Tecnologia

6 cuidados (básicos) a ter nas redes sociais

As redes sociais parecem boas demais: são intuitivas, vão consigo para todo o lado e reúnem num mesmo espaço o mundo inteiro, ou quase todo vá. Mas não se encha de segurança, este é um universo onde é preciso saber movimentar-se. (Re)lembramos os cuidados a ter nas redes sociais.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 cuidados (básicos) a ter nas redes sociais
© GettyImages
Marta Vieira
Escrito por
Jun. 02, 2020

Facebook, Twitter, Instagram, TikTok, Youtube, LinkedIn – entre outras tantas. Está presente virtualmente nalguma destas redes sociais ou devemos antes perguntar em qual é que não está?

As redes sociais já não são novidade, mas o frenesim à sua volta veio para ficar, estimamos nós. Os seus benefícios já foram amplamente difundidos, quase tanto como os seus efeitos negativos.

Quanto a nós, a questão não está nas redes em si mas na forma como as utilizamos. E é exatamente isto que nos traz aqui hoje.

Reunimos seis cuidados a ter nas redes sociais,para dominar a sua utilização em pleno e sem percalços maiores. Se pensa que já sabe tudo, aceite o mote deste artigo como um bom lembrete. Mal não lhe vai fazer.

6 cuidados a ter nas redes sociais

1. A informação pessoal é isso mesmo: pessoal

Não subestime a dimensão da world wide web, nem o seu alcance. Esta é talvez a armadilha em que mais utilizadores caem, relativamente aos cuidados a ter nas redes sociais.

A confidencialidade das suas informações pessoais deve ser mantida ao máximo. Não se trata só das definições de privacidade acionadas, tenha muita atenção ao que partilha e com quem partilha. Não se esqueça que também os seus amigos têm amigos, que por sua vez são amigos de outros amigos – uma rede sem fim.

Pode soar a cliché, mas a Internet está cheia de más intenções. Seja igualmente extra cuidadosa ao expor dados de outras pessoas.

2. Ser polémica não lhe vai dar likes extra

A Internet, em especial as redes socias, têm sido palco – muito infelizmente, pois é bem triste de se ver – para a disseminação do ódio. Seja em relação ao que for. Hoje em dia estamos todos sujeitos.

Parece quase que destilar veneno virtual é o novo cool. Não é. Seja uma verdadeira senhora na hora de divulgar o seu ponto de vista. Não precisa de denegrir ninguém para fazê-lo e só vai dar o exemplo, elevando o tom da conversa. Cuidados a ter nas redes sociais? Saber comportar-se é um deles.

3. Overposting já era (ou nunca foi)

Falamos, pois, na questão de publicar demasiado. De facto, não há um medidor exato que nos diga que estamos a ultrapassar o aceitável socialmente.

Aliás, quando presidentes de grandes nações o fazem a toda a hora – qualquer semelhança com a realidade não é pura ficção – começamos mesmo a pensar se esta será a norma.

Não se deixe levar e, acima de tudo, pense sempre na ótica de quem esteja do lado de lá. Sejam amigos ou mesmo clientes. Algoritmo das várias plataformas à parte, a regra de ouro que nunca ficará desatualizada é simples e chama-se bom senso.

4. Cinto de segurança

Manter a segurança online é talvez das regras que deve ter mais presente quanto aos cuidados a ter nas redes sociais. Informações como dados bancários, a sua localização ou mesmo compra e vendas de bens devem ser tidos com a máxima cautela.

E tudo isto se aplica ao seu perfil pessoal, mas também profissional, o princípio é o mesmo. A verdade é que todo o conteúdo partilhado nas redes sociais é suscetível de ser difundido net fora. Nunca se esqueça disso.

5. Pessoal vs. Profissional

Estar associado a várias plataformas sociais já lhe dá imenso que fazer, quanto mais ter mais do que um perfil em cada uma. Percebemos o dilema. No entanto, se e quando o fizer é importante que estabeleça distinções.

A forma como comunica, o que partilha e como o faz, as posições que toma e até a linguagem que usa devem ser diferentes da sua conta pessoal para a profissional. Não se preocupe se ao início lhe parecer demasiado, depressa se irá adaptar.

Veja alguns exemplos de como colegas seus fazem esta gestão. E por favor não se esqueça, acerte no português. Erros gramaticais ou ortográficos não deveriam ser nunca tolerados, pessoal ou profissionalmente falando. Este é só mais um pormenor nos cuidados a ter nas redes sociais.

6. Atitude crítica

Duas regras principais: não credite em tudo o que lê/ouve/vê e não clique em tudo o que lhe aparece. Simples, não? Parece, mas compreendemos que também já se tenha sentido defraudada neste ponto. Quem nunca?

A verdade é que na Internet circula tanto de informação como de desinformação, o que torna muitas vezes difícil distinguir a realidade da fantasia. Assim, quanto ao primeiro ponto, siga-se sempre por fontes oficiais e fidedignas. É um bom começo.

Relativamente aos links sugeridos, muitas vezes enviados até por amigos – sem intenção –, duvide sempre e procure verificar a fonte primeiro. Muitos vírus prontos a danificar o seu computador circulam assim mesmo. Estes são os principais cuidados a ter nas redes sociais.

Últimos