© Unsplash

As flores podem ajudar a diminuir a dor e o stresse. Não acredita?

São bonitas e cheiram bem mas, mais do que isso, as flores fazem bem à sua saúde. Pelo menos é o que nos dizem os mais recentes estudos que a vão fazer querer ter sempre uma ou outra flor em casa.

Alguma vez ofereceu flores a alguém doente ou internado no hospital? Nunca se questionou porque é que este ato é tão comum? Os cientistas responsáveis pelo estudo levado a cabo pela American Society for Horticulture Science já. Nas suas conclusões descobriram que este ato generoso tem consequências bastante benéficas para as pessoas doentes e tristes.

Com o objetivo de avaliar o efeito terapêutico das plantas em pessoas sujeitas a cirurgias, o estudo recorreu a 90 doentes, separando-os em dois espaços: um com plantas, outro sem.

Os resultados mostraram que, quem esteve na presença de flores, não só sentiu menos dor como a pressão arterial estava mais baixa e o ritmo cardíaco também. Os níveis de ansiedade e fadiga também diminuíram, e os utentes sentiam-se mais satisfeitos e positivos.

Mas há mais. O estudo Efeitos Fisiológicos Adjacentes ao Vislumbre de Rosas Vermelhas Frescas concluiu que a presença de rosas vermelhas frescas num espaço diminui os níveis de stresse das pessoas presentes.

A amostra desta experiência, composta por 15 mulheres, foi colocada numa sala com um bouquet de rosas vermelhas frescas. A conclusão do estudo revelou que as mulheres se sentiam mais relaxadas e menos stressadas quando na presença das flores.

Posto isto, as flores ganham um lugar de destaque no tratamento de pessoas doentes, infelizes ou stressadas, deixando à consideração de cada um recorrer às plantas como uma ajuda alternativa no tratamento de pacientes em recuperação ou pessoas com depressão.

Tire as suas próprias conclusões, mas da próxima vez que visitar alguém doente, recomendamos que leve um bouquet de flores! 


Faça das flores um acessório de decoração sempre presente em sua casa. Descubra tudo o que precisa de saber sobre decoração com plantas.

Mais sobre ciência

Comentários

As flores podem ajudar a diminuir a dor e o stresse. Não acredita?

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.