Antioxidantes: o que são, o que fazem e onde os encontrar

Fala-se muito em antioxidantes como os grandes aliados de uma aparência jovem e de uma vida mais saudável. Mas, afinal, o que são e como atuam?

Combatem o processo de oxidação celular – na prática, evitam a formação de radicais livres, os piores inimigos da juventude da pele – e devem sempre ser consumidos da forma mais natural possível, ou seja, através da alimentação, principalmente através do consumo de vegetais e frutas. Qual o antioxidante mais poderoso que existe? Existe uma tabela chamada ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), criada pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH), uma entidade norte-americana que classifica os alimentos com maior ação antioxidantes – pode ver a tabela de alimentos aqui. O cacau cru, a framboesa preta, a romã, as uvas, as ameixas, as cerejas e o açaí estão no topo.

Alexandra Osório,  Médica Especialista em Dermatologia e responsável pela Clínica Dermage, alerta para o facto de “as doenças, o exercício físico, o próprio ato de respirar, tudo consome energia e dá origem à presença de radicais livres, que são moléculas instáveis de oxigénio, as quais, se não forem neutralizadas, dão origem a lesões nas membranas celulares, alterando o respetivo DNA e acelerando o envelhecimento, além de provocarem doenças degenerativas”.

Afinal, o que são antioxidantes?

Em suma, neste processo que leva a um ‘enferrujamento’ das células, os antioxidantes são as moléculas ‘superheroínas’. Isto porque bloqueiam essa oxidação, prevenindo o envelhecimento precoce e diminuindo o stresse oxidativo. Imagine o radical livre como o mau da fita que quer derrubar as defesas do organismo.  Já o antioxidante é o herói que previne, neutraliza e elimina as moléculas nocivas, os radicais livres.

A quantidade de antioxidantes necessária para que o corpo funcione bem equivale ao consumo de cinco – seja através de vegetais ou fruta. E quanto mais coloridos forem, mais reforçado ficará o organismo na luta diária contra estes causadores de doenças.

Sabia toda esta informação sobre antioxidantes? Saiba ainda onde pode comprar alimentos biológicos.

Comentários

Antioxidantes: o que são, o que fazem e onde os encontrar

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.