5 exercícios de ginástica facial para um rosto rejuvenescido

Apesar de ainda ser um conceito estranho, a ginástica facial tem ganho adeptos um pouco por todo o mundo. Descubra o que este método pode fazer pelo seu rosto e comece já a praticar.

São muitas as mulheres a frequentar o ginásio, a ter aulas de dança ou a praticar qualquer outra atividade para manter o corpo em forma e os músculos tonificados. No entanto, poucas são as que dedicam a mesma atenção ao rosto.

À medida que envelhecemos, as ‘almofadas’ de gordura debaixo da pele começam a perder massa muscular, dando lugar à tão odiada pele descaída.

Se isto é uma preocupação sua, que tal dar uma oportunidade à ginástica facial (antes de submeter-se a técnicas não invasivas)? Este procedimento envolve uma série de movimentos que pode realizar em casa, com ou sem a ajuda de acessórios específicos para o efeito.

Através destes exercícios, pode criar novamente músculo na zona, preenchendo as áreas afetadas e obtendo como resultado uma espécie de lifting não invasivo.

5 exercícios de ginástica facial para revujenescer o rosto

Em Inglaterra, até já existe um ginásio apenas para o rosto. Se estiver por Londres, não deixe de visitar um dos Face Gym espalhados pela cidade. Caso contrário, siga o nosso passo a passo para um rosto rejuvenescido.

1. Comece por fechar as mãos e deslize os nós dos dedos do centro da testa até às têmporas, quatro vezes.

2. Faça um ‘v’ com os dedos indicador e médio. Coloque-os na parte interior das sobrancelhas, um no início e outro no fim. Olhe para o teto e franza as sobrancelhas, pressionando  os dedos para cima. Repita o movimento seis vezes e, no último, mantenha-o dez segundos.

3. Dobre os mesmos dedos que utilizou para fazer o ‘v’ e coloque os nós na zona exterior dos olhos (com as mãos viradas para cima), onde costumam estar localizados os pés-de-galinha. Deslize os dedos até às têmporas seis vezes.

4. Diga ‘ó’ e coloque os lábios para dentro, escondendo  os dentes. Nesta posição, sorria e relaxe o rosto seis vezes. De seguida, ainda na mesma posição e mantendo o sorriso, coloque o indicador no queixo. Vá movimentando a cabeça para cima, em direção ao teto, duas vezes.

5. Termine colocando as duas palmas das mãos nas têmporas, empurrando-as para cima e para trás, levantando os dois lados do rosto e formando um ‘o’ com a boca. Relaxe o maxilar de forma a alongar o rosto o máximo que conseguir. Aguente esta posição durante cinco segundos e repita-a mais duas vezes.


Além da ginástica facial, conheça ainda os benefícios do ioga facial.

A versão original deste artigo foi publicada no suplemento de Fitness da revista Saber Viver nº 227, maio de 2019
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