© Shutterstock

Gengibre, o afrodisíaco que a pode ajudar a emagrecer

Esta planta não é apenas um condimento. O seu sabor sui generis esconde uma longa lista de benefícios para a nossa saúde. Conheça-os.

Em pó, fresco ou seco, o gengibre é muito usado em chás, sobremesas e como especiaria para dar aquele toque exótico às refeições.

O que provavelmente não sabia ainda é que esta planta começou por ser reverenciada pelas suas propriedades terapêuticas, sobretudo nos países do sudeste asiático.

Tanto, que o gengibre era recomendado quer na medicina chinesa, quer na medicina aiurvédica como remédio natural.

Mas o que é que torna o gengibre tão especial?

Por ser uma planta muito rica em água, óleos essenciais, aminoácidos e antioxidantes, tem variados benefícios para a saúde.

Para percebermos melhor porque é um bom auxiliar para perder peso, temos de olhar para a sua raiz, pois é precisamente aí que se concentram todas as suas características salutares.

6 benefícios do gengibre

poderoso desintoxicante;

 ajuda a regular o apetite;

previne náuseas e enjoos matinais durante a gravidez (bem como os causados pelo movimento dos transportes);

facilita a digestão;

combate a flatulência;

ajuda a debelar constipações e gripes.

O seu consumo também é aconselhado quando se sofre de frieiras no inverno, uma vez que estimula a circulação sanguínea.

Gengibre para emagrecer

Para percebermos melhor porque é que o gengibre é um excelente auxiliar para perder peso, temos de olhar para a sua raiz, pois é precisamente aí que se concentram todas as suas características salutares.

Graças aos seus componentes, o gengibre não só facilita a digestão – ao mesmo tempo que contribui para regular a flora intestinal – como ajuda o corpo a queimar mais toxinas, e consequentemente diminui o apetite.

Para além disso, tem um forte potencial termogénico (acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal), contribuindo assim para queimar mais gordura corporal.

Uma excelente forma de começar já a introduzir o ingrediente na sua dieta, é através desta água com gengibre, ideal para quem deseja perder peso.

Confirme as virtudes acima descritas, introduzindo este ingrediente na sua alimentação diária. E não tenha medo de “apimentar” as suas refeições com gengibre, pois é um afrodisíaco!

Fontes: Metabolism Journal; US National Library of Medicine National Institutes of Health.

Há vários ingredientes cujo consumo está associados a benefícios para a saúde. Saiba porque deve consumir mais malagueta,  amêndoa,  alho ou  curcuma, entre outros.

Comentários

Gengibre, o afrodisíaco que a pode ajudar a emagrecer

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.