noemia Calado, Diretora Executiva

1. A Saber Viver e a Fundação Luso têm muitos pontos em comum. Destaco a promoção do bem-estar, da saúde e de um estilo de vida saudável. Quão importante é este pilar para a Fundação?

Desde a constituição da Fundação Luso em 2008, que a saúde é um dos pilares de atuação desta. A promoção de estilos de vida saudáveis, o estímulo da investigação e a partilha de conhecimentos sobre os benefícios da água para a saúde, são os nossos objetivos. A água faz parte do nosso património natural e cultural e a água mineral natural Luso traz grandes benefícios para a saúde e para o bem-estar.

2. A Fundação Luso tem como valores a sustentabilidade e o compromisso com a comunidade e o ambiente. Quais os planos para o futuro nesta vertente?

A Fundação Luso, como parceira natural da Fundação Mata do Bussaco, continua fortemente empenhada em contribuir em ações de sustentabilidade/ambiente em toda a serra do Bussaco, através do apoio à implementação de medidas de preservação e reflorestação no perímetro de proteção do aquífero da Água de Luso, para proteção do ecossistema da serra – origem da nossa água. No nosso Compromisso com a comunidade, vamos continuar a reforçar os apoios às associações do concelho e apoio ao património local promovendo a recuperação de esculturas de arte sacra do convento de Sta. Cruz do Bussaco. Realização de exposições anuais que contribuam para o envolvimento/enriquecimento cultural das gentes do concelho e de todo o público que nos visita.

3. Ao longo destes anos de parceria, qual foi o projeto/ação que a Fundação Luso fez com a Saber Viver que mais sentido fez ou que mais gostou de fazer ou que mais gostaria de fazer?

A Fundação Luso criou em 2011 em parceria com a revista Saber Viver, um projeto muito interessante, o Prémio Água é Vida, com vista a desafiar todos os leitores a apresentar uma ideia que promovesse bons hábitos de hidratação. Era um prémio anual que valorizava a melhor ideia, mais inovadora e concretizável e que contribuísse para um melhor estado de hidratação dos portugueses, através do consumo de água mineral natural. Surgiram sempre ideias muito inovadoras, permitindo com esta parceria, um envolvimento dos leitores, transversal a todas as idades, com a revista Saber Viver, Fundação Luso e com a Água de Luso.

4. 2023 está quase aí! Pode revelar-nos algum surpresa/lançamento ou projeto futuro da Luso?

Os projetos da Luso são continuar a reforçar a notoriedade e visibilidade da marca, promovendo e sensibilizando os consumidores para os benefícios da utilização da garrafa de vidro retornável, que vai e vem com menor pegada ecológica.

5. O que é para si ou para a Luso… Saber Viver?

Saber viver é ter no presente e no futuro comportamentos e atitudes sustentáveis, que promovam um compromisso individual e responsável, por forma a proteger e valorizar o nosso planeta.

Catarina Tomaz

Diretora de Marketing

VIA Outlets Portugal

Catarina Tomaz, Diretora de Marketing da VIA Outlets Portugal

1. Que projetos/ações futuros o Freeport tem para Portugal para os próximos anos?

Desde 2016 que temos vindo a desenvolver um importante trabalho de renovação e remodelação dos nossos centros em Portugal, tanto no Freeport Lisboa como no Vila do Conde Porto Fashion Outlets. O Freeport Fashion Outlet apresentou-se renovado em 2017 e Vila do Conde Fashion outlet mais recentemente em 2021. Foram alterações profundas que têm por objetivo reforçar o nosso posicionamento premium e ambição de sermos os melhores destinos de compras em Portugal.

Com estas remodelações quisemos transformar os nossos centros em espaços mais sofisticados e convidativos, com uma seleção de marcas única e um conjunto de serviços e atendimento diferenciados de um espaço comercial regular. O nosso trabalho nunca estará completo, não apenas porque o mercado evolui, como o retalho, nomeadamente os centros comerciais, está numa fase de mudança acelerada. O nosso desafio e o nosso propósito obrigam-nos sempre a fazer melhor. Já no inicio do próximo ano vamos anunciar grandes novidades mas que neste momento ainda não podem ser reveladas.

2. Como surgiu o projeto Fashion Club?

O Projeto Fashion club tem por princípio ser um clube, no qual os membros têm privilégios que assentam num ganho imediato de 5% nas transações feitas nas lojas aderentes e que poderá ser depois descontado em futuras compras, mas também em promoções e serviços exclusivos para membros, respondendo à nossa missão de proporcionar melhores experiências, reconhecimento e recompensa a quem faz parte deste clube.

3. O Freeport acredita que a sustentabilidade é fundamental para um mundo melhor. Pode-nos falar um pouco dos planos da marca para o futuro nesta vertente ambiental?

A sustentabilidade é incontornável e deve ser integrada como uma responsabilidade de gestão. Os nossos centros Freeport Lisboa e o Vila do Conde Porto Fashion Outlets, fazem parte do grupo VIA Outlets, com uma estratégia de sustentabilidade clara designada por Beyond Sustainable, que orienta todas as nossas atividades e é assente em quatro pilares, que vão desde a construção e gestão dos edifícios, ao envolvimento com as comunidades e consumo consciente e envolvimento dos diferentes stakeholders. 

A título de exemplo, em setembro de 2021 lançámos o projeto Re.Love que se materializou numa pop-up e que abriu portas pela primeira vez no Freeport: uma loja multimarca totalmente dedicada à sustentabilidade, com coleções sustentáveis de marcas reconhecidas e novas marcas, com o objetivo de informar, educar e criar consciência sobre o tema da sustentabilidade no universo da moda. O projeto Re.love voltou ao centro no mês de novembro, com o mesmo intuito de sensibilizar para novos hábitos de consumo, nomeadamente da economia circular, com um conceito totalmente focado na oferta de artigos em segunda mão.

A compra de produtos em segunda mão integra um movimento mais amplo que convida a hábitos de consumo mais responsáveis. Ao associarmos a Re.Love a esta forma de compra, queremos contribuir para esta mudança, incentivá-la e ajudar a que se torne num hábito natural. Este conceito diferenciador tem tido impacto positivo entre visitantes e na indústria, estando na shortlist dos MAPIC Awards – que distinguem os melhores retalhistas e projetos imobiliários de retalho na Europa – na categoria Melhor Iniciativa Sustentável de Retalho.

4. A consumidora portuguesa está mais exigente? A ida a um centro comercial é hoje muito mais do que "ir às compras". Ou seja, espera-se que a ida a um centro comercial se encaixe na ideia de family meeting point, onde se alia a experiência de compra à possibilidade de ver um concerto, ter uma experiência gastronómica, participar em atividades enriquecedoras de bem estar e lazer?

Após a pandemia, o retalho físico saiu reforçado pelo seu importante papel no momento presente e na socialização, pois as pessoas continuam a preferir ver, tocar e experimentar as peças. Para além desta preferência, especialmente quando falamos de roupa e acessórios, existe também um grande prazer na procura das melhores oportunidades. De resto, e reforçando o nosso posicionamento de ir além dos limites de uma simples experiência de compra, temos vindo a investir cada vez mais nesse complemento de experiências, para que este seja também um tempo de enriquecimento cultural, de bem-estar e lazer, não só para famílias, mas para todos os momentos – com amigos ou mesmo sozinho.

Para além da sofisticação que trouxemos aos nossos centros ao nível da arquitetura, qualidade de materiais, iluminação ou jardinagem, um dos eixos que temos estado a trabalhar e no qual vamos continuar a apostar é na arte. No Vila do Conde Porto Fashion Outlet, por exemplo, a arte faz parte do centro. Aquando da remodelação lançámos um desafio à artista Cristina Rodrigues que criou três instalações artísticas magnificas de grande dimensão. Para além da sua beleza são uma homenagem à tradição marítima de Vila do Conde, homenageando o espaço em que nos inserimos.

Em julho deste ano, estreámos uma nova componente de som adicionada às instalações, para uma experiência imersiva. Com a colaboração da Indigo Sound Experience, cada obra de arte tem associada uma faixa sonora alusiva à instalação, com sons do universo subaquático, convidando os visitantes a uma pausa para apreciar a arte e homenagear Vila do Conde. Passear no Vila do Conde Porto Fashion Outlet não é apenas uma experiência comercial, mas é também uma experiência sensorial e cultural.

Marco Melchiori

Country Manager Portugal

Calzedonia

Marco Melchiori, Country Manager Portugal

1. A Calzedonia e a Saber Viver partilham alguns valores em comum. Destaco dois: a promoção da autoestima e confiança nas mulheres e a celebração de todo o tipo de corpos. De que forma são consideradas estas vertentes no processo criativo? E de que forma estes temas são importantes para a marca?

A Calzedonia procura em cada ação o empoderamento da mulher e a sua afirmação. Desenhamos, produzimos e comercializamos artigos que realçam a beleza de cada mulher. Esta experiência é possível só quando o produto proporciona confiança e conforto. Assim, as fibras, as cores, e a técnica por de trás das peça jogam um papel muito importante.

2. Como surgiu o projeto #CALZEDONIA4TOMORROW? Que ações estão a desenvolver no sentido de se tornarem numa marca mais sustentável?

A sustentabilidade já era uma realidade quotidiana na Calzedonia desde muito antes de ter o destaque global que hoje se sente. É por isso uma questão intrínseca à forma como desenhamos o nosso modelo de negócio, o que nos permite vir a alcançar a breve prazo marcos importantes, como a eliminação do uso de embalagens de plástico de utilização única, a utilização de energia renovável em 50% das nossas operações até 2025 e 100% até 2030 e a conversão de 100% dos sistemas de iluminação das nossas lojas para lâmpadas LED até 2024.

3. Mesmo em pandemia, a Calzedonia foi contracorrente e continuou a abrir mais lojas. Qual é a importância da loja física para a marca?

A loja física foi, é, e continuará a ser fundamental para a Calzedonia. É o local onde conseguimos partilhar com os nossos clientes o mix de experiências que nos definem: produto diferenciador, de moda e com conforto, apoiado pela simpatia, energia e know-how das nossas equipas. A distribuição geográfica das nossas lojas, e o facto de continuarmos a fomentar esta presença intensiva, deriva da cultura de proximidade que desejamos manter com os nossos clientes.

4. Para 2023, algum projeto/ação/lançamento que possa destacar?

Para além da dinâmica comercial, da proximidade comunicacional com o nosso cliente que nos caracteriza e que é garantia de novidades, contamos manter relevantes projetos sociais como o Natal a Meias, que se consolida ano após ano como o projeto de sustentabilidade social com maior impacto em Portugal.

5. O que é para si ou para a Calzedonia… Saber Viver?

Saber viver pode ser entendido como saber estar em equilíbrio. Equilíbrio com o mundo, tendo ações concretas com vista à sustentabilidade, equilíbrio com quem nos rodeia e por fim connosco próprios, com a nossa personalidade e com tudo o que nos define independentemente dos pressupostos e preconceitos da sociedade e esto é um dos nossos propósitos principais.

Filipa Cravo

PR & Digital Communication Portugal

Filorga

Filipa Cravo, PR & Digital Communication Portugal

1. Na Saber Viver sabemos que o compromisso entre a beleza exterior e interior é fundamental e a Filorga também defende estes valores. De que forma o estudo da biologia celular aplicado nos produtos da marca pode melhorar e aumentar o bem-estar e a autoestima das mulheres?

Nos bastidores dos Laboratoires Filorga encontram-se especialistas que diariamente se dedicam à inovação cosmética, que exploram o que de melhor se faz em medicina estética, para assim entregar fórmulas de elevada eficácia e tolerabilidade. Por outro lado, existem também pessoas que escutam atentamente as tendências do setor e, acima de tudo, o que os consumidores procuram e mais valorizam. De facto, os traços da idade podem não corresponder ao estado de espírito e estilo de vida de uma pessoa, como se esse não fosse o reflexo do seu verdadeiro “eu”. Isto é algo que impacta a autoestima de uma pessoa, mas também a sua vida em sociedade. Existe uma procura cada vez maior por soluções que ajudem a melhorar o aspeto do rosto e da pele, para atenuar os sinais de envelhecimento e de fadiga. Esse é o foco da Filorga.

2. A Saber Viver defende que existe beleza em todas as fases de vida. A linha anti-idade da Filorga é bastante importante para que as mulheres se sintam seguras, confiantes e protegidas independentemente da idade. De que outras formas a Filorga contribui para esse objetivo?

Na Filorga não falamos de idades, mas sim de necessidades da pele. Balizar o uso de um produto ou gama numa faixa etária especifica pode não ter em consideração todas as necessidades de uma pele. O portfólio de produtos e gamas Filorga acompanham as várias preocupações e podem ser combinados para assim se construir uma rotina à medida e algo personalizada. Na Filorga, a equipa de beauty advisors é um ponto de contacto fundamental com o consumidor. O aconselhamento personalizado garante que os produtos que cada pessoa adquire são os corretos para si e para as suas necessidades. Há também uma preocupação em informar os consumidores sobre a correta utilização dos produtos, para garantir bons resultados e a sua satisfação.

Ao nosso serviço de apoio ao cliente chegam diariamente contactos telefónicos de consumidores que solicitam esclarecimentos sobre produtos ou pedidos de aconselhamento, algo que também se verifica ao nível das redes sociais. Este conjunto de pontos de contacto são uma rede de suporte que confere proximidade com o consumidor e em que este confia.

3. Das diferentes categorias da marca, qual é o best-seller/produto preferido das mulheres portuguesas?

São vários os produtos Filorga entre os favoritos dos portugueses. Falo por exemplo do icónico Time-Filler 5XP, o antirrugas por excelência, que foi reformulado este ano, 10 anos após o seu lançamento ou o Time-Filler Eyes, o cuidado corretor do olhar. Mas há um favorito e chama-se Global Repair, o creme da linha premium da marca. Trata-se de um cuidado multirrevitalizante, focado nas necessidades especificas da pele madura, que atua sobre vários parâmetros do envelhecimento cutâneo. Além da sua eficácia amplamente reconhecida, este cuidado possui uma dimensão sensorial única e muito elogiada pelos consumidores.

4. E qual o produto que considera ter sido uma surpreendente revelação em 2022?

Este ano ficou marcado pelo relançamento de Time-Filler 5XP, com uma fórmula melhorada e que surge como uma resposta mais robusta à correção das rugas. Este é um verdadeiro produto de culto da marca que conta com 10 anos de história e de muitos prémios internacionais.

5. Para 2023, algum projeto/ação/lançamento que possa desvendar?

2023 será um ano marcado por lançamentos de peso que vão reforçar o compromisso da marca em entregar soluções de elevada eficácia a quem procura uma ação antienvelhecimento visível. A Filorga não lança nenhum produto que não tenha resultados comprovados após sete dias de utilização e os lançamentos que estão no horizonte mantém-se fiéis a esse compromisso. Esperam-se novidades alinhadas com as expectativas do mercado, com as necessidades identificadas no terreno, fórmulas inovadoras e texturas de excelência.

6. O que é para si ou para a Filorga… Saber Viver?

Para mim, saber viver é construir uma história, é acrescentar páginas e páginas de memórias, viagens, sabores e pessoas que comigo se cruzam. É cuidar de mim e cuidar de quem mais amo, é passar mais tempo em família, é todos os dias aprender algo de novo, é poder fazer o que mais gosto e sentir o privilégio da liberdade.

Cristina Saiago

Presidente

Clarins

Cristina Saiago, Presidente

1. Já todos percebemos que 2023 será um ano desafiante. A Clarins tem algum projeto ou lançamento de produto/serviço que possa revelar para o próximo ano para o mercado português?

A Clarins tem um compromisso com inovação permanente, e apesar de 2023 ser um ano desafiante, a marca nunca deixa de estar atenta às necessidades dos consumidores e por isso, alguns lançamentos estão já na calha. Logo no início do ano, a nova linha Hydra é totalmente lançada, incluindo desta vez um creme de noite. Com ácido hialurónico à qual se junta a exclusiva e patenteada flor de fortuna bio.

Esta linha permite, além de hidratar a pele, redensificá-la não só na epiderme como nas camadas mais profundas da pele com uma capacidade de hidratação de longa duração. São sete texturas disponíveis para todos os tipos de pele. O sérum de rosto mais vendido do mercado lança em 2023, a sua textura leve – Double Serum Light. Ideal para peles mistas e/ou oleosas, para climas quentes ou para um público masculino, vem completar a gama já existente. A Beauty Ampoule junta se à categoria de Instant Beauty: uma cura de sete dias, com vitamina C que eleva a luminosidade da pele a uma outra dimensão. Foram cinco anos de pesquisa para oferecer um produto, rapidamente absorvido pela pele e com resultados extraordinários logo após uma ampola. No final do ano, a Clarins vai ainda mais além com uma nova linha: uma linha premium para mulheres a partir 35 anos que pretendem um cuidado de rosto sofisticado. Inspirada na lendária planta Dama da Noite que desabrocha apenas uma noite por ano, esta gama permite devolver à pele as qualidades de há cinco anos (após três meses de utilização). Por último, a nossa novidade disruptiva: a máscara Cryo Flash.

Inspirada na crioterapia e nos efeitos das mudanças de temperatura na pele, a Cryo Mask é o primeiro produto duma nova categoria que confere um efeito frio na pele duas vezes mais intenso que um tratamento de crioterapia, sendo a pele beneficiada em lifting e textura mais lisa e uniforme. Em termos de maquilhagem, a grande novidade é o lançamentos dos novos Joli Rouge. Com três texturas e cerca de 80% de ingredientes naturais, é muito mais que um batom. É cor, é hidratação da pele e é também consciência ambiental com as primeiras embalagens recicláveis da marca. Cuida da pele, cuida do ambiente. Para além dos lábios, introduzimos o Tinted Oleo Serum. Um sérum com cor que cuida da pele ao mesmo tempo que lhe confere a cor e o conforto de uma base de maquilhagem.

2. No pós-pandemia, a Clarins sentiu alguma mudança em termos de consumo? As mulheres portuguesas passaram a privilegiar mais alguns produtos em detrimento de outros?

Já durante a pandemia, as mulheres iniciaram novas rotinas que lhes permitissem compensar o desgaste físico e psicológico que a incerteza e a falta de previsibilidade trouxe às suas vidas. A sobrecarga criada pela necessidade de coordenar o trabalho, com a vida familiar, juntando aos filhos, muitas vezes, a necessidade de um desvelo particularmente atento em relação a membros mais velhos em ambiente covid-19, com todas as limitações que são conhecidas, espoletou a vontade de criar pequenos momentos agradáveis e de satisfação própria, através do aumento das rotinas de cuidados diários. Não só em cuidados de rosto, onde houve  um aumento de utilização de produtos habitualmente menos utilizados, como máscaras ou esfoliantes; mas também em corpo, em que as mulheres acharam-se capazes de criar experiências de spa em casa, de forma a proporcionarem momentos de equilíbrio e contrabalançar o desgaste natural da situação de pandemia. No pós pandemia estes hábitos continuaram. As mulheres descobriram novos produtos e novas rotinas, que já não abandonaram.

3. Das diferentes categorias da marca, qual é o best-seller/produto preferido das mulheres portuguesas? 

Os creme anti-idade, de dia e de noite. A Clarins tem para cada faixa etária a solução indicada. Logo de seguida, vem os séruns, que permitem tirar maior partido da utilização dos cremes, com soluções visíveis mais rápidas.

4. E qual o produto que considera ter sido uma surpreendente revelação em 2022?

Em termos de skincare, a nova linha Instant Beauty trouxe três produtos essenciais para uma rotina de luminosidade e anti fadiga: um produto peeling. O renovado Baume Beauté Eclair que confere uma luminosidade única à pele e o Instant Roller que estimula a micro circulação da pele, a renovação celular e a drenagem linfática. Em termos de maquilhagem, é impossível esquecer a novidade Lip Confort Oil: as suas cores, a sua fórmula de hidratação e o seu conforto tornaram-se no produto lábios mais vendido e o efeito mais viral na rede TikTok em 2022.

5. Tal como na Saber Viver, na Clarins a beleza anda de mãos dadas com a estética, o bem-estar e a saúde. As vozes das mulheres são também importantes na marca para o desenvolvimento dos produtos. Num mundo tão acelerado como o de hoje, de que forma a Clarins consegue manter esta proximidade/identificação com o público feminino?

Há 68 anos a Clarins foi criada, baseada em dois princípios: ouvir as necessidades das mulheres e oferecer boas soluções e o amor pela natureza. A natureza inspira a pesquisa, motiva a inovação e oferece ingredientes que potenciam a qualidade e a eficácia das nossas fórmulas.

Desde sempre, a Clarins tem ouvido as suas consumidoras, inicialmente pelo feedback que recebia através do preenchimento e  envio do leaflet dentro de todas as embalagens de produtos, e mais recentemente por forma digital. Nunca a comunicação foi quebrada ou descurada, nem mesmo em pandemia, onde continuamos a contactar as consumidoras individualmente. Muitos dos produtos lançados pela Clarins são fruto de pedidos reiterados pelas consumidoras.

6. Foi da procura do bem-estar que surgiu a linha Aromateraphy? E de que forma o uso desta ajuda a aliviar e regular os sintomas de stress e de sono, cada vez mais comuns?

A aromaterapia obtém a sua riqueza através dos benefícios dos óleos essenciais. É um cuidado à base de plantas que combina o poder olfativo excecional dos óleos apaziguantes, revigorantes ou estimulantes com a eficácia cosmética das plantas. O uso de aromaterapia, para problemas de sono e stresse, ajuda a aliviar e regular os sintomas. A sua utilização num produto de beleza ou óleo de massagem concede ao corpo e à mente um verdadeiro abraço sensorial. Um momento de pura serenidade com propriedades essenciais.

Rita Palma

Partner da GBSO

Jordan

Rita Palma, partner da GBSO

1. A sustentabilidade e a preservação do ambiente são algumas das preocupações para a Jordan? A gama Jordan Green Clean é um bom exemplo disso! Tem sido um caminho difícil o de tornar as diferentes gamas mais ecofriendly? Que ações/projetos futuros a Jordan tem neste sentido?

Toda a marca Jordan caminha para os seus produtos se tornarem mais eco responsáveis nomeadamente através da utilização de materiais reciclados. Isto é transversal a toda a gama. Independentemente deste movimento que cruza a marca toda a linha Green Clean de plástico reciclado e embalagem de cartão reciclado é uma oferta muito inovadora que é a bandeira da marca na sua missão de preservação do ambiente e da sustentabilidade.

A escova Change, lançada este ano é símbolo por excelência dos valores da marca: uma escova onde apenas as cabeças são substituídas vendida em pack de quatro o que permite ter uma escova manual para um ano. Dentro desta linha estamos agora a lançar a escova mais leve do mercado (cerca de 9 gr) o que equivale a menos 50% de plástico, a Ultralite. Os projetos do próximo ano passam por muito por este eixo: alargar a linha de plástico reciclado, alargar a utilização de materiais reciclados a toda a gama e inovar nesta área dos produtos eco responsáveis , procurando soluções mais amigas do ambiente sem prejudicar a eficácia dos produtos nem a sua acessibilidade.

2. A higiene oral é uma parte fundamental da rotina diária de todos, e a Jordan já ganhou vários prémios de design ao longo dos anos. Pode explicar-nos de que forma este é importante para a marca?

A marca é de origem escandinava e como tal tem no seu ADN a funcionalidade, mas também o sentido estético dentro da sua simplicidade. A sua gama básica foi premiada com o Red Dot Design Award, bem como as suas máquinas elétricas. A sua linha Clean/Reach tem uma coleção de temas (frutas/ natureza/ambientes) que vai mudando de dois em dois anos e que dão um aspeto muito diferenciador a marca.

3. Ao longo destes anos de parceria, qual foi o projeto/ação que a Jordan fez com a Saber Viver que mais sentido fez ou que mais gostou de fazer ou que mais gostaria de fazer?

As parcerias e colaborações que temos feito foram sempre muito importantes e trouxeram um grande destaque a marca. Sentimos que a equipa da Saber Viver tem um carinho especial pela marca e pelo seu posicionamento e diferenciação. A Saber Viver também tem sido um meio muito acarinhado por nós e sempre no topo dos nossos investimentos publicitários. Destaco os brand contents que temos feito pela sua qualidade, pertinência e sentido estético.

4. 2023 está quase aí! Pode revelar-nos algum surpresa/lançamento ou projeto futuro da Jordan para o mercado português?

Eu destacava o lançamento que está a ser feito neste momento, a Ultralite, a escova mais leve do mercado que vai ser promovida em 2023 em diversos canais, o alargamento da linha Green Clean e a entrada num novo segmento de mercado que ainda está no segredo dos deuses.

5. O que é para si ou para a Jordan… Saber Viver?

Saber viver para mim é ter a capacidade de adaptação a todas as situações que nos vão surgindo no dia a dia, com leveza e se possível com um grande sorriso.

Edmond Eisenberg

CEO

Eisenberg

Edmond Eisenberg, CEO

1. A Eisenberg celebra 22 anos este ano. Em jeito de balanço e centrando-nos em Portugal, qual foi o momento mais importante ou quais foram os lançamentos com mais expressão? E em termos futuros, quais os próximos passos para a marca em Portugal?

Portugal é um país com o qual temos uma proximidade muito forte. Desde o primeiro dia que temos uma colaboração excecional com o nosso parceiro de longa data, a Perfumes&Companhia, bem como desde há muitos anos, com o mundo editorial. Entrámos em Portugal há mais de 10 anos e partilhamos uma ligação muito especial com o país: amamos Portugal, a cultura, as pessoas, a mentalidade. Tudo! Organizamos sempre eventos com dedicação, os quais são uma grande oportunidade para conhecer os nossos parceiros, editores de beleza e influenciadores. Este é um momento muito importante, cheio de emoção e partilha de felicidade, por estarmos todos juntos. Este ano, especialmente depois da situação da covid-19, conseguimos finalmente organizar eventos ao vivo, e devo dizer que um dos mais importantes, aos meus olhos, foi o último que realizámos para o lançamento da coleção Les Essentiels du Maquillage parte II.

A linha reflete a nossa experiência em make care, ou seja, maquilhagem com verdadeiros benefícios de cuidados com a pele. Este segmento é muito importante para nós e para os nossos clientes, que estavam ansiosos para descobrir as nossas mais recentes criações. Já posso dizer que, neste dia, o entusiasmo foi elevado! Nos próximos anos, pretendemos intensificar e criar interações com os fãs portugueses da beleza. Valorizamos muito a sua opinião e esforçamo-nos por corresponder sempre às suas expectativas. Além disso, os clientes de hoje procuram informações sérias e credibilidade, querem entender quem está por trás da marca, qual é a ciência no seu interior, precisam de confiar no conhecimento credível e na orientação sobre os produtos que aplicam. Estamos muito felizes por fazê-lo! E, claro, a Eisenberg continuará a inovar para oferecer o melhor do que a natureza e a tecnologia podem oferecer, cuidados de pele de alta tecnologia, maquilhagem inovadora e fragrâncias maravilhosas, que lhe irão tirar o fôlego.

2. A inovação, criatividade e alta tecnologia são valores que a Eisenberg defende. Quão importantes são estes para a marca? Como são aplicados para satisfazer as necessidades do mercado?

Estes valores estão no coração da Eisenberg. Cada um dos nossos conceitos transporta-os e reflete a nossa paixão pela arte e beleza, pela criatividade, bem como pela experiência distintiva do meu pai em altas tecnologias. Impulsionados pela pesquisa Eisenberg, estes conceitos transformam-se em inovações de beleza. A importância dos nossos valores e a sua presença em cada uma das nossas inovações de beleza, permitem atender às necessidades do mercado e ir mais além, ao responder a preocupações específicas. Uma marca com uma história e valores fortes, com os quais os clientes se identificam, para criar uma relação verdadeira com eles, é aquilo que o mercado precisa. E isto é exatamente o que a Eisenberg oferece.

3. Das diferentes categorias da marca, qual é o best-seller/produto preferido das mulheres portuguesas?

O best-seller da categoria de cuidados com a pele é o Soin Anti-Âge, uma fórmula mágica, reforçada com ingredientes poderosos, que tonifica, refirma e suaviza a pele fatigada. A sua eficácia é clinicamente testada e comprovada. Um verdadeiro eleito, em todos os países. Na categoria de maquilhagem, o Fond De Teint Correcteur Invisível é radicalmente diferente dos outros e é o melhor. Proporciona benefícios excecionais, suaviza todas as imperfeições e proporciona um acabamento pele nua, fresco e natural! E finalmente, J’OSE, a primeira criação olfativa do meu pai, é o perfume icónico da nossa marca. A sua audácia e as suas notas hipnóticas e provocadoras, têm conquistado mulheres e homens portugueses. No entanto, não queremos concentrar-nos apenas em alguns best-sellers, uma vez que a nossa marca é vasta e oferece soluções para qualquer tipo de pele, necessidades e faixas etárias!

4. E qual o produto que considera ser uma surpreendente revelação para este ano?

É difícil escolher um produto, já que este ano lançámos muitas novidades extraordinárias. Nos cuidados com a pele, diria que o Soin Cou, Décolleté et Poitrine é um cuidado antienvelhecimento único e excecional para o pescoço, a linha do busto e os seios. Cada vez mais pessoas estão preocupadas com esta área específica e assumimos o desafio de responder a esta necessidade. Este incrível produto, formulado com 95,7% de ingredientes de origem natural, preserva a vitalidade celular e a aparência jovem da pele, desde o queixo aos seios. No que diz respeito às fragrâncias, eu diria Happy, uma fragrância leve, inspiradora e refrescante da Happiness La Collection, o nosso mais recente lançamento da Coleção de Perfumes. Quanto à maquilhagem, o batom J.E. ROUGE da nossa coleção de make care, que acaba de ser lançado. Uma fórmula excecional enriquecida com ingredientes ativos, direcionados para hidratação instantânea e conforto notável. Realça os lábios com uma cor vibrante e opaca, em apenas um gesto. Todas se vão apaixonar por ele!

5. A Saber Viver tem uma forte componente de aconselhamento, afirma-se junto das leitoras como "amiga", "confidente", "a assistente pessoal da mulher", o que na nossa opinião, permite transferir a nossa credibilidade para a publicidade que temos na revista. Continua a acreditar no “poder” das revistas para contar histórias sobre as marcas, para comunicar os vossos produtos? Na sua opinião, que mudanças seriam importantes de implementar para reforçar a aproximação publicidade e meios?

Sempre confiámos na Saber Viver, tem acompanhado as mulheres portuguesas há muito tempo, e certamente, cumprido todos os papéis que acaba de referir. Creio que as revistas têm, de facto, o poder de falar com as pessoas e de lhes fornecer informações sérias, que são muito apreciadas pelas leitoras. O conteúdo é fundamental e continua a ser o mais importante, na minha opinião. Por outro lado, é verdade que, hoje em dia, as pessoas tendem a ler muito nos seus smartphones. É por isso que é importante trazer igualmente conteúdo para os dispositivos digitais.

A forma de ler mudou, a leitura online torna-se menos contínua. A Saber Viver, tal como muitas outras revistas, já deu os primeiros passos no digital e acho que isso é necessário. Eu diria que as revistas online podem focar-se em artigos mais reduzidos, com conteúdo apelativo e bastante visual. Outros canais estão a ganhar cada vez mais visibilidade, como por exemplo, as redes sociais ou os canais de vídeo, onde os conteúdos podem ser mais curtos e impactantes. Creio que seguir estas tendências digitais é necessário, para se manter intimamente ligado ao consumidor, onde quer que ela/ele esteja.

6. Para a Eisenberg, Saber Viver é…?

Continuar a ser apaixonada e positiva. Tentar sempre surpreender e deliciar aqueles que me rodeiam, sejam eles próximos de mim ou os clientes que acreditam e entendem quais são os meus valores. Acredito fortemente no provérbio latim "mens sana in corpore sano". Isto significa uma mente saudável num corpo saudável.

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