© Thinkstock

Conheça os benefícios dos flocos de aveia e como usá-los (além das papas)

Os flocos de aveia estão na moda e ainda bem. São versáteis, baratos e muito interessantes em termos nutricionais. Habitue-se a levá-los para a sua mesa de refeições.

Nem sempre os flocos de aveia tiveram a fama de que gozam atualmente. Mas os benefícios nutricionais deste alimento falam por si.

A aveia ganhou lugar à mesa e foi reconhecida como um superalimento com inúmeras vantagens para quem o consome. Ainda por cima, são económicos e podem ser consumidos de muitas e variadas formas. Nas combinações da aveia com outros alimentos, a imaginação é mesmo o limite.

Benefícios dos flocos de aveia

Para a nutricionista Lillian Barros, “são várias as razões pelas quais se deve consumir regularmente este cereal.” E aponta, como exemplo, os seus benefícios para o aparelho digestivo. A aveia “promove o correto funcionamento intestinal e combate a obstipação e a prisão de ventre”, refere a nutricionista. “Por este motivo”, acrescenta, “é uma ferramenta utilizada pelos nutricionistas em casos de perda de peso, já que ajuda a manter o organismo saciado durante mais tempo.”

Essa sensação de saciedade acontece porque, tal como explica Lillian Barros, a aveia “ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue ao retardar a absorção dos açúcares dos alimentos, evitando os picos de glicemia.”

Outra das vantagens do consumo regular deste nutriente é o facto de reforçar o sistema imunitário e de ajudar no combate às infeções e aos estados depressivos – Lillian Barros, nutricionista

Mas as vantagens deste cereal não ficam por aqui. De acordo com a nutricionista, “a aveia diminui a absorção das gorduras, reduz o mau colesterol e previne doenças cardiovasculares, graças ao seu conteúdo em beta-glucano.”

Lillian Barros explica que “a aveia, há muito considerada um elemento chave na alimentação funcional, é uma ferramenta muito importante para baixar os níveis de LDL (mau colesterol) e na prevenção da saúde do seu coração. É rica em fibras solúveis e em beta-glucano que ajudam a reduzir os níveis de mau colesterol (LDL) sem afetar, negativamente, o bom colesterol (HDL).”

Todos estes argumentos são uma boa justificação para que passemos a introduzir flocos de aveia na alimentação. E se achar que é pouco, saiba ainda que, “outra das vantagens do consumo regular deste nutriente é o facto de reforçar o sistema imunitário e de ajudar no combate às infeções e aos estados depressivos, por apresentar micronutrientes como o magnésio e as vitaminas do complexo B.”

Use flocos de aveia finos ou grossos, consoante a textura pretendida, para fazer papas, bolos, bolachas, granolas ou barras de cereais.

Se “somos o que comemos”, ainda bem que existem alimentos capazes de nos ajudar a aumentar os níveis de bem-estar e felicidade. Confira, neste artigo de Miguel Esteves Cardoso, como é fácil experimentar papas de aveia e adorar.

A diferença entre flocos de aveia finos e grossos

É razoável que tenha dúvidas na hora de comprar a aveia. Pode encontrar flocos de aveia finos ou grossos. A sua opção deve ter em conta o que pretende fazer.

A aveia é um cereal em grão. Para conservar e estabilizar as características dos grãos de aveia, começam por ser levemente tostados. De seguida, são prensados. As diferenças entre os tipos de flocos de aveia resultam do maior ou menor grau de moagem a que os grãos são submetidos.

O alimento é o mesmo e o valor nutricional também. O que muda é a sua forma de apresentação. Os flocos de aveia tornam-se achatados por um processo de esmagamento. Os flocos de aveia mais finos são, afinal, apenas mais prensados do que os flocos mais grossos. O segredo está na moagem. É tão simples quanto isso.

Como comer no dia a dia

Use flocos de aveia finos ou grossos, consoante a textura pretendida, para fazer papas, bolos, bolachas, granolas ou barras de cereais.

Escolha demolhar os flocos de aveia para os tornar mais fáceis de cozinhar. Ou não os demolhe e cozinhe-os no forno com outros cereais e mel.

barritas de aveia

© THE TINY TEASPOON

Misture-os com outros nutrientes. Junte alimentos doces ou salgados. Misture com iogurte, frutas tropicais. Combine-os com diferentes variedades de queijo ou com vegetais aos bocadinhos.

Experimente sem medo. A maior probabilidade é que venha a gostar do resultado. Afinal, no caso da aveia, há vida além das papas (mas se adora, esta é a receita a seguir).

Receitas com flocos de aveia saudáveis e saborosas

A nutricionista Lillian Barros, também autora do blogue Santa Melancia, sugere algumas receitas com flocos de aveia que podem surpreender pela facilidade e bons resultados.

Panquecas verdes

panquecas verdes com aveia

© Santa Melancia

Ingredientes:

2 ovos
2 c. sopa flocos de aveia ou farelo de aveia
1 c. chá sementes de chia
1 maçã
q.b. espinafres (uma mão cheia)
q.b. canela

Preparação:

1. Numa liquidificadora, colocar todos os ingredientes e triturar até se obter uma mistura homogénea. Depois de obtida a pasta, caso seja necessário e para quem prefere uma consistência mais fluída, pode afinar-se a mistura utilizando um pouco de bebida de arroz ou aveia.

2. Levar à frigideira antiaderente com um pouco de azeite ou óleo de coco e dourar dos dois lados.

3. Servir com fruta fresca e um pouco de mel biológico.


Aveia Crocante de Canela e Avelã

aveia crocante com canela

© Santa Melancia

Ingredientes:

3 chávenas flocos de aveia
1 chávena sementes de linhaça
1/2 chávena sementes de chia
1 chávena  avelãs
q.b. canela

Preparação:

1. Num tabuleiro para levar ao forno, coloque uma folha de papel vegetal cortada mais ou menos à medida.

2. Sobre o papel vegetal, deite todos os ingredientes.

3. Misture utilizando as mãos e leve ao forno pré aquecido a 120ºC durante cerca de 35 minutos. Deixe arrefecer e guarde para juntar às suas receitas de pequeno almoço ou lanche.

Experimente ainda as nossas bolachas de aveia favoritas e as imperdíveis panquecas de aveia e banana.


Os flocos de aveia já fazem parte das suas refeições? Conte-nos quais são as suas receitas favoritas.

Comentários

Conheça os benefícios dos flocos de aveia e como usá-los (além das papas)

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.