© Facebook Marie Kondo

A nova série que nos dá a coragem necessária para organizar a casa (e a vida)

É um original da Netflix e acaba de estrear em todo o mundo. Marie Kondo: A Magia da Arrumação é a nova série que nos vai ajudar a pôr a casa em ordem – e não só. Já estamos rendidas!

Já ouviu falar de Marie Kondo? Se este nome não lhe diz nada, é porque não faz parte do grupo das obcecadas pela arrumação. Mas pode bem vir a ganhar esta obsessão e da forma mais saudável possível.

Marie Kondo é provavelmente a especialista em arrumação mais conhecida em todo o mundo. É autora dos livros Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida e Alegria! (Pergaminho), tendo ajudado inúmeras famílias desarrumadas a trazer serenidade às suas casas.

Desde o início de janeiro que podemos acompanhar o trabalho da fundadora do método KonMari – um método de limpeza e organização infalível que ela mesma criou – passo a passo, numa série televisiva. Tem tudo a ver com energia positiva, serenidade e alegria, e não só com organização propriamente dita.

A série, um original da Netflix, mostra a transformação de cada casa – e de cada família – com a ajuda das ferramentas de organização da guru japonesa. A cada episódio, vemos Marie Kondo (e a sua intérprete) entrar nas casas das famílias, ensinar o seu método e mostrar que é possível arrumar, organizar e diminuir a ansiedade que a confusão pode provocar no local em que escolhemos viver.

Logo no primeiro episódio, percebemos que a tarefa de organizar a casa vai muito além de saber dobrar bem a roupa ou arrumar tudo em caixas (se bem que as dicas nesta área são preciosas!). Vemos um casal com duas crianças pequenas a queixar-se da habitual falta de tempo juntos, do desleixo com algumas divisões e do cansaço extremo que os impede de manter a cozinha em condições. Depois da intervenção de Marie Kondo, confessam que o processo foi transformador também ao nível da relação amorosa.

Todos os episódios têm uma componente emocional forte, mostrando pessoas em contextos distintos, como uma viúva que quer dar um recomeço à casa (e à vida) ou um casal à espera de bebé.

Logo após o primeiro capítulo – a temporada 1 conta com oito episódios já disponíveis – dá-nos uma vontade incontrolável de ir a correr para o armário do quarto ou da cozinha pôr em prática os truques de Marie Kondo. Pela minha parte, já decidi: o escritório será a divisão que vai implicar uma maior transformação – na casa e na vida!


E na sua casa, por onde vai começar? Aqui ficam já algumas dicas para limpar a casa todos os dias em 30 minutos.

Mais sobre séries

Comentários

A nova série que nos dá a coragem necessária para organizar a casa (e a vida)

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.