Horóscopo

O que é um mapa astral e como interpretar o seu

A astrologia está a inundar a Internet e já ninguém consegue ficar indiferente a um mercúrio retrógrado. Fique a saber como funciona o mapa astral e onde pode fazer o seu.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
mapa astral
Vanessa Pina Santos
Escrito por
Vanessa Pina Santos
Jul. 16, 2019

Os millennials estão a ressuscitar a astrologia. Não estamos a falar apenas dos horóscopos, conhecidos até então como a forma mais popular da astrologia. Referimo-nos não só aos signos, mas também aos planetas e aos mapas astrais.

Nos dias que correm, basta percorrermos o feed do Instagram para ficarmos a par das previsões dos astros do mês (e já sabemos que quando mercúrio está retrógrado, precisamos de repensar as nossas atitudes e ter cuidado com algumas das nossas decisões).

As redes sociais, a moda e não só, estão a popularizar esta forma de autoconhecimento de uma maneira muito simples e acessível, misturando análises astrológicas, como o movimento e o posicionamento dos astros, com os famosos memes. A astrologia, uma poderosa ferramenta milenar é vista agora também como uma forma de entretenimento.

Os primeiros registos desta “religião” surgiram no médio oriente, com os Caldeus (povo semita, do sul da Mesopotâmia), onde há registo do primeiro mapa astral da história feito a 29 de abril do ano de 410 a.C. Esta era uma técnica de autoconhecimento utilizada, especialmente, pelas elites e ensinada nas universidades e praticada pela corte.

Quem se interessa por astrologia, normalmente está familiarizado com o seu signo solar (que depende da sua data de nascimento), mas os verdadeiros curiosos sabem que existe muito mais do que apenas o signo solar.

O mapa astral é um mundo por descobrir. Pronta para abarcar nesta aventura? Estes são os aspetos que deve ter em conta no seu mapa astral.

Em primeiro lugar, o que é um mapa astral?

Para fazer o seu mapa astral precisa não só da sua data de nascimento, mas também do local e da hora. Esta combinação de informação é o que vai dar origem a uma representação gráfica de como estava o céu no exato momento do seu nascimento.

Nada é separado, nós somos parte de uma grande família cósmica que está coletivamente em evolução – Telma Gonçalves, astróloga

E como é que é feita esta representação? Através “de uma mandala de 12 casas em que cada uma fala de assuntos específicos da nossa vida. Partimos do princípio que tudo gira à nossa volta, por isso, a localização dos planetas nas casas e nos signos, assim como a relação que fazem uns com os outros representam as nossas energias intrínsecas”, explica a astróloga Telma Gonçalves, à Saber Viver.

Afinal, tudo ao nosso redor é manifestado por energia e na astrologia não é diferente. “Nada é separado, nós somos parte de uma grande família cósmica que está coletivamente em evolução”, acrescenta Telma Gonçalves.

O mapa astral funciona como uma ferramenta de autoconhecimento, pois através dele conseguimos obter informações sobre a nossa personalidade, as nossas qualidades e talentos e, também, sobre os desafios que precisamos de superar.

“Quando conhecemos os nossos padrões de comportamento e os temos conscientes, temos mais clareza para fazer escolhas mais assertivas para a nossa verdadeira satisfação”, diz-nos Telma Gonçalves.

Este mapa é único e não muda. Mas, através “dos trânsitos planetários, as energias vão mudando e criando dinâmicas”, diz-nos Telma Gonçalves.

Aspetos a ter em conta para saber ler o seu mapa astral

Signo Solar

O signo solar é o signo que estava alinhado com o sol na altura do nosso nascimento, ou seja, está diretamente relacionado com a nossa data de nascimento. No mapa astral é indicado pelo sol e está associado à nossa verdadeira essência, ao nosso ego, basicamente à nossa identidade.

Ascendente

O ascendente representa a constelação que estava a surgir no horizonte no momento do nosso nascimento. Está relacionado com a forma de como nos apresentamos ao mundo, com as nossas escolhas diárias e, até, com o nosso próprio estilo (saiba aqui como calcular o seu ascendente).

“Quando conhecemos alguém pela primeira vez é provável que a imagem dessa pessoa nos seja transmitida através do seu signo ascendente, diz a astróloga Janelle Belgrave, ao Refinery29.

Lua

A lua representa o nosso lado inconsciente e emocional. É a forma de como lidamos com as nossas emoções. “A lua fala sobre o que precisamos para nos sentirmos seguros e nutridos”, explica Janelle Belgrave, ao Refinery.

View this post on Instagram

A semana começará com a lua minguante no profundo e intenso signo de escorpião. As nossas emoções ficam à mostra (em nós) para que as possamos ver, entender e transformar. Esse processo exige e merece silêncio para ser compreendido. A vida segue amores.. e nós temos de seguir com ela. Que tenhamos a coragem para aceitar as nossas vulnerabilidades, as nossas dores e os sentimentos que já não conseguimos levar connosco. Que saibamos respeitar o tempo que está dentro de nós. Também poderemos ver as nossas maiores forças e é nelas que devemos acreditar e confiar. Cada coisa a seu tempo.. Desapegar, deixar ir, largar não é fácil..mas tudo é uma fase não é manas? . Mas sabem.. é lua minguante e em escorpião. O sol está em Aquário.. começa a não dar para olhar só pra nós, para o que queríamos que fosse… Estamos numa nova caminhada. Que esta semana consigamos, a seu tempo, libertar-nos dos nossos apegos e recomeçar..mesmo com todas as cicatrizes que trazemos. A nossa história é a nossa aprendizagem e as nossas lutas são as nossas vitórias. 🙂 Beijo a todas 😍😘 _ #astrologiadegrey #astrologia #luaminguante #recomeço

A post shared by Mana Grey 🧙‍♀️✨ (@astrologiadegrey) on

O significados das casas

O nosso mapa astral está dividido por casas e cada uma delas representa uma área da nossa vida. Estas casas são influenciadas pelo signo que as representa e pela existência ou não de planetas nessa mesma casa.

View this post on Instagram

Tomorrow marks the end of this Mercury Retrograde cycle and I’m ready to announce a new service that I'm adding to my repertoire: Astrology Reports🔮🌞💫⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣ I've been studying Astrology for several years now, and I often incorporate birth chart analysis into my tarot readings. It adds another dimension of depth that’s unique to each individual. No one has the same birth chart, not even twins! It is truly a metaphorical representation of our "cosmic fingerprint."⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣ There are many components to a birth chart analysis—Houses, Planets, Zodiac Signs, Aspects, Transits, and so much more! House Analysis happens to be one of my favorite parts of astrology, so I’ll be rolling out this service first. Houses represent different fields of life experience wherein the energies of the signs and planets operate. Astrologers and astronomers categorize them based on their position within the constellation of stars in the solar system.⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣ Astrology exists to guide humanity, US, towards a greater understanding of our broader trends in societal development, our own innate gifts, how to work through specific karmic challenges, and so much more! ⁣⁣⁣ ⁣⁣⁣ Click the link in my bio, and then “Book a Consultation” and choose Astrology Reports: Houses Analysis! Reports will be sent within 48 hours of purchase. ‼️Please include birth date, time, and location in the purchase description‼️

A post shared by Millennial Soul Food (@millennialsoulfood) on

Planetas

Cada planeta também tem uma simbologia e uma enorme influência no nosso mapa astral. Por exemplo, Mercúrio é o planeta que rege a forma como comunicamos, Vénus está encarregue do plano amoroso e exprime a forma de como amamos e Marte dá-nos a informação sobre a forma de como agimos quando precisamos de tomar alguma decisão.

O Júpiter indica-nos qual é a energia que nos favorece. Já Saturno é como se fosse o nosso mestre que nos mostra quais são os desafios que temos que superar.

Os planetas mais distantes, como Plutão e Úrano, levam mais tempo a mudar o seu posicionamento no mapa. Estes planetas são chamados geracionais e representam os desafios que uma geração tem de enfrentar.

Ainda há muito mais para saber…

A leitura de um mapa astral é algo complexo que envolve um raciocínio quase matemático. Além de termos de saber as características de cada signo, planeta e casa é necessário também entender quais é que são os aspetos que os planetas estabelecem entre si.

Onde podemos fazer o nosso próprio mapa astral?

Existem vários sites onde podemos fazer o nosso mapa astral. Estes são alguns exemplos:

• Astrodienst;
• Personare;
• Astrolink. 

Se precisar de ajuda a interpretar o mapa, o ideal será contactar um astrólogo certificado.

Fontes: Significado dos planetas – Cafe Astrology; Notas sobre astrologia

Já alguma vez fez o seu mapa astral? Veja qual é o filme que condiz com o seu signo.

Últimos

Quer trabalhar a partir de casa? Siga estes 4 conselhos
Carreira
Quer trabalhar a partir de casa? Siga estes 4 conselhos
O que fazer no fim de semana de 20 a 22 de setembro
Cultura
O que fazer no fim de semana de 20 a 22 de setembro
8 bares para beber os melhores cocktails em Lisboa
Restaurantes e bares
8 bares para beber os melhores cocktails em Lisboa
Esta estação, adira à tendência do rosto sem maquilhagem
Beleza
Esta estação, adira à tendência do rosto sem maquilhagem
Pessoas otimistas têm maior probabilidade de viver até aos 85 anos (ou mais)
Bem-estar
Pessoas otimistas têm maior probabilidade de viver até aos 85 anos (ou mais)
7 lojas de decoração budget friendly que deveria conhecer
Casa
7 lojas de decoração budget friendly que deveria conhecer
As saias longas são um dos modelos mais trendy deste outono-inverno
Moda
As saias longas são um dos modelos mais trendy deste outono-inverno
5 coisas que deve saber antes de subscrever um PPR
Dinheiro
5 coisas que deve saber antes de subscrever um PPR
Saiba como recuperar a forma após a pausa das férias
Fitness
Saiba como recuperar a forma após a pausa das férias
O rosa é a cor predileta da maquilhagem para a temporada fria
Beleza
O rosa é a cor predileta da maquilhagem para a temporada fria
Quer um feed de Instagram mais bonito? Estas são as melhores apps para editar fotos
Bem-estar
Quer um feed de Instagram mais bonito? Estas são as melhores apps para editar fotos
Organize as suas finanças pessoais e comece a poupar já para as próximas férias
Dinheiro
Organize as suas finanças pessoais e comece a poupar já para as próximas férias