As novas modalidades de ginásio que queremos experimentar já

Quer começar a praticar desporto e não sabe que aulas pode fazer? Então este artigo é para si. Reunimos uma lista das novas modalidades de ginásio que queremos experimentar e contamos-lhe tudo sobre as mesmas.

A bicicleta elíptica não é tão ‘sexy’ como no primeiro mês de treino e velhinha aula de body pump já não nos faz saltar da cama como antigamente. Os ginásios sabem disso melhor do que nós e, por isso, vão apresentando novas modalidades para todos os gostos.

Gostava de experimentar treinos de alta intensidade (nós, sim!)? Quer trabalhar mais os braços ? Ou mais as pernas (precisamos mesmo!)? Conheça as novas opções.

4 novas modalidades de ginásio que queremos experimentar

1. ABS Xpress

O que é? O treino ABS Xpress concentra-se em movimento tridimensional, ou seja, os exercícios executados para reforçar a zona central do corpo – core – são executados em três planos de movimento: sagital, frontal e transverso. O treino divide-se em aquecimento, treino e alongamento, explicou-nos Matteo Cerruti, brand director e responsável pelo Innovation Center do Holmes Place Group.

Onde é? Na rede Holmes Place. O ABS Xpress é uma das Xpress classes, a grande aposta do clube este ano e já presente em vários pontos do País. São aulas rápidas, divertidas e eficazes.

Benefícios: Reforço muscular da zona central do corpo, ou seja, abdominais e costas.

Duração da aula: 15 minutos.

Frequência: Pode ser praticado todos os dias.

Contraindicações: Fale com o instrutor caso exista algum condicionante em termos cardiovasculares e articulares.

Equipamento necessário: Tapete.

Kcal gastas: Dependendo do grau de condição física do participante e tendo em conta que não é este o objetivo do treino, poderá oscilar entre 50 e 75 kcal.


2. Collide

O que é? Aula com 40 sacos de boxe/muay thai onde se praticam técnicas e golpes das modalidades  de combate, sempre acompanhada pelo melhor jogo de luzes e som. Esta aula baseia-se no conceito de alta intensidade. Nas aulas, os alunos podem aprender e praticar técnicas de combate, mas também fazer exercícios de peso corporal.

Onde é? No The Code, o novo ginásio de Lisboa (Laranjeiras e Saldanha). Por lá foram desenvolvidas duas modalidades: o combust e o collide. O The Code não é um ginásio comum, pois não tem uma sala de máquinas como os outros ginásios; as suas salas são dedicadas às duas modalidades já referidas, explicou-nos Raquel Carrujo, club manager do The Code.

Benefícios: O estúdio do collide tem 40 sacos de boxe/muay thai, onde pode atenuar o stresse, libertar energia nos sacos e conhecer diferente técnicas de combate acompanhadas com treino funcional, sempre ao som dos melhores remixes. Um trabalho completo ao nível cardiomuscular, que desafia física e mentalmente. O collide combina a melhor metodologia de cada disciplina de combate e traz para Portugal uma modalidade nova.

Duração da aula: 50 minutos.

Frequência: Duas vezes por semana.

Contra-indicações: Não tem. Todas as aulas são adaptáveis às possíveis limitações do atleta.

Equipamento: Luvas de boxe e equipamento confortável para a prática desportiva.

Kcal gastas: 500 kcal.

Atividades complementares recomendadas: Pode ter o complemento mais muscular com o combust.


3. Hut Runners

O que é? É uma aula de corrida no exterior que ensina técnicas para melhorar  a sua performance de corrida. Como é feita na rua, conta com obstáculos reais, como subidas, terra batida e muitos outros. Esta modalidade tem como foco melhorar a técnica de corrida, a postura e aumentar a motivação. Começa com um aquecimento, segue-se técnica, treino de corrida e alongamentos. É uma aula quer para quem está a começar, quer para quem já corre.

Onde é? No Fitness Hut (em vários pontos  de Portugal). Uma aula de corrida no exterior e uma outra para principiantes são as grandes novidades do  para 2018.  António Moita, club manager do Fitness Hut Trindade, falou connosco sobre a primeira.

Benefícios: Ajuda na perda de peso e a tonificar os músculos. Além disso, relaxa e ajuda a gerir o stresse.

Duração da aula: 45 minutos.

Frequência: Três aulas semanais.

Contra-indicações: Existem adaptações para todos os participantes em cada uma das fases da aula. Mesmo que se vejam impossibilitados de correr por qualquer razão, podem marchar.

Equipamento: Ténis de corrida, roupa de treino confortável e relógio.

Kcal gastas: Poderão ser gastas entre 400 e 600 kcal.

Atividades complementares recomendadas: A maior variedade possível. Contudo, tem especial importância o treino de força e o treino propriocetivo.  Este último ajuda a ter perceção do posicionamento que o corpo tem no espaço, também é conhecido como cinestesia e um exemplo é o uso do bosu.


4. Flex it by Sbarre

O que é? É uma aula inspirada nos métodos de treino de Pilates e ioga. Na flex it by sbarre, o instrutor acompanha de perto a evolução de cada aluna, com a motivação de um treino coletivo.

Onde é? No Vivafit, a marca portuguesa de ginásios para mulheres. Esta modalidade, a funcionar deste fevereiro, tem como principal objetivo ser uma ferramenta na tonificação e resistência muscular, na consciência corporal, flexibilidade, e no relaxamento da mente. Andreia Sequeira, instrutora de pilates do Viva Fit Odivelas, explica-nos melhor em que consiste.

Benefício: Tonificação muscular geral, fortalecimento do core, barriga mais lisa e alongada, melhoria da postura, aumento da flexibilidade, melhoria da relação corpo-mente e melhoria da gestão do stresse.

Duração da aula: 30 ou 45 minutos.

Frequência: A que as alunas desejarem, pois não existe a ‘receita’ certa. Para quem treina regularmente e faz outro tipo de aulas, sugerimos uma vez por semana. Para quem só faz este tipo de aulas, tais como pilates, aconselhamos pelo menos duas vezes por semana.

Contra-indicações: Não existem. Os professores podem dar opções alternativas aos exercícios consoante as condicionantes/patologias das diferentes alunas e, desta forma, adaptar os exercícios da aula às várias realidades.

Equipamento: Roupa confortável. Para os pés, as alunas poderão optar por calçarem meias ou escolherem fazer a aula descalças. Quem desejar pode fazer-se acompanhar do seu colchão tipo de ioga, mas é opcional.

Kcal gastas: Em média 200 kcal.

Atividades complementares recomendadas: Depende do objetivo de cada pessoa. Por exemplo, se o objetivo for perder peso, é importante optar também por outro tipo de modalidades com maior dispêndio calórico; se o objetivo for hipertrofia (maior definição muscular e aumento da massa muscular), é importante optar por treinos de força com carga; se por outro lado quer recuperar de uma lesão, a melhor opção será conciliar com o serviço de treino personalizado.


Já conhecia estas modalidades de ginásio? Tem outras seis para conhecer no suplemento de fitness da Saber Viver de abril. Saiba ainda as regras de etiqueta que deve seguir no ginásio.

Comentários

As novas modalidades de ginásio que queremos experimentar já

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.