Nutrição

Brócolos, um dos vegetais mais ricos em nutrientes que vai querer ter no prato

Parecido com a couve-flor, este vegetal da família brassica oleracea tem um sabor muito interessante e inúmeras propriedades saudáveis. Descubra-as.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Brócolos, um dos vegetais mais ricos em nutrientes que vai querer ter no prato
© Getty Images
Ana Carvas
Escrito por
Ana Carvas
Out. 05, 2019

“O sabor dos brócolos é mais delicado e interessante que o da couve-flor, sobretudo nas variedades verdes e roxas”, lê-se n’O Grande Livro dos Legumes, de Karin Leiz. Certo é que, este legume muito apreciado em território italiano, é mais consensual quanto ao seu sabor, com fãs um pouco por todo o mundo.

Um vegetal interessante tanto em sabor como em textura, os brócolos podem variar de tom de verde, mas os seus benefícios são invariáveis.

Benefícios dos brócolos para a saúde

Segundo O Grande Livro dos Legumes, de Karin Leiz, os brócolos “são dos vegetais mais ricos em nutrientes, pois contêm o dobro da vitamina A das laranjas e quase tanto cálcio como o leite, para além de vitaminas do grupo B e C”.

são ricos em vitamina K,  uma vitamina que favorece a absorção do cálcio pela estrutura óssea;

são uma fonte rica de minerais, como potássio, fosforo, magnésio e ferro, entre outros;

contêm caroteno em grande quantidade;

com antioxidantes que ativam as defesas do organismo, ajudam a proteger contra vários tipos de cancro e a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Como consumir

Para manter as suas propriedades intactas, os brócolos devem ser cozinhados a vapor ou estufados.

Podem também ser consumidos em saladas, smothies (experimente misturar brócolos cozidos com uma maçã e água numa liquidificadora) ou a acompanhar peixe ou carne.

Saiba como conservar os brócolos…

Aguentam no frigorífico até três ou quatro dias, idealmente num saco de plástico com orifícios. Podem também ser congelados, contudo devem ser branqueados primeiros.

Últimos