Casa

Conheça os melhores lugares para comprar plantas em Lisboa e no Porto

Se é uma verdadeira amante de plantas já deve conhecer alguns destes locais de cor, mas se se está agora a iniciar nos meandros da jardinagem, tem aqui a sua oportunidade de ouro. Lugares para comprar plantas? Estão cá todos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Conheça os melhores lugares para comprar plantas em Lisboa e no Porto
© Unsplash
Marta Vieira
Escrito por
Jun. 18, 2020

Da última vez que lhe escrevi sobre o fabuloso mundo das plantas foi para lhe mostrar como a tecnologia havia chegado à natureza, dando-lhe a conhecer as aplicações do momento para cuidar destas relíquias.

E a vez antes dessa, para expor como é possível e até ligeiramente fácil criar uma horta urbana, isso se estiver disposta a seguir os oito passos básicos que lhe indico nesse artigo.

A verdade é que, sendo uma comum admiradora da natureza e nada mais, sinto que cada vez que me embrenho neste tema, tenho mais e mais a aprender. E quero sempre partilhá-lo consigo.

Só ainda não lhe tinha dito onde encontrar as mais variadas espécies, com o aconselhamento de especialista que tanta falta lhe faz. Aqui vai. Siga-me nesta demanda por conhecer alguns dos melhores lugares para comprar plantas, tanto na capital como na Invicta.

Os melhores lugares para comprar plantas em Lisboa e no Porto

Horto do Campo Grande

Não poderíamos começar esta lista sem fazer referência ao Horto do Campo Grande, uma casa bem antiga na capital dedicada à botânica. Fundada em 1979, tem a sua sede junto à Cidade Universitária e é constituída por três centros de jardinagem, duas lojas, para além dos viveiros próprios.

O reconhecimento neste setor é inegável, pelo que com o tempo ganhou tanto notoriedade e dimensão como experiência no mercado.

Aqui nunca se sentirá sozinha, é que há cerca de 160 profissionais entre jardineiros, arquitetos paisagistas, engenheiros e decoradores prontos a ajudá-la.

Não só pode comprar flores e plantas e uma gama de acessórios de jardinagem e decoração, como é possível projetar a construção e posterior manutenção do seu jardim, remodelar um já existente ou mesmo alugar plantas para eventos. Também não são esquecidas as soluções para épocas festivas como o Natal.

Terrárea

Foi num antigo armazém de conservas, em Matosinhos, que os proprietários da Terrárea encontraram o espaço ideal para projetar o seu sonho.

Ele com uma história familiar muito ligada às plantas (o bisavô tinha um horto, a avó vendia plantas e mãe é florista) e ela, ribatejana de gema, habituada a campos, pomares e flores em cima da mesa.

Num mesmo universo criaram muito mais do que um espaço comercial. Nesta ode à natureza privilegiam-se tanto as plantas e as flores como a decoração e até o vegetarianismo. A simbiose perfeita entre o ambiente e o bem-estar.

Em 400 metros quadrados aconchegantes e com um toque familiar é possível degustar um prato ligeiro e saudável no café/restaurante vegetariano, sempre com produtos locais e frescos. Nesta fase, o take-away é um plus.

Tudo isto enquanto se decide quanto às plantas e flores, portuguesas ou vindas do estrangeiro, a levar para casa.

A decoração do seu lar ou mesmo de eventos privados, empresariais ou cerimónias é possível, sendo que há um espaço – uma mezzanine – na própria Terrárea preparada para estas ocasiões.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Terrárea (@terrarea_) a

Superbotânica

Fundada por um casal de arquitetos, que viram no nosso país uma oportunidade para explorar uma área que consideraram pouco desenvolvida, a Superbotânica pode ser encontrada bem no coração de Alcântara.

“Entusiastas do verde em casa” referem que não são floristas, nem tão pouco viveiros de plantas, mas antes pretendem transformar os lares da cidade com as cores, formas e texturas dos trópicos.

É que a coleção de plantas aqui apresentada é tudo menos óbvia. A maioria provém da América do Sul, Austrália e África, com os nomes mais originais e acerca das quais vai saber tudo, já que cada uma vem acompanhada por uma ficha técnica.

Muito popular nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, é possível comprar na Superbotânica também através da sua loja online. Às diferentes espécies aliam-se acessórios que são também objetos de desejo para a decoração da casa.

O que mais a distingue? O serviço de plant styling, onde pode esperar uma consultadoria especializada pronta a concretizar os seus desejos mais verdes.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por superbotânica (@superbotanica) a

Generosa

Pelo nome já dá vontade de conhecer este projeto desenvolvido por quatro amigas apaixonadas pela natureza – três agrónomas e uma farmacêutica.

Em 2018, depois de muito estudo, criatividade consumada e perceção das tendências mundiais, inauguraram, finalmente, a sua loja online. Já o escritório fica em Lisboa.

Neste mundo generosa, como lhe chamam, é possível encontrar as suas plantas de eleição divididas por coleções de acordo com as diversas divisões da casa: sala, corredor, cozinha, quarto, sem esquecer a casa de banho.

Há também um blog, onde através de entrevistas e dicas pode saber como escolher as suas plantas e, já agora, mantê-las.

Quanto à decoração, podemos contar com vasos e acessórios feitos artesanalmente em Portugal, em apoio à economia local, promovendo o que de melhor se faz no nosso país.

As parcerias com artesões e designers pretendem “um casamento perfeito entre a natureza, o bem-estar, a arte, a sustentabilidade e a origem”.

Horto da Boavista

Este projeto nascido em 2014 é um ex-líbris da botânica no norte do País. Trata-se, pois, de um jardim, organizado por áreas, em plena avenida. Sem dúvida um dos melhores lugares para comprar plantas no Porto.

Aqui pode encontrar centenas de plantas, tanto para o seu jardim, varanda ou terraço, como para o interior da sua casa, nas suas diversas divisões.

E não tem de se preocupar com a escolha mais adequada ao seu lar, pois os profissionais aqui presentes são especialistas em lhe dar importantes dicas de conservação e preservação das mesmas, relacionadas por exemplo com a rega ou exposição solar.

Tudo isto sem descurar na decoração, com objetos como vasos de cores, formatos e tamanhos variados e também os utensílios de jardinagem que pode não saber ainda, mas que vai precisar (e muito).

É possível encontrá-los nas redes sociais também, tanto através da sua página de Facebook como de Instagram. Sobretudo pretendem oferecer soluções, sempre tendo por base a premissa de que as plantas, também elas, contribuem para o nosso bem-estar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Horto da Boavista (@hortodaboavista) a

Mas há mais…

Se está pela capital, não perca ainda a oportunidade de conhecer os Viveiros Vítor Lourenço, um clássico para quem procura plantas (apesar de mais direcionados para o mercado retalhista) com duas décadas de experiência.

Também na Vivaplant vai sentir dificuldade em se decidir pelas plantas a levar para casa, tal a variedade disponível, pelo que fazem entregas nos concelhos de Oeiras, Cascais, Sintra e Lisboa.

Já a Bioma, marca portuguesa de plantas de interior, pretende criar um retiro verde em sua casa mas só com as plantas mais indicadas para si. Têm inclusivamente uma secção dedicada a plantas pet friendly. Não vá o seu animal de estimação lidar mal com as novas inquilinas.

Na Urban Jungle, o design e o amor pelas plantas unem-se neste projeto incrível. No seu site encontra inclusivamente uma plantapédia, não vá ter dúvidas nesta incursão pela selva.

Já no Porto, e se o seu ideal de oásis passa por um jardim suspenso, não deixe de visitar a FIU – Jardins Suspensos. A inspiração vem de uma técnica japonesa, que para além de muito criativa se torna uma solução “sustentável e terapêutica”, segundo os seus fundadores.

Dê ainda uma visita à Rapid Flore, perto mercado do mercado do Bulhão, na baixa, e onde para além das suas plantas preferidas pode ainda encontrar catos e bonsais. Se busca uma florista fora do comum e com os buquês mais bonitos, tem na Bloom tudo o que procura, inclusivamente para eventos.

Agora que já conhece os melhores lugares para comprar plantas, está à espera de quê?

Últimos