Receitas

33 receitas simples para cozinhar maravilhas em pouco tempo

Convidados de última hora ou eventos inesperados? Estas receitas simples de entradas, pratos e sobremesas prometem salvá-la.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
33 receitas simples
Escrito por
Teresa Justo Santos
Jun. 10, 2019

Dá sempre jeito ter uma ou outra receita simples que consigamos fazer de olhos fechados, sobretudo quando recebemos visitas ou somos convidados para jantar em casa de amigos.

Com alguns truques ou alguns ingredientes que se compram já feitos (não é batota, até o Jamie Oliver sugere esses atalhos!), conseguimos criar refeições deliciosas em pouco tempo.

Escolhemos pratos com sabores de todos os tipos de cozinha e para vários tipos de dietas ou intolerâncias alimentares.

São receitas simples, pelo procedimento ou tipo de ingredientes que requerem. E, mais importante ainda quando temos pressa, são adaptáveis ao que já temos em casa.

Sejam para entradas, pratos principais ou sobremesas, damos-lhe uma ajuda.

Descomplique com estas 33 receitas simples (e rápidas)

1. Prato de entradas festivo

Entre queijos que podemos comprar e outros pequenos aperitivos que podemos fazer, Joana Roque mostra como criar uma tábua de entradas vistosa.

;


2. Trio de hummus

Não há entrada mais simples. Pode usar grão em lata e basta triturá-lo com os restantes ingredientes. A Vânia, autora do blogue Made By Choices, deixa três sugestões diferentes.

;


3. Cogumelos à bulhão pato

Sabores portugueses com um twist, nesta receita do blogue Dicas da Oksi.


4. Sopa de abóbora assada

Servir uma sopa cremosa num jantar, acompanhada de petiscos, é uma opção saudável, saciante e rápida. O truque da Joana Limão para os melhores resultados é assar os vegetais previamente.

;


5. Salada de três feijões e queijo feta

Recorrer a feijões já cozidos e juntá-los a outros ingredientes pode ser a solução perfeita para uma salada muito rica.

;


6. Bruschettas de batata doce

Experimente cortar a batata-doce às rodelas e assá-la. Depois termine-as com o topping que mais gostar – ficam uma espécie de tostas sem pão. O blogue Flora and Vino sugere um pesto de ervilhas.

View this post on Instagram

Ok so I’m not the biggest football fan let’s be honest BUT you know what I am a big fan of?! 🏈 Sports eats. Healthified. 😁 These SWEET POTATO PESTO POPPERS made an appearance this afternoon! Oil free, gluten free, vegan, grain free, and sooooooo succulently savory!!! 😋 Dan says he’s going to try to stay up for the patriots game tonight…and I’ll happily join if I can munch on these! 🤩 #patriotsfanbymarriage Perfect for a game time snack or anytime snack! They’re also a fun variation for “Toast Tuesday”! Recipe link in profile to end your Sunday SAVORY. . . . http://www.floraandvino.com/pea-pesto-sweet-potato-poppers/ . . . #floraandvino #footballfood #veganappetizers #eatclean #wholefoods #goodeats #getinmybelly #spoonfeed #thekitchn #todayfood #instamood #organicfood #buzzfeast #buzzfeedfood #huffposttaste #noleftovers #feedyoursoull #healthyfood #healthyrecipe #droolclub #dcfoodporn #vegansoup #mealprep #mealprepping #tiumealprep #tiucheckin #feedfeed #feedfeedvegan #veganrecipes

A post shared by Lauren / Flora & Vino (@flora_and_vino) on


7. Mil-folhas de legumes

A própria autora da receita chama este mil-folhas de “mais uma refeição o-que-havia-no-frigorífico”. Por isso, compre massa filo e recheie-a com o que tiver disponível.

;


8. Ovos mexidos com farinheira

Se ainda não experimentou a nossa receita de ovos mexidos com farinheira, está na altura de o fazer.

;


9. Migas de nabiças e cogumelos

É a versão paleo às tradicionais migas, que se tornam assim num prato sem glúten.

;


10. Salada morna de quinoa, lentilhas e batata doce

Como entrada ou prato principal, esta salada cheia de especiarias e ervas aromáticas parece ser ideal – só vai sujar uma panela.

;


11. One pot pasta

A massa é sempre a preferida nas refeições desenrascadas. Com estas receitas do The Kitchn nem precisa de fazer os acompanhamentos à parte – fica tudo pronto numa panela só!

;


12. Risotto de Tomate

Em menos de 30 minutos consegue ter este arroz cremoso na mesa. Se o quiser mais completo, junte-lhe peixe ou alguma leguminosa.

;


13. Tabuleiro de frango e legumes assados

Para além de simples, esta receita de frango e legumes no forno enche os olhos de quem estiver à mesa. O segredo está no molho de vinagre balsâmico e alho.

;


14. Pastéis de quinoa e espinafres

Esta receita do blogue Naturally Ella funciona como entrada ou prato principal. O molho fresco de iogurte é o toque especial.

;


15. Estufado de cogumelos e alecrim

Com uma boa mistura de cogumelos, grão-de-bico e alecrim, consegue facilmente fazer este estufado. Acompanhe com este arroz branco simples e fica com uma refeição principal.

;


16. Estufado de feijão branco e kale

Este prato de feijão e couve kale é um misto de sopa rústica e estufado, para comer com fatias de pão torrado.

;


17. Frittata de cogumelos e queijo de cabra

A frittata é mais um prato fácil em que pode usar o que tiver disponível no frigorífico – é uma espécie de omelete terminada no forno. Esta é de cogumelos, queijo de cabra e ervas frescas.

;


18. Espetadas de tofu e ananás

Numa noite quente, nada mais apropriado do que um grelhado ao ar livre. Sugerimos as espetadas vegetarianas do blogue Simple Veganista.

;


19. Tacos de batata doce e feijão preto

Compre umas tortilhas de milho e prepare estes saborosos tacos do blogue Sunny Thymes.

;


20. Pizza caseira de tomate assado

Pode fazer esta massa caseira rápida ou comprar uma já preparada, para fazer uma pizza com os seus toppings favoritos. Experimente esta receita do blogue Half Baked Harvest.

;


21. Hambúrgueres de lentilhas e batata doce

Compre os seus pães preferidos e recheie-os com estes hambúrgueres de lentilhas. Faça umas batatas assadas no forno, um molho picante e a refeição está completa.

;


22. Hambúrgueres de peru e tomilho

Se prefere uns hambúrgueres mais tradicionais, opte pela receita do blogue Zestful Kitchen. São de peru, tomilho e mostarda.

;


23. Arroz frito com todos

Quando uma receita tem “com todos” quer dizer que pode usar tudo o que tiver no frigorífico. Dê asas à criatividade com esta receita de arroz frito do blogue Cocoon Cooks.

;


24. Moqueca de peixe

Comida feita num só tacho é excelente para quando há menos tempo. Experimente esta moqueca brasileira.

;


25. Lombos de pescada no forno

Temos uma receita de peixe no forno rápida e deliciosa. São lombos de pescada com crosta de broa e alecrim, mas pode usar qualquer outro peixe branco que tenha em casa.

;


26. Açorda de bacalhau, camarão e coentros

Se tiver pão seco, manda a tradição que faça uma açorda bem portuguesa. No Cinco Quartos de Laranja, fica também a sugestão de uma açorda vegetariana de curgete.

;


27. Almôndegas vegan de grão-de-bico e nozes

São ótimas para guardar no congelador, e podem salvar momentos em que tem menos tempo para cozinhar. Estas almôndegas de grão e nozes ficam deliciosas com massa e um molho de tomate simples.

;


28. Bolo pudim de limão

Apesar de ficar 50 minutos no forno, a preparação deste bolo húmido não podia ser mais fácil, com a vantagem de ser sem glúten.

;


29. Salada de fruta com lima e mel

Servir uma salada de fruta não tem de ser aborrecido, principalmente se lhe der um toque especial.

;


30. Bolo de cenoura

A receita deste bolo não tem nada que enganar e pode torná-lo numa verdadeira sobremesa se o regar com uma ganache de chocolate negro. Se preferir, faça esta versão de bolo de cenoura vegan.

;


31. Bolo simples

Um bolo amarelo e fofo que promete salvá-la caso precise de uma sobremesa à mesa.

;


32. Tarte de framboesa e pêssego

Para esta sobremesa vistosa, basta usar as bolachas que tiver na dispensa para a base e a fruta da época que tiver à mão.

;


33. Brownies de chocolate

Como terminar um jantar da melhor forma? Com estes brownies cremosos, claro.

;


Para as amantes de frango, reunimos 24 receitas imperdíveis.

Últimos