Dieta paleo. O que é? O que se deve ou não comer?

Celebridades como Miley Cyrus, Megan Fox e Uma Thurman já admitiram seguir a dieta paleo. O nutricionista clínico Custódio César, explica em que consiste esta alimentação à base de produtos frescos, livres de glúten e sem lacticínios.

Um estilo de vida saudável é a base da dieta paleo. Além de ser uma alimentação feita à base de produtos frescos, livres de glúten e sem lacticínios, este modelo inspirado no paleolítico tem como princípios uma atividade física regular e oito horas de sono por noite.

Para ficar a conhecer melhor o que é a dieta paleo e o que deve ou não comer, leia, em baixo, os conselhos do nutricionista clínico Custódio César.

O que é a dieta paleo?

Muito se tem falado acerca da dieta paleolítica. Tornou-se conhecida e falada em 2011, quando o cientista norte-americano Loren Cordain, especialista em Nutrição e fundador do movimento Paleo, publicar o livro A Dieta do Paleolítico, onde defende que a alimentação deve ser baseada nos hábitos alimentares adquiridos pelo homem durante o período Pré-Agrícola.

A dieta paleo não pode nem deve ser considerada uma recriação da alimentação e do estilo de vida dos nossos antepassados. Isso seria impossível, tendo em conta a realidade atual. Esta dieta deve, sim, ser encarada como um modelo composto por diretrizes e linhas orientadoras que devem ser adaptadas e personalizadas de acordo com a realidade do indivíduo.

Escolha alimentos repletos de nutrientes e frescos.

 

Em termos alimentares, as escolhas devem recair em alimentos que tenham sido a base da alimentação dos caçadores e recoletores – excluindo, à partida, cereais (porque os solos, na era paleolítica não eram cultivados) e leite e derivados (pois os animais ainda não tinham sido domesticados). Desta forma, deve escolher alimentos repletos de nutrientes e o mais natural possíveis, ou seja, que cheguem até às nossas mesas sem ou com o menor processamento industrial possível.

As principais características da dieta paleo

  • É muito rica em fibras (algumas raízes, abundante quantidade de folhas, frutos, bagas e sementes);
  • É muito rica em proteínas (carne de caça, insetos, ovos, peixe, marisco e bivalves);
  • Tem grande quantidade de ácidos gordos ómega 3 (peixe, marisco e bivalves);
  • É muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes (abundante quantidade de folhas, frutos, bagas);
  • Não tem hidratos de carbono de alto índice glicémico;
  • Não tem produtos lácteos nem derivados;
  • Não inclui cereais.

Dieta paleo: o que comer?

É importante, no entanto, referir uma vez mais, que são apenas linhas diretrizes que podem e devem ser adaptadas às necessidades de cada pessoa.

  • Vegetais: todos, mas dar ênfase aos vegetais da época;
  • Tubérculos: batata-doce, mandioca, inhame e batata;
  • Proteína: carne de pasto, peixe selvagem (carapau, sardinha, cavala) marisco, ovos de galinhas criadas ao ar livre;
  • Fruta: toda, mas dar ênfase à fruta da época;
  • Oleaginosas: amêndoas, cajus, castanhas do Brasil e nozes;
  • Sementes: sésamo, abóbora, girassol, linhaça e chia;
  • Gordura: óleo de coco e azeite.

Dieta paleo: o que não deve comer?

  • Cereais: trigo, arroz, centeio, aveia;
  • Leguminosas: Feijão, grão, lentilhas;
  • Lacticínios: leite, iogurte, queijo, natas;
  • Gorduras: óleo e margarinas vegetais;
  • Produtos processados.

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Já conhecia e/ou segue a dieta paleo? Conte-nos a sua experiência.

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Comentários

Dieta paleo. O que é? O que se deve ou não comer?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.

  1. Helena Oliveira diz:

    Olá, eu por questões estéticas e meu marido, por questões de saúde, eliminámos lactose e glúten da alimentação. Tem sido uma experiência depurativa e recomendo. A ingestão de aveia e arroz ainda se mantém, portanto não é paleo a 100%, mas para lá se encaminha. Só temos visto benefícios na alteração da nossa filosofia alimentar.

  2. Elisabete diz:

    Gostaria de saber mais sobre esta dieta!! O meu muito obrigada
    Um saludo