Nutrição

A linhaça é a sua melhor amiga na redução do colesterol

Mas não só. Esta semente tem ainda outros benefícios que são uma mais valia para a sua saúde. Se não costuma incluir linhaça nas suas refeições, saiba por que o deve fazer.

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Marta Chaves
Escrito por
Marta Chaves
Ago. 30, 2019

Parece que só nos últimos anos é que começámos a perceber o verdadeiro tesouro que as sementes são para a nossa saúde –como a chia, as sementes de abóbora, de girassol, de papoila, ou de cânhamo, por exemplo.

Desta vez, falamos-lhe da linhaça, uma semente que é uma fonte de benefícios para o seu sistema digestivo e intestinal, e que pode até ser mais versátil do que pensa.

É possível que encontre nas superfícies comerciais dois tipos de linhaça, a dourada e a castanha. Na verdade, não há qualquer diferença entre si. Ambas têm não só o mesmo valor nutricional, como um sabor idêntico.

No livro 101 Alimentos que Podem Salvar a Sua Vida, encontramos as razões pelas quais devemos consumir linhaça.

Benefícios da linhaça

Fonte rica em gorduras ómega-3, que ajuda na redução do colestrol e atua contra doenças cardiovasculares. “As mulheres que adicionaram cinquenta gramas de sementes de linhaça moídas à sua dieta diária durante quatro semanas baixaram o seu colestrol total em 9% e o colesterol LDL (“mau”) em 18%”, pode ler-se.

Fonte de fibras. Não só são ótimas para o colesterol, como regulam o trânsito intestinal, a glucosa no sangue e a digestão.

Rica em lignanos, ou seja, “compostos vegetais que atuam como uma forma fraca de estrogénios”. Há estudos que indicam que isto pode ajudar, por exemplo, com os afrontamentos típicos da menopausa e a proteger contra certos tipos de cancros, como o da mama.

Ajuda a prevenir a diabetes. Em estudos feitos com animais, esta semente “retardou o surgimento da diabetes do tipo 2” e protegeu os rins dos danos que esta doença causa.

Sacia. Quem quer perder peso deve incluir este alimento na sua dieta, uma vez que retira a sensação de fome.

Como consumir

Aconselha-se que a linhaça seja consumida já moída, para aproveito dos seus nutrientes. Pode triturá-la em casa ou comprar já triturada, numa espécie de farinha. Se o fizer, conserve-a no frigorífico num recipiente fechado.

Há inúmeras formas de consumir linhaça. Pode colocá-la em cereais, iogurtes, sopas, batidos, saladas, fruta, ou até procurar por pão de linhaça.


Costuma consumir esta semente? Conheça ainda os benefícios da amêndoa.

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