© Getty Images

Estes são os 5 cuidados básicos que deve ter com as suas plantas

Adora plantas, mas ainda é uma iniciante nos temas de botânica? Fique a conhecer os 5 cuidados básicos que deve ter com estes pequenos (grandes) seres.

É certo que regar é o mandamento número um da lista de necessidades das suas plantas. No entanto, existem outros cuidados essenciais que, muitas vezes, são descurados pelos amantes e iniciantes de botânica.

O principal problema que mata as plantinhas de muitos iniciantes, tornando-os em autênticos serial killers, é a falta de conhecimento das necessidades das plantas que escolheram adotar. Porque, não duvide, a sua planta vai dar-lhe todos os sinais que precisa para que seja salva a tempo.

Por isso, o primeiro passo para salvar a sua planta de uma eventual morte é o conhecimento. Deixe de comprar por impulso e informe-se sobre as especificidades e necessidades da espécie que está a comprar.

Estudos têm vindo a revelar que as plantas conseguem reconhecer o som de água, de forma a moldar as suas raízes na direção da mesma.

Não se esqueça de que acima de tudo, uma planta é um ser vivo que precisa de cuidados e de atenção. Se passa pouco tempo em casa, se calhar deveria optar por plantas que requerem menos atenção, como os catos, por exemplo.

Além dos cuidados básicos que vamos apresentar de seguida, saiba que as plantas são seres extremamente sensíveis. Estudos recentes têm vindo a revelar que estes seres vivos conseguem reconhecer o som de água, de forma a moldar as suas raízes na direção da mesma. Mas, não é tudo. As plantas também gostam de música.

Outro estudo comprovou que as plantas que foram expostas durante um tempo à música cresceram muito mais do que as que não foram.

Por isso, se não tem feito mais nada a não ser regar as suas plantas, saiba que não tem sido uma mãe exemplar. É necessário muito mais para fazer uma planta feliz e saudável. De seguida, verifique os 5 cuidados básicos que não pode deixar de ter com as suas plantas.

5 cuidados básicos para manter a sua planta saudável

1. Tenha atenção à luz

“O mais importante é que as plantas tenham condições de luz parecidas com as suas regiões de origem. Normalmente, as plantas que são mais usadas no interior (com exceção das suculentas) são as plantas de regiões tropicais, que gostam de humidade, luz e calor. Quanto mais próximas das condições da região de origem forem as condições que temos em casa, mais fácil será a adaptação da planta”, explica Teresa Chambel, arquiteta paisagista e diretora da revista Jardins, à Saber Viver.

2. Água na medida certa

A água é um bem essencial à sobrevivência de qualquer planta, mas também é uma das causas mais frequentes da sua morte. Por essa razão, deve ter especial atenção à quantidade de água que coloca na sua planta.

Deve “regar quando o substrato está seco (espetar uma cana de bambu para perceber se está húmido junto à raiz, só se estiver seco é que deve regar)”, diz-nos Teresa Chambel.

Nos dias mais quentes de verão, deve pulverizar as folhas com água.

3. Não se esqueça da fertilização

A fertilização é importante para que a planta tenha os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e crescimento.  Deverá fertilizar as suas plantas na primavera e no verão.

4. Tenha atenção à drenagem

Deverá drenar o vaso com argila expandida e geotêxtil para que evite que as plantas apodreçam com o excesso de humidade. Além disso, deverá também “colocar um substrato especial para plantas de interior”, diz-nos Teresa.

5. Os vasos também importam

“Deve ter um vaso ligeiramente maior do que aquele em que a planta vem do viveiro”, afirma a arquiteta paisagista. Isto porque com o crescimento da planta será necessário trocar de vaso.

Também deve mudar de vaso, pelo menos, de três em três anos.

5 plantas que vivem bem dentro de casa

Areca

;

• Calathea

;

• Ficus lyrata

;

Espada de São Jorge

;

• Pilea

;

 

Fontes: Estudo: Tuned in: plant roots use sound to locate water

Sabia que as flores podem ajudar a diminuir a dor e o stresse? 

Mais sobre plantas

Comentários

Estes são os 5 cuidados básicos que deve ter com as suas plantas

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.