© D.R.

8 sítios com comida sem glúten para conhecer em Lisboa

Se é celíaca e vive na capital, pode continuar a comer pizzas, massas, croissants e outras goludices. Só tem de procurar os sítios 100% seguros com comida sem glúten. Ei-los.

Esta intolerância pode demorar até 9 anos a manifestar-se e os efeitos físicos podem ser dolorosos no seu dia a dia. O glúten está presente em cereais, pão, massas, bolos, iogurtes, entre outros, e para algumas pessoas que tenham esta condição, pode ser difícil encontrar locais para jantar, almoçar ou tomar o pequeno-almoço.

De acordo com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC), existem entre 10 a 15 mil celíacos diagnosticados em Portugal, mas estima-se que o número real esteja entre os 70 e os 100 mil, sendo que ainda existe um largo número de pessoas por diagnosticar.

A associação e o Projeto Gluten Free atribuíram uma certificação de locais e produtos seguros para celíacos. Em baixo, apresentamos-lhe os oito locais em Lisboa que têm esta certificação.

8 sítios para provar comida sem glúten em segurança

Rice Me

© Facebook Rice Me

 

O arroz é a estrela deste restaurante, que apresenta opções vegan, biológicas, sem glúten e sem lactose. Serve refeições ao almoço, lanche, ao jantar, onde pode provar os mais diferentes tipos de arroz, até nas sobremesas. Aproveite os menus diferentes todos os dias e delicie-se com os pratos criativos onde o arroz entra (quase) sempre.

Onde: Rua Carlos Testa, nº 18-A
Quando: Segunda a quinta das 12h às 23h, sexta das 12h às 24h, sábado e feriados das 12h30 às 24h e domingo das 12h30 às 18h.
Contacto: 914 770 741


Open Brasserie Mediterrânica

© D.R.

Além do glúten não fazer parte do menu do Open Brasserie Mediterrânica, o conceito de sustentabilidade à mesa está presente na carta. É o chef Anderson Miotto Terra o responsável por pratos como lombo de bacalhau com cannelloni de legumes, arroz de gambas e tamboril, risotto de cogumelos shiitake ou barriga de leitão com quinoa vermelha magret de pato.

Onde: Rua de Santa Marta , nº48
Quando: Segunda a sexta e das 7h30 às 11h00 e das 7h30 às 11h00 aos sábados e domingos
Contacto: 918 992 860


La Trattoria

© Facebook La Trattoria

A história do La Trattoria já completou os 40 anos e o restaurante continua a apostar em novos conceitos e a dar mais opções aos seus clientes. Em 2009, aconteceu o primeiro jantar sem glúten e foi a partir daí que o espaço passou a apostar neste tipo de pratos, incluindo entradas, risottos, pratos de massa, de carne e de peixe,

Onde: Rua Artilharia Um, 79, Lisboa.
Quando: Todos os dias das 19:30h às 23h. Sexta e sábado das 19:30h às 24h.
Contacto: 213 853 043


The Paleo Kitchen

© Facebook The Paleo Kitchen

Este é um restaurante biológico certificado, sem qualquer ingrediente processado. Aqui pode contar com alimentos como peixe selvagem, pesca sustentável, carne biológica, ovos, frutas, vegetais, ervas e gorduras boas, como azeite ou óleo de coco, e não encontrará cereais e derivados, laticínios ou leguminosas. Em vez disso, usam-se batata doce ou inhame, por exemplo.

Onde: Rua Latino Coelho, 31, Lisboa.
Quando: Todos os dias das 10h às 23h
Contacto: 210 105 612


Ginos

© Facebook Ginos

Os fãs de cozinha italiana que, infelizmente, não podem ir a uma pizzaria tradicional, podem confiar no Ginos para provar massas e pizzas, que não perdem o sabor típico de Itália. O restaurante tem uma carta própria com comida sem glúten, tanto para adultos, como para crianças, disponível todos os dias a qualquer hora. Além disso, todos os pratos desta carta são servidos em loiça azul para que não sejam confundidos com outros, para garantir a sua segurança.

Onde: Alameda dos Oceanos, 1.06 1.1, Lisboa.
Quando: De domingo a quinta das 12h às 16h e das 19h às 23h e sextas, sábados e vésperas de feriado  das 12h às 16h30 e das 19h às 24h.
Contacto: redessociales@grupovips.com


GROM

© D.R.

A GROM nasceu em 2003, mas estreou-se em Portugal este ano, com a primeira loja na capital. O conceito da gelataria passa pela aposta em ingredientes de qualidade, que compõem gelados sem aromatizantes, corantes, conservantes e emulsionantes, que são colocados em copos e colheres biodegradáveis e compostáveis (com mais-valia para a natureza).

Onde: Rua Garrett 42, Lisboa.
Quando: Todos os dias das 11h às 24h
Contacto: 939 990 567


Despensa N6

© Facebook Despensa N6

 

Pensar numa pastelaria sem açúcar pode parecer estranho e quase anti natura. No entanto, a Despensa N6 conseguiu este efeito e os sabores doces não ficaram pelo caminho. Aqui não são usados trigos, milhos, açúcares, óleos refinados ou ingredientes artificiais. Encontrará produtos a granel, amêndoas, granola de cacau, sal, sementes e açúcar de coco.

Onde: Avenida Sacadura Cabral, 6ª, Lisboa.
Quando: Todos os dias das 9h às 19h30
Contacto: 925 258 744


Zarzuela

© Facebook Zarzuela

 

Há 48 anos que a Zarzuela está no Cais do Sodré e, recentemente, começou a ter produções sem glúten, sem lactose e sem açúcares. Em vez disso, começou a introduzir ingredientes como stevia nos seus produtos e farinhas integrais.

Onde: Rua Bernardino Costa, 23, Lisboa

Quando: Todos os dias das 8h às 19h
Contacto: 213 426 263


Sabia que estes sítios serviam comida sem glúten? Já experimentou?

Mais sobre espaços e lojas

Comentários

8 sítios com comida sem glúten para conhecer em Lisboa

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.