Beleza

Cuidados antirrugas essenciais para as mais preguiçosas

Há quem não retire a maquilhagem antes de ir dormir e quem não use uma grama de creme no rosto por falta de paciência. Se faz parte deste grupo, dizemos-lhe os cuidados antirrugas básicos que não deve mesmo ignorar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
mulher ao espelho a tirar a maquilhagem
Marta Chaves
Escrito por
Jun. 22, 2019

De manhã o sono invade, de noite a preguiça domina. Fazer uma rotina de pele eficaz, que limpe e hidrate a pele, pode ser trabalhoso, mas é essencial. Lembre-se que, durante o dia, fatores como os raios de sol, a poluição, o pó ou ares-condicionados agridem a pele, secando-a e enfraquecendo a barreira protetora da pele.

Como sabemos que o stresse do dia a dia pode contribuir para a falta de dedicação na sua rotina de beleza, utilizámos os mandamentos da dermatologista Anjali Mahti, do livro Bíblia dos Cuidados da Pele, para resumir os cuidados anti-idade num guia para quem quer “despachar” o assunto e ter resultados.

A autora destacou os passos essenciais no dia a dia que deve dar e nós explicamos-lhe como deve fazer e qual o efeito de cada um deles.

Cuidados antirrugas essenciais

De dia

1. Limpeza

Tudo começa com uma boa limpeza de pele, que retire todas as impurezas e gorduras que a pele produziu ao longo da noite. Comece por regular a temperatura da água, sem que esteja demasiado fria ou quente, pois pode interferir com a textura e hidratação da pele.

Para uma limpeza mais eficaz, utilize um gel próprio, pouco agressivo, e faça uma a duas vezes por semana um esfoliação.

2. Use um sérum antioxidante

Já lhe tínhamos dito antes que a vitamina C é um exclente antioxidante que ajuda com o envelhecimento da pele. Por norma, os séruns têm uma textura mais aquosa e fluída, que não deixa a pele gordurosa e é de rápida absorção.

Os antioxidantes protegem a pele de agentes agressores externos (como poluição e os raios solares, por exemplo) e vão ajudar a combater os radicais livres, especialistas em danificar o colagénio, responsável pelas rugas.

Qualquer pele madura deve inserir este produto na sua rotina.

3. Hidratante

É o passo essencial para qualquer rotina de beleza e para as peles maduras não é diferente. Seja um creme anti-idade, seja um ultra-hidrante, a sua pele precisa de receber ao final do dia uma substância que reponha os níveis de hidratação que foram perdidos ao longo do dia.

Alguns produtos de maquilhagem, fatores externos, e toalhitas desmaquilhantes são alguns dos fatores que podem secar a tez e deixá-la a repuxar. Hidratar torna-se essencial.

4. Protetor solar

Não costuma usar protetor solar no dia a dia? Este último passo não deveria ser dispensado o ano todo, e não apenas no verão. Depois do hidratante, passe uma boa camada de protetor solar que cubra todo o rosto e só depois – caso queira, – aplique a maquilhagem.

De noite

1. Limpeza

Ao final do dia, a limpeza da pele pode sofrer algumas ligeiras alterações. Se usou maquilhagem durante o dia, então escolha um desmaquilhante de acordo com o seu tipo de pele e retire bem tudo o que aplicou até o disco de algodão já não ficar manchado.

Se não usou maquilhagem (e, atenção porque este passo também pode ser para quem tenha usado), passe uma água micelar no rosto a fim de retirar todas as impurezas e gorduras que a pele produziu. Pode deixar ficar na pele ou, se preferir, lavar o rosto com água.

2. Retinoides

Chamado também de vitamina A, o retinol tem inúmeros benefícios para a pele como a redução de produção de sebo, aumento da produção de colagénio ou hidratar a pele. Na verdade, consegue encontrá-los em cremes antirrugas e de tratamentos de manchas. Mas, atenção, porque se usar em grande quantidade pode irritar a pele. Use-os com conta, peso e medida.


Costuma ter estes cuidados no dia a dia? Experimente ainda 5 exercícios de ginástica facial para um rosto rejuvenescido. 

Últimos