© THINKSTOCK

11 rituais de domingo para começar a semana da melhor maneira

“Odeio segundas-feiras”. Quantas vezes já disse esta frase para si própria? Não desespere, há rituais que pode pôr em prática ao domingo e que a vão ajudar a começar a semana da melhor maneira (e ser mais produtiva).

Sabia que o imperador romano Constantino proclamou, a 7 de março de 321, o domingo como o dia de descanso com o objetivo de organizar o calendário semanal?

Este é, muitas vezes, o (único) dia em que podemos dormir até tarde, tomar o pequeno-almoço na cama e ficar de pijama grande parte da manhã (ok, se for recém-mamã, subimos um degrau de dificuldade!). Mas é também o dia em que antevemos a segunda-feira e começamos a pensar no quão difícil e esgotante poderá será a semana de trabalho que se avizinha.

A chave para se sentir mais organizada e produtiva durante a semana pode estar em pequenos truques que deve pôr em prática ao domingo. Eis as nossas sugestões.

11 rituais de domingo para uma semana mais produtiva

1. Preparar as refeições da semana

© Unsplash

Passar uma parte do domingo a cozinhar pode não parece a melhor ideia de sempre, mas se puser esta dica em prática, vai ver todo esse esforço compensado durante a semana. Para além de poupar tempo, vai garantir que faz melhores escolhas às refeições e come de forma saudável.


2. Planear a semana

© Unsplash

O primeiro passo poderá ser arranjar uma agenda que a vai ajudar a ser mais produtiva. Planeie a sua semana: as tarefas que tem a cumprir no trabalho, o almoço com aquela amiga que já não vê há meses ou a reunião da escola dos seus filhos. Desde o mais pequeno pormenor aos grandes acontecimentos da sua vida, aponte tudo!


3. Arrumar (e limpar) a casa

© Thinkstock

Está a ver aquele monte de roupa que se acumula durante a semana no seu quarto? E a loiça que fica empilhada à espera que a ponha na máquina? Se é daquelas pessoas a quem o estado (de desarrumação) da casa se reflete no seu estado de espírito, aproveite o domingo para pôr tudo em ordem e começar a semana a sentir-se mais organizada e produtiva. Sugerimos, ainda, que veja a série Marie Kondo: A Magia da Arrumação para lhe dar uma ajuda.


4. Organizar a roupa que vai vestir durante a semana

Acordar e passar os primeiros minutos da manhã a olhar para o armário sem saber o que vestir. Se, tal como todas nós, já passou por isto, saiba que a app Stylebook a pode ajudar. Basta tirar fotografias às suas peças e conjugá-las nas diversas formas possíveis. Todos os looks ficam guardados na app e, de manhã, é só escolher e vestir. Inspire-se, ainda, nestas 10 sugestões de looks que pode recriar.


5. Preparar a mala do ginásio

© Thinkstock

A primeira desculpa das mais preguiçosas para não ir ao ginásio é não ter tempo para fazer a mala. A segunda é a de que se esqueceu da mala em casa. Nós temos solução para ambas: Ao domingo, prepare tudo o que precisa para o ginásio e deixe a mala à porta de casa. Assim, a única coisa que vai deixar em casa são as desculpas! E se está indecisa nas aulas, experimente uma destas modalidades.


6. Fazer uma atividade que lhe dê prazer

© Thinkstock

Ok, a ideia é começar a sua semana da melhor maneira, mas não deixe que a segunda-feira arruíne o seu domingo. Ver um filme, fazer uma refeição fora de casa, estar com os seus amigos ou fazer uma atividade ao ar livre com os seus filhos são boas opções para se divertir e aliviar o stresse.


7. Cuidar de si

© Thinkstock

Tomar um banho relaxante, fazer uma máscara facial, esfoliar a pele ou pôr creme no corpo. Parecem rotinas simples mas quantas de nós conseguem ter todos estes cuidados durante a semana? Tire uns minutos do seu domingo para cuidar de si e mimar-se. Conheça 12 aliados para uma rotina de beleza noturna infalível.


8. Passar algum tempo consigo própria

© Thinkstock

Esta é uma das rotinas mais importantes para a apresentadora Oprah Winfrey. Para se preparar para a correria do seu dia a dia, a norte-americana não prescinde do domingo para relaxar, renovar energias e passar algum tempo consigo própria. Como? A fazer uma pequena caminhada ao ar livre ou simplesmente no sofá, de pijama, a “não fazer absolutamente nada.” Quem disse que ficar em casa não é saudável?


9. Arrumar a sua carteira do dia a dia

© Unsplash

A mala de uma mulher é um mundo onde cabe (quase) tudo. Garrafas de água vazias, toalhitas desmaquilhantes ou dezenas de papéis são só alguns exemplos de coisas (desnecessárias) que vamos acumulando. Aproveite o domingo para se livrar de tudo isto e já não vai ter de passar horas à procura do que precisa dentro da carteira.


10. Planear uma viagem

© Unsplash

Planear uma viagem poderá trazer-lhe uma enorme sensação de bem-estar e realização pessoal. Seja uma escapadinha para fazer com o seu companheiro, a viagem em família das próximas férias de verão ou visitar aquele destino onde sempre quis ir sozinha. Se o fizer com antecedência, tem a possibilidade de encontrar melhores preços e vai conseguir definir o seu roteiro ao pormenor. Comece a sonhar com as nossas sugestões de viagens low cost.


11. Deitar-se cedo

© Thinkstock

As manhãs de segunda-feira vão ser s-e-m-p-r-e difíceis, certo? Mas é possível minimizar essa sensação. À revista Fast Company, Maura Thomas, oradora e escritora nas áreas de gestão de tempo e produtividade, recorda que uma boa noite de sono é a melhor forma de equilibrar o stresse, ter mais energia e de se sentir mais otimista.


Já pôs algum destes rituais de domingo em prática? Leia ainda as nossas dicas para ter mais tempo para a família.

Mais sobre dicas

Comentários

11 rituais de domingo para começar a semana da melhor maneira

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.