Nos últimos anos vemos alterações evidentes nas rotinas de beleza, seja a nível do número de produtos diários como nos produtos em si. Se antes um simples creme hidratante bastava, hoje parece que os passos desta rotina aumentaram substancialmente.
Usar apenas um creme hidratante é melhor do que nada, mas e se pudermos tratar especificamente os nossos problemas de pele e melhorarmos o seu aspeto? Daí surgiram variadíssimos produtos que trouxeram consigo benefícios visíveis, como é o caso do sérum.
A altura certa para aplicá-lo é depois da limpeza da pele, do tónico e antes do creme hidratante. Em baixo, dizemos-lhe as suas principais características.
As principais características do sérum
• A textura é mais fluida e não tão gordurosa como pode ser a de um creme hidratante. Isto permite que penetre mais facilmente na pele
• A fórmula é muito mais concentrada, o que permite tratar problemas de pele específicos. Os ingredientes ativos que constituem este produto penetram profundamente na pele e conseguem tratar os seus problemas mais eficazmente. Falamos de linhas finas, secura ou oleosidade.
• Por norma, pode ser usado todos os dias, antes do creme hidratante. Porém, aconselhamo-la a ler o modo de utilização antes de comprar o produto e segui-lo à risca.
• Se tiver pele sensível, cuidado na escolha do sérum. Acontece que por terem uma fórmula concentrada, os séruns podem causar irritação a peles sensíveis. Procure ajuda médica para descobrir se pode usar este produto.
O sérum certo para cada tipo de pele
Dependendo das características da sua pele, deve procurar por um sérum com determinados ingredientes. Deixamos-lhe algumas recomendações.
• Linhas finas e rugas: ácido hialurónico, peptídeos e ácido glicólico.
• Acne: ácido salicílico (para fechar os poros), vitamina C (para reduzir a inflamação) e retinol (um outro antioxidante que também reduz a inflamação.
• Pele oleosa: Vitamina A, C e E, e ácido salicílico.
• Pele seca: ceramidas, ácido hialurónico ou elementos naturais como óleo de jojoba.