Nutrição

8 maneiras (fáceis) de ter uma alimentação mais saudável

A mudança tem de acontecer agora, mas não precisa de ser drástica. Há truques que pode ir adaptado ao dia a dia que farão com que fique mais saudável. Não se esqueça: uma alimentação saudável e equilibrada é meio caminho para ser mais feliz.

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alimentação saudável e equilibrada
Escrito por
Sara Chaves
Jan. 23, 2017

Prometeu, no início do ano, começar a ter uma alimentação saudável e equilibrada, mas dá por si a cometer os mesmos erros do ano passado? Não consegue dizer não a determinados alimentos e ainda nem sequer provou outros substitutos e com mais nutrientes?

Temos duas notícias: ainda vai a tempo de mudar, mas essa mudança deve ser feita agora. Um estudo realizado pela Nielsen mostrou que os portugueses estão cada vez mais preocupados com a alimentação (35% pratica dietas que limitam ou proíbem o consumo de açúcar e 32% o consumo de gordura). No entanto, muitas vezes, não sabem por onde começar, ou melhor, que truques subtis utilizar para que a mudança não seja tão drástica (e com um nível de desistência elevado).

Se se enquadra nesse grupo, comece já hoje a pôr em prática as dicas que lhe damos a seguir.

Como ter uma alimentação saudável e equilibrada

Reduza na quantidade

Esta não é sinónimo de qualidade. Esqueça as grandes porções no prato e opte antes por menos quantidade de alimentos mais saudáveis.

Opte pelas carnes brancas

A carne vermelha tem um maior teor de gordura, por isso escolha antes o peru ou frango.

Dê uso à wok

Este é um utensílio de cozinha em que pode cozer a vapor, grelhar e saltear – três formas saudáveis.

Aposte em snacks saudáveis durante o dia

Quando está no escritório e fica com fome tem tendência para comer a primeira coisa que aparecer? Então tenha sempre snacks na carteira. Veja aqui algumas sugestões.

Não saia de casa sem uma garrafa de água

E tenha-a sempre à vista enquanto trabalha. Assim, nunca mais se vai levantar para ir buscar bebidas gaseificadas.

Mastigue os alimentos lentamente

Esta ação não só resulta numa melhor digestão, como dá tempo ao cérebro de processar a informação de saciedade.

Reduza a quantidade de sal

Para dar sabor aposte em especiarias, por exemplo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não devemos ingerir mais do que cinco gramas de sal por dia.

Coma sopa ao almoço e ao jantar

Este prato é rico em legumes, logo é mais saudável. Além de que ao comer sopa fica com menos fome para um segundo prato.

Tem apostado numa alimentação mais saudável? Conte-nos os seus truques.

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