Receitas

Aprenda a fazer os verdadeiros ovos mexidos com farinheira

Num mercado cheio de produtos frescos, levámos no cesto das compras os melhores ingredientes para cozinhar estes ovos mexidos com farinheira. Uma receita para degustar num abrir e fechar de olhos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
receita ovos mexidos com farinheira
Escrito por
Teresa Justo Santos
Abr. 11, 2019

“A farinheira é um enchido típico da culinária do Alentejo, conhecida por ser extremamente saborosa, apesar de elaborada apenas com o pouco que tinham disponível”, explica Fernando Ferreira, de Vila Flor. A sua banca é uma das nossas favoritas do Berdinho, um mercado no Centro Comercial Bombarda, no Porto, que reúne pequenos produtores das redondezas todos os sábados.

Embora as farinheiras que vende no mercado tenham pequenos pedaços de carne, “este enchido, na sua forma ancestral, não leva carnes. É apenas feito com farinha, à qual se adiciona a água de cozedura de carnes, cebola e alho”, acrescenta.

Para além dos enchidos, azeitonas e azeites que o sr. Fernando produz há mais de uma década, tem uma enorme seleção de queijos, pães e outras delícias tradicionais. Pareceu-nos a pessoa indicada para partilhar connosco a sua receita de ovos mexidos com farinheira.

A farinheira é um alimento simples, mas quando misturada com ovos e salsa fresca transforma-se num delicioso petisco. Aqui fica a receita de quem realmente conhece bem os produtos mais antigos do nosso país.

Receita de ovos mexidos com farinheira

20 minutos 2 a 4 porções

Ingredientes

4 ovos

1 farinheira (cerca de 170g)

q.b. leite

q.b. salsa picada


Modo de preparação

1. Faça um corte a todo o comprimento da farinheira e retire a pele

2. Desfaça-a em pequenos pedaços com a mão e coloque-a diretamente numa frigideira. Pode adicionar algum tipo de gordura, mas não é obrigatório. Deixe-a alourar e libertar gordura em lume brando

 

3. Entretanto, bata os ovos com um bocadinho de leite e pique a salsa

 

4. Quando a farinheira já tiver ganho alguma cor, junte os ovos batidos e mexa muito lentamente, para que a mistura fique mais homogénea

5. Junte a salsa e envolva tudo até os ovos ficarem no ponto que mais gosta (o senhor Fernando recomenda mal passados!)

Mas ovos mexidos com farinheira não é a única combinação perfeita. Esta receita de ovos mexidos com cogumelos é igualmente deliciosa.

Últimos