Nutrição

Os melhores alimentos para uma dieta com hidratos de carbono (ajudam a emagrecer!)

Ganharam má reputação, mas os hidratos de carbono são necessários para manter o nosso organismo saudável. E ainda nos ajudam a reduzir aqueles centímetros extra na cintura! Indicamos quais os alimentos que permitem uma dieta de hidratos de carbono para emagrecer.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Os melhores alimentos para uma dieta com hidratos de carbono (ajudam a emagrecer!)
© Unsplash
Filipa Basílio da Silva
Escrito por
Ago. 09, 2020

Os hidratos de carbono, tal como as proteínas e as gorduras, são macronutrientes. Todos fornecem energia, mas há uma distinção essencial: enquanto uns são simples, outros são hidratos de carbono complexos.

Os últimos são compostos por cadeias moleculares mais longas do que os hidratos de carbono simples, o que significa que o nosso organismo demora mais tempo quebrar e absorver. Ainda assim, tanto os primeiros como os segundos se transformam em glicose assim que são ingeridos.

Este açúcar que entra na corrente sanguínea vai ser aproveitado pelos músculos como combustível. Portanto, devemos integrar na alimentação porções de hidratos de carbono complexos, adequadas às nossas necessidades para facilitar a perda de peso – ou a manutenção do mesmo.

6 alimentos de uma dieta de hidratos de carbono para emagrecer

1. Banana

É um lanche muito completo, rico em potássio e fibra. Este fruto pode ser usado em batidos, sumos, etc. Prefira as bananas ligeiramente verdes, pois ajudam a emagrecer.

2. Batata

É logo dos primeiros alimentos a serem excluídos, mal começamos uma dieta. Um erro, porque faz bem à nossa saúde. Trata-se de uma importante fonte de potássio, vitamina C, e fibra. Por isso, opte por comer batatas cozidas ou assadas no forno com casca.

3. Cereais

Uma tigela de cereais de pequeno-almoço pela manhã sabe tão bem, com a vantagem de ser uma refeição rápida. O truque para despistar um mau produto é verificar se a lista de ingredientes é curta, se tem ingredientes integrais logo ao início, se contém pelo menos três gramas de fibra e se não tem mais do que 10 gramas de açúcar por porção.

4. Ervilhas

Algumas dietas dizem para evitar ervilhas. Acontece que este legume é uma fonte de compostos naturais bioativos, que oferece uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Apenas uma chávena de ervilhas contém mais de sete gramas de fibra. Use-as em sopas, saladas, arroz primavera, etc.

5. Milho

O milho é um ingrediente que geralmente encontramos em conservas ou refeições pré-feitas. O que não devia deter-nos de o consumir. Podemos juntar milho doce a saladas ou ingeri-lo em forma de pipocas (sem molho). Este hidrato de carbono é uma excelente fonte de fibra e de vitamina C.

6. Pão azedo

Escolha pão azedo (sourdough bread) em vez do típico pão de trigo integral, feito através de um processo de fermentação. Contém probióticos, ou seja, bactérias boas que contribuem ativamente para manter o nosso organismo saudável e ainda facilitam a digestão.

Últimos