Relações e família

Saiba como destacar o seu perfil numa app de encontros

Encontrar o parceiro ideal nunca mais foi o mesmo com o avanço tecnológico ao nível das aplicações de encontros. Na mesma linha, nunca antes foram tão necessárias guidelines de como criar o perfil perfeito. Damos-lhe algumas pistas, nesta área tão propensa a contrassensos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Saiba como destacar o seu perfil numa app de encontros
© Getty Images
Marta Vieira
Escrito por
Fev. 28, 2020

O futuro do romance está a mudar. A revolução tecnológica transformou e muito a forma de nos relacionarmos, e procurar o amor na Internet nunca foi tarefa tão árdua – alguma vez não o foi?

No universo amoroso cibernético, a forma como nos apresentamos, aliás, a forma como preparamos essa apresentação, está muito ao nível do esforço que temos para preparar um CV para encontrar uma oportunidade laboral. Também aqui ninguém quer parecer muito óbvio, ou pior, desesperado.

É necessário reflexão e criatividade, mas também cautela e elegância. Ser engraçado de uma maneira inteligente é um plus, ao mesmo tempo não cair em clichés é uma necessidade básica. E claro, o rigor ao nível da escrita. Para não falar dos cuidados – mas não exageros – editoriais, e, obviamente, a necessidade de um update constante.

São tantos os fatores a ter em conta, que na verdade já lhe perdemos a conta e quase desistimos de criar este agora mal-amado perfil. É então que chega este texto. Para a auxiliar nesta demanda pela carta de apresentação perfeita.

O match tecnológico vai concretizar-se na vida real, finalmente.

9 formas de arrasar no seu perfil de dating online

1. Seja criteriosa na escolha da(s) app(s)

Já existe diversidade suficiente no mercado para que esta seleção não se limite a uma opção genérica que sirva a todos por igual, mas sem personalização. Na verdade, a tendência é que cada vez mais as aplicações se especializem para atingir grupos de pessoas com os mesmos interesses e valores

Tinder, Bumble, Meetic Badoo, HER, Grindr, The League, Coffee Meets Bagel são algumas das opções mais conhecidas mas se se embrenhar nesta busca ficará surpreendida com a oferta disponível.

2. Sinta-se inspirada

Na demanda pelo perfil perfeito, pode ser uma boa opção tomar como inspiração perfis de outras pessoas. Não estamos de modo nenhum a falar em plágio ou perca de autenticidade, mas poderá ser útil perceber como é que as pessoas de determinada app de apresentam.

Da mesma forma que não enviaria a mesma carta de motivação ou CV a todas as empresas a que se candidata, não há razão para que faça um perfil geral para usar em todas as apps.

3. Honestidade máxima

Pode até argumentar com certas nuances, mas a sinceridade ganha sempre. Não quer isto dizer que não se promova no sentido de elevar as suas melhores características. Marketing pessoal é ok. Agora, inventar factos, fingir personalidades, alterar datas, recriar memórias, entre outras pérolas não parece de todo a opção.

Não se coloque numa posição que a pode levar a constrangimentos – completamente desnecessários – ou da qual seja difícil sair. Escreva sobre quem é, não sobre quem gostaria de ser – apesar de manter essa resolução de ano novo ativa.

4. Seja implacável na gramática

Não vamos minimizar um singelo acento ao contrário, um estrangeirismo mal escrito, um S a mais (ou a menos), um C sem cedilha. A realidade mais dura diz-nos que estes percalços da vida gramatical podem ser fatais.

O que acharia de ver o perfil de alguém com deslizes a este nível? Exato. Para ter a certeza que não caiu nesta armadilha, verifique o texto num corretor ortográfico e sintático e, na dúvida, mostre a uma amiga mais atenta para revisão.

5. Deixe que o seu perfil conte uma história

É suposto que a narrativa que a envolve deva muito ao storytelling. Não se trata de despejar características e ter requisitos absurdos em lista ou mesmo fazer um upload descontrolado de fotos – lá iremos.

A verdade é que as suas palavras e imagens devem, para além de estar em consonância, contar uma história em tudo absorvente e cativante. Saiba projetar-se de forma a que, no mínimo, encante. Já pensou que particularidades e características maravilhosas a distinguem? O que a faz sobressair na multidão? Pense o mesmo para o seu perfil.

6. Evite clichés

Não só nas apps de dating mas na vida em geral, diga-se. A verdade é que frases feitas, piadas muito usadas ou poses fotográficas mais do que vistas não alegram a vista de ninguém. Muito menos despertam interesse.

Fuja destes lugares-comuns com todo o empenho que tiver. Peça feedback a alguém próximo se estiver na dúvida.

7. O que a faz mais feliz na vida?

Mostre quem é através dos seus interesses, aliás, paixões. O que faz o seu mundo mover? Se viajar é a sua perdição então inclua isso mesmo no seu portfólio cibernético, através, por exemplo, de fotografias dos locais onde já esteve.

Se por outro lado perde a noção do tempo a cozinhar, não se esqueça de mencionar isso mesmo. Substantivos fazem uma melhor descrição que adjetivos. Em vez de se caracterizar por estes últimos, mostre quem é por aquilo que a entusiasma.

8. A primeira impressão conta

Quer isto dizer que deverá ser igualmente criteriosa com a escolha das fotografias para o seu perfil de dating. Há muitas teorias relativamente ao que funciona ou não, já havíamos publicado um artigo sobre esta temática aqui.

O que sabemos é que, como em tudo, é necessário bom senso. Não haverá pior perigo do que a falta de noção. Para além disso, uma das maiores queixas dos usuários das apps de dating é o facto de ao vivo a pessoa ser bastante diferente do que na fotografia. Já lhe aconteceu? Não abuse dos filtros, portanto.

9. Atitude positiva, sempre

Finalmente, evitar um tom negativo será sempre algo de muito assertivo que pode fazer por si mesma. O seu perfil é como um CV, mas de dating. Com que energia o quer pautar? A atitude que tem perante a vida diz muito sobre si.

Mais ainda, a atitude que tem perante si mesma é crucial para o sucesso – seja o que considerar aqui. Fala consigo como falaria para a sua melhor amiga? Ou é depreciativa e autocrítica, numa posição em que assola a sua autoestima.

Como espera ter uma atitude positiva na vida se não é justa para consigo mesma? E como espera ter um perfil online de dating apelativo se não tem uma atitude de bem com a vida? Tudo transparece no final.

Últimos