Fitness

Crónica. Como escolher um tapete de yoga e a sua importância

Escolher um tapete de yoga deveria ser como escolher umas sapatilhas para correr. No entanto, na cultura desportiva atual, a importância que lhe damos não é (ainda) a mesma. Jean-Pierre de Oliveira explica a importância de um bom tapete e como escolher o melhor para si.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Crónica. Como escolher um tapete de yoga e a sua importância Crónica. Como escolher um tapete de yoga e a sua importância
© Pexels
Jean-Pierre de Oliveira, cronista
Escrito por
Set. 14, 2022

Entende-se facilmente que para correr de forma eficiente e segura precisamos de um equipamento de qualidade para conseguirmos melhorar a nossa performance e evitar lesões.

Este raciocínio é porém poucas vezes transportado à prática de yoga, geralmente associada à práticas meditativas de pouca intensidade e esforço corporal reduzido, por isso sem qualquer risco.

Quando bem informados, sabemos que hoje em dia existem vários tipos de yoga e por isso, quando se pensa em iniciar a prática desta modalidade e que se tem um conhecimento relativo sobre a matéria, não nos deixamos facilmente enganar.

Porém, não seria a primeira vez que me chegam ao estúdio alunos novos com “colchõezinhos” de espuma ideais para dormir numa tenda, mas na realidade pouco adaptados a uma prática de Flow intensa.

O principal critério de escolha na compra do nosso primeiro tapete de yoga é o seu preço – Jean-Pierre de Oliveira, professor de yoga

Se um dos primeiros critérios para escolher um par de ténis é a sua eficiência técnica, o mesmo deveria acontecer quando se escolhe um tapete de yoga.

Na verdade todos sabemos para o que vamos quando decidimos correr, mas nem sempre se sabe muito bem o que esperar quando escolhemos praticar yoga se não tivermos feito previamente o nosso trabalho de casa.

Critérios para escolher um tapete de yoga

  • Periodicidade de prática: ocasional, regular ou intensiva;
  • Tipo de yoga: suave e lento, intenso e dinâmico ou meditativo;
  • Tipo de posturas: no solo (sentado e/ou deitado) ou em pé (equilíbrios);
  • Local de prática: interior ou exterior, chão frio ou quente;
  • Ambiente: húmido ou seco;
  • Características do corpo: altura, tipo de pele (seca, mista ou gordurosa), articulações sensíveis;
  • Textura do tapete: rugosa, lisa, antiaderente, dura ou flexível;
  • Design: linhas de alinhamento, desenhos, cores, medidas;
  • Materiais: ecológico e natural, borracha ou PVC;
  • Preço;
  • Outras características: lavável ou não, dobrável, peso.

Espessura, estilo e material

A espessura do tapete pode ajudar quando se trata de estabilidade e conforto, enquanto o estilo e os diferentes padrões podem fornecer orientação adicional para o posicionamento correto das mãos e dos pés em práticas mais técnicas.

O material do tapete é obviamente importante, pois é um os principais fatores de aderência e também pode transmitir uma ideia de preocupação com o meio ambiente.

Preço, qualidade e sustentabilidade

Muitas vezes ainda, o principal critério de escolha na compra do primeiro tapete de yoga é o preço. Não está bem claro para o praticante iniciante, que como qualquer pratica que envolva movimento, força e equilíbrio, podemos comprometer a saúde do nosso corpo com o uso de um equipamento inadequado.

É necessário entender que todos os tapetes de yoga não são iguais e que nem todos estão adaptados as nossas especificidades fisiológicas e que, tal como para a escolha de sapatilhas, o barato pode sair caro.

Claro que tudo depende do valor que damos, e da consciência que temos do nosso corpo e do quanto estamos dispostos a investir nesta prática.

A abordagem à compra deverá ser feita com consciência. Para começar, o importante é não escolher um tapete porque é mais barato. Muitas vezes, o preço é sinónimo duma produção industrial despreocupada com a sustentabilidade do equipamento e do seu impacto na saúde do comprador.

Como escolher o melhor tapete de yoga

Os tapetes de ioga vêm de todas as formas, tamanhos e preços. E, quando se trata do tipo de material usado, não são todos iguais.

Se o preço for um fator determinante, sem dúvida deveria optar por um tapete à base de PVC, de preço mais baixo e com uma aderência razoável.

No entanto, esta opção não é ecológica, sendo pouco sustentável. Mas atenção, hoje em dia nem todos os PVC são iguais.

Só porque um tapete de ioga é mais caro não significa que será melhor para cumprir com as suas necessidades do que um outro mais barato –  Jean-Pierre de Oliveira, professor de yoga

O PVC Ecológico é uma versão do PVC mais sustentável e livre de toxinas. Os produtos feitos com PVC Ecológico não contém metais pesados, corantes cancerígenos e produtos químicos tóxicos chamados ftalatos.

Estes produtos químicos são perigosos para a saúde e podem estar contidos em tapetes e acessórios de yoga provenientes do oriente.

O certificado Oeko-Tex, por exemplo, indica-lhe que o material usado é livre de produtos químicos nocivos e que o equipamento é seguro para uso humano.

Além do PVC Ecológico, existem outros materiais sustentáveis, como a borracha natural, o PU, o TPE, a juta e a cortiça natural. Porém, a escolha do tapete de yoga perfeito não é a mesma de pessoa para pessoa.

Alguns materiais, como a borracha natural e o PU, são mais aderentes e indicados para quem transpire mais ou tem uma prática mais dinâmica.

Já a juta e a cortiça natural são perfeitos para quem gosta de um “toque” mais natural, sem perder a aderência. O TPE é indicado especialmente para quem valoriza um material mais macio e precisa de mais conforto na prática.

Tenho sempre escolhido tapetes “ecologicamente corretos”, feitos de materiais sustentáveis, e os meus preferidos são os de PU.

A durabilidade e a vida útil de um tapete de yoga dependem muito da marca e dos materiais usados, mas se for de boa qualidade poderá durar pelo menos até 2 anos, mesmo com uma prática regular.

Importância da aderência

A aderência torna-se mais importante à medida que a prática se torna mais dinâmica e intensa. Se uma superfície é escorregadia, poderá levar a quedas ou perda de estabilidade entre posturas, levando a possíveis lesões.

Muitas práticas modernas têm transições que exigem alguma destreza. Um tapete de yoga aderente é uma ferramenta muito útil para nos mantermos focados na prática ao perder o medo de escorregar.

  • Aderência básica: PVC Ecológico;
  • Aderência intermedia: PVC ecológico Premium, Juta, TPE;
  • Aderência máxima: borracha natural, PU.

Importância da espessura

Um tapete mais fino e leve pode ser ótimo para viajar, mas um tapete mais espesso e pesado é mais indicado para quem tem as articulações sensíveis.

A espessura do tapete varia geralmente dos 0,5 mm aos 5 mm, e a escolha deve ser feita em função do tipo de yoga que pratica. Sabendo que a espessura de um tapete afetará o equilíbrio, o conforto e a saúde das articulações.

Um tapete de yoga mais fino será indicado para praticas dinâmicas e irá facilitar a sua estabilidade em posturas de equilíbrio. Mas poderá ser desconfortável nas posturas de chão e com permanências para suas articulações sensíveis.

A escolha entre espessuras é, em última análise, uma questão de preferência entre o conforto e experiência.

Espere até encontrar uma prática de ioga que combina consigo antes de gastar o seu dinheiro – Jean-Pierre de Oliveira, professor de yoga

Importância do local de prática

Se pretende viajar com o seu tapete, invista num tapete de viagem, já que estes tendem a ser mais finos e fáceis de enrolar, mais leves e práticos para transportar.

Poderá sempre sobrepor o seu tapete noutro ou numa toalha para ganhar espessura e conforto se necessário.

Praticar ao ar livre é bom, mas alguns materiais ecológicos como a borracha natural e o TPE podem ter seu tempo de vida reduzidos se forem expostos ao sol por longos períodos. Então se sabe que vai praticar no exterior com frequência, prefira um tapete de PVC ecológico.

Se praticar em casa, e que o seu tapete não irá viajar consigo para Bali ou para a India, poderá investir no conforto das suas articulações com um tapete mais espesso e pesado.

Mas atenção, só porque um tapete de ioga é mais caro não significa que será melhor para cumprir com as suas necessidades do que um outro mais barato. Seja paciente antes de investir.

Em primeiro lugar, espere até encontrar uma prática de ioga que combina consigo antes de gastar o seu dinheiro.

Um tapete antiderrapante mais básico (de marca branca) e com medidas padrão irá permitir-lhe entender o que realmente precisa.

Últimos