Nutrição

7 chás para emagrecer mais rapidamente

Para além dos irrevogáveis benefícios para a saúde, contribuindo para o bom funcionamento do organismo, alguns chás são ótimos aliados para a perda de peso. Estas são as infusões e chás para emagrecer que a vão ajudar a atingir o seu objetivo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
7 chás para emagrecer mais rapidamente
© Getty Images
Marta Vieira
Escrito por
Mai. 25, 2020

O chá, bebida aromática apreciada em todo o mundo, quente ou fria, é talvez a bebida mais popular a seguir à água. O que pode não saber é que faz bem mais pelo corpo do que o hidratar.

Associado a inúmeras formas de beneficiar a sua saúde, atua também muito ao nível do emagrecimento. Substituto de bebidas com alto teor em açúcar e calorias, apoia não só a perca como a manutenção do peso, reduzindo, inclusivamente, a indesejada gordura localizada na barriga.

Para além de saciarem a fome, os chás têm propriedades termogénicas que contribuem para acelerar o metabolismo, mas também podem ser altamente diuréticos ajudando a eliminar o excesso de água guardada pelo corpo – muito devido à enorme quantidade de sal que ingerimos e pouca água que bebemos – acabando com o inchaço do mesmo.

Mas nem todos os chás fazem isto, depende bastante dos componentes que os integram. Assim, elegemos o top sete dos chás para emagrecer mais rapidamente que tem mesmo de conhecer.

Uma nota: preste sempre atenção aos seus efeitos colaterais e contraindicações, sendo orientada por um profissional de saúde com conhecimento na área das plantas medicinais.

A supervisão de um médico é também essencial para garantir que nenhum chá afeta o efeito de medicamentos receitados, como antibióticos, por exemplo.

7 chás para emagrecer a conhecer já

1. Chá verde

No que toca a perder peso, pensamos automaticamente no chá verde de entre todos os chás para emagrecer. De facto, é um dos tipos de chá mais populares e provém da planta camellia sinensis, tal como o chá branco e preto.

No caso do chá verde, contém magnésio, potássio, ácido fólico e vitaminas B, C e K, cafeína e uma variedade de antioxidantes.

Como ajuda no emagrecimento? Para além acelerar o metabolismo, contribuindo para a perca de peso, atua como um diurético, promovendo a eliminação de líquidos, sendo um poderoso antioxidante que elimina as toxinas nocivas ao organismo – útil, por exemplo, no combate à celulite.

Os seus benefícios para a saúde são, contudo, imensos. Previne o envelhecimento celular, controla a diabetes, reduz o risco de doenças cardiovasculares, reforça o sistema imunitário e muito mais.

Deve, no entanto, estar a tenta às suas contraindicações: grávidas e pacientes com distúrbios hepáticos, renais ou cardiovasculares devem evitar o seu consumo, tal como quem tenha gastrites, úlceras ou tensão alta.

2. Chá de cavalinha

Este chá tornou-se bastante conhecido pelos seus efeitos drenantes. É um diurético natural imbatível, livrando o corpo do excesso de água, mas preservando os minerais essenciais.

Funciona quase como uma drenagem linfática natural, sendo muito utilizado na medicina tradicional. Bastante conhecido pelo seu potencial emagrecedor, ajuda a eliminar as toxinas e os líquidos retidos, combatendo o inchaço do corpo.

Para além disto, acelera o metabolismo, potencializando a queima calórica, originando a tão desejada perca de peso. A cavalinha possui também propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

No entanto, atenção: o seu consumo não é recomendado a grávidas, pessoas com alterações da pressão arterial (hipotensão ou hipertensão), quem sofre de insuficiência cardíaca ou renal ou quem já toma medicamentos diuréticos.

3. Chá de hibisco

Igualmente apreciado em todo o mundo, o chá de hibisco é muito utilizado como bebida medicinal. É feito com a flor hibiscos sabdariffa e aliado a uma alimentação cuidada ajuda a perder peso rapidamente.

É rico em vitamina C, minerais e antioxidantes e ao contrário do chá verde não tem cafeína. Funciona como calmante, laxante e diurético, combatendo a retenção de líquidos e reduzindo o inchaço abdominal.

Ajuda a queimar gordura corporal e facilita a digestão. Como se não bastasse, diminui a produção de colesterol e reduz os níveis de glicose no sangue, impedindo o aparecimento de diabetes tipo 2.

O chá possui, no entanto, um sabor ligeiramente amargo, algo solucionável através de especiarias como a canela o cravinho ou o gengibre. Procure evitar adicionar açúcar.

4. Chá de roibos

Também conhecido como chá vermelho em Portugal, é, tal como o chá de cavalinha, um excelente diurético, evitando a retenção de líquidos e contribuído para a perca de peso.

Muito comum na África do Sul, tem conquistado fãs um pouco por todo o lado, uma vez que possui uma espécie de efeito detox, tão procurado por quem quer perder peso. Para além das suas propriedades desintoxicantes, permite também controlar os níveis de açúcar no sangue.

O seu alto teor mineral inclui magnésio, cálcio, zinco e ferro tão essenciais à saúde. Melhora ainda a circulação, evita problemas de estômago, previne alguns tipos de cancro e incentiva a um sono reparador.

Uma dica: tome-o depois das refeições principais. Na verdade, trata-se até de um chá naturalmente doce, pelo que não é necessário adicionar açúcar, uma vantagem clara face a outros chás mais amargos.

5. Chá de dente-de-leão

Esta bebida ajuda-a definitivamente a perder peso. Auxilia uma limpeza digestiva, fazendo com que o intestino e o fígado eliminem as toxinas responsáveis por causar inchaço e acumular gordura.

Para além disso, funciona como um diurético natural, uma vez que a sua planta é rica em potássio, um tipo de mineral que atua ao nível dos rins, aumentando a produção de urina, eliminando a retenção de líquidos e “secando” o corpo.

Previne ainda a prisão de ventre e outros desconfortos associados. A planta aqui presente é bastante nutritiva, pelo que o chá tem como componentes, fibras, vitaminas A, B, C e D e proteínas.

Como efeitos colaterais pode provocar transtornos gastrointestinais e reações alérgicas pelo que é mesmo contraindicado para quem tem problemas renais, úlceras estomacais, hipertensão arterial ou grávidas.

6. Chá de gengibre com canela

Mais um chá com propriedades termogénicas que, ao elevarem a temperatura do corpo, aceleram o metabolismo, estimulando o mesmo a queimar calorias.

Neste caso, um duo poderoso que combina dois dos ingredientes que mais ajudam a emagrecer: o gengibre e a canela. Quem está habituado a fazer dieta, conhece muito bem estes ingredientes.

É um ótimo chá pré-treino uma vez que fornece bastante energia ao corpo. Para além disso, aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite. É ainda um aliado na eliminação de toxinas pelo corpo, contribuindo para a redução do inchaço provocado pela retenção de líquidos ou mesmo a prisão de ventre.

Embora seja um bom aliado no processo de emagrecimento e na saúde em geral se consumido em excesso pode causar desconforto estomacal e intestinal, não sendo recomendado a quem sofre de hipertensão, gastrite ou gestantes.

7. Chá de carqueja

Menos conhecido e até utilizado que os anteriores, este é um chá que não desilude. Na verdade, prima também, para além dos inegáveis benefícios para a saúde, pela sua colaboração no processo de emagrecimento.

Consegue diminuir o apetite e alivia a retenção de líquidos com o seu efeito diurético, diminuindo o inchaço do corpo. Um senão, não tem um gosto muito saboroso.

No entanto, melhora ainda a circulação sanguínea e a digestão, controla a diabetes, diminui a pressão arterial a pessoas com hipertensão, fortalece o sistema imunitário, combate inflamações e diminui o colesterol.

Tem, apesar de tudo, contraindicações, não deve ser usado na gravidez ou amamentação.

Últimos