Bem-estar

8 sinais de que precisamos de colagénio (e o que fazer para repô-lo)

O colagénio é uma das proteínas mais abundantes do corpo humano. Contudo, há sinais que nos dizem que precisamos dele quando deixamos de o produzir de forma natural. Nós identificamo-los e dizemos-lhe o que fazer.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Em parceria com:
8 sinais de que precisamos de colagénio (e o que fazer para repô-lo)
Abr. 13, 2019

A pele é a nossa barreira com o mundo exterior mas também é o espelho do que se passa no nosso interior. Se a sua pele precisasse de colagénio, o que é que ela lhe diria? Será que sabe ler os sinais que a sua pele lhe transmite? Nós damos-lhe uma ajuda. Mas antes, importa perceber o que é o colagénio.

O colagénio representa 80% das proteínas da derme. É produzido e renovado pelo nosso organismo de forma natural até aos 20 anos, idade em que esta capacidade de síntese é diminuída e a degradação do colagénio acelera. Aos 40 anos perdemos até 1% de colagénio por cada ano graças ao envelhecimento biológico que é acelerado pela inflamação e stresse oxidativo.

Sinais de que precisamos de colagénio na pele:

O colagénio contribui para a formação de fibras nas estruturas mais profundas da pele, promovendo a sustentação desses tecidos e mantendo a pele firme, resistente e tonificada. Tem, assim, um papel essencial na manutenção da juventude da pele.

Sabemos que precisamos de colagénio quando a pele se torna mais fina, flácida e quando as rugas começam a aparecer. Estes são, portanto, os três primeiros sinais de perda e produção de colagénio da pele: falta de firmeza, elasticidade e estrutura da pele.

A solução passa por estimular e ativar os recursos próprios da pele para produzi-lo naturalmente.

Foi precisamente com esse objetivo que a Vichy criou o Collagen Specialist. A fórmula deste creme de dia, foi desenvolvida com base em ingredientes naturais: péptidos, que dão um boost de intensidade na produção de colagénio; vitamina Cg antioxidante que atua na hiperpigmentação; e a água mineralizante Vichy que reforça as defesas naturais da pele. O resultado? A diminuição dos sinais visíveis da perda de colagénio na pele, rugas diminuídas e uma tez mais homogénea. Deverá ser aplicado todas as manhãs.

Para obter melhores resultados, recorra à restante gama Liftactiv Specialist, também composta por uma máscara e uns eye patches para o contorno de olhos, ambos os produtos contam com o poder do ácido hialurónico – outro dos ingredientes fundamentais para uma pele jovem.

Aplique a máscara de noite (duas a três vezes por semana), composta por 1% de ácido hialurónico, cujos efeitos são visíveis em apenas 5 minutos! Para um efeito (ainda) mais imediato, utilize os eye patches à noite, um verdadeiro “shot” do mesmo ácido.

Outros sinais de que precisamos de colagénio:

Porém, apesar de a pele do rosto ser o sinal mais visível da carência de colagénio no organismo, existem outros cinco indícios a que deveremos estar atentas:

Cabelo fino e fraco;

Unhas quebradiças;

Ossos frágeis;

Estrias e celulite;

Problemas nas articulações ou nos ligamentos.

Que cuidados ter?

Outra forma eficaz de compensar a falta de colagénio é apostar numa alimentação saudável e equilibrada. Existem alimentos ricos em colagénio ou que potenciam a sua absorção: carne, peixe, ovos, gelatina, frutos secos ou frutas e verduras com vitamina C como kiwi, citrinos, morangos, pimentos ou tomate.

Paralelamente, é importante praticar exercício físico regular, evitar a exposição aos raios UV e à poluição, a acumulação de stresse, o fumo do tabaco ou o excesso de açúcar.

Em último caso, poderá consultar o seu médico e recorrer à suplementação.


Consegue identificar algum destes sinais na sua pele que lhe indique que precisa de colagénio?

Últimos