Casa

Sabia que existem apps que a ajudam a cuidar das suas plantas?

Do vulgar entusiasta por plantas ao mais experiente jardineiro ou horticultor, fique desde já ciente de que existem aplicações móveis para todos os amantes da jardinagem – nos seus vários níveis de experiência.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sabia que existem apps que a ajudam a cuidar das suas plantas?
© Grafismo: Carolina Carvalhal/unsplash
Marta Vieira
Escrito por
Abr. 18, 2020

Há pessoas que têm uma dificuldade imensa em manter plantas vivas perto de si e há outras, talvez mais experientes, para quem a tarefa corre pelo melhor e ainda se recomenda. Sem julgamentos aqui.

Seja qual for o seu caso, existem alguns cuidados básicos – e outros não tão básicos assim – a ter com as suas plantas. Na lista que elaborámos, a tecnologia é a sua principal aliada neste objetivo.

Saiba como cuidar da sua horta urbana; aprenda a detetar doenças e pragas indesejáveis e nunca se esqueça de mais aquela gota de água. Mas também conheça o reino vegetal de cor, identificando e nomeando as espécies mais exóticas e planeie, qual arquiteta paisagista, o seu jardim, varanda ou terraço.

5 apps para cuidar de plantas

1. Plantit

app plantit
Esta aplicação portuguesa pode ser encontrada na App Store da Apple e promete auxiliá-la a cuidar da horta que tem em casa.

Se sempre foi o seu desejo cultivar os legumes, hortaliças e ervas aromáticas que consome, e até lhe foi útil o nosso artigo de como criar uma horta urbana em oito etapas, esta app é uma ajuda extra.

É que a aplicação tem uma lista infindável, e em permanente atualização, de diferentes variedades de vegetais e as respetivas dicas de cultivo. Tudo para que no fim faça uma colheita de sucesso.

A Gardoid – Vegeteble Garden pode ser uma boa alternativa para quem tem Android.

2. Garden Answers Pant Id

app garden answers plant id
Esta aplicação disponível para iOS e Android surgiu em 2013 e já contou com múltiplas atualizações e aprimoramentos. No momento, reclama ser a app de jardinagem com mais downloads da App Store.

Este aplicativo surge em ode à botânica – estudo científico das plantas – e é ideal para os mais curiosos no tema. Quem gosta, por exemplo, de passear no campo e descobrir a flora dessa região vai delirar.

Como funciona? Basta tirar uma fotografia à planta ou flor desconhecida e a app identifica-a e dá-lhe informações detalhadas sobre a mesma. Esta tecnologia reconhece mais de 20 mil espécies.

Também a aplicação LeafSnap – Plant Identification para Android ou a The Landscaper’s Companion para iOS têm funções semelhantes.

3. WaterMe – Gardening Reminders

app WaterMe – Gardening Reminders
Em termos de rating, esta aplicação tem um 4.6 em 5 na App Store, pelo que as suas reviews são promissoras. O lema aqui é “nunca deixe outra planta ficar castanha novamente”. Identifica-se?

É que esta app, como o próprio nome indica, funciona através de um lembrete – ou vários – para os mais esquecidos. Como fazer? Adiciona as plantas à aplicação e, para cada uma, cria lembretes acerca da água, cortes, fertilizantes ou outros cuidados necessários.

Assim, todos os dias irá receber notificações do que tem de fazer, criando um esquema de organização diária e, mais importante, mantendo as plantas vivas.

O Plant Care Reminder ­– Rega de Plantas para Android serve o mesmo propósito.

4. Plantix – o seu médico agrícola

app plantix
Esta aplicação para Android, pensada por investigadores alemães, foi desenvolvida especificamente para agricultores e jardineiros, mas sinta-se à vontade para a explorar, comum amante de plantas.

Para quem tem interesse em formas sustentáveis de agricultura ou mesmo cultivo em espaços urbanos, esta aplicação também não a deixa ficar mal. A ideia é a promoção de uma agricultura inteligente através de culturas saudáveis e economização de recursos.

A app deteta doenças, pragas e deficiências nutricionais nas plantas, pelo que basta tirar uma fotografia e recebe, de seguida, um diagnóstico individual. Depois sugerem-se tratamentos – tradicionais ou alternativos – e formas de prevenção. Et Voilá.

Também a aplicação Horta Orgânica para Android se especializou no controle de pragas.

5. Grow Veg Garden Planner

Grow Veg Garden Planner
Este software está disponível para iPhone e iPad e promete deixá-la colada ao ecrã do seu dispositivo tecnológico por longas horas, de tão aditiva que se torna.

Se é uma amante da organização paisagística, esta plataforma vai ser o seu regozijo. De facto, está pensada para que o utilizador esquematize o seu jardim a seu gosto.

Escolha as plantas e vegetais que pretende plantar e a aplicação mostra-lhe num design único o resultado final, ajudando-a a cuidar deste espaço. Na realidade são imensas as suas funções. Surpreenda-se.

A única desvantagem óbvia é que a aplicação não é gratuita. A aplicação Planter – Garden Planner para Android é uma alternativa a considerar.

Últimos