Receitas

Não sabe como cozinhar tofu? Experimente estas ideias

Diz-se que é um alimento sem sabor e há até quem ache que não é nada fácil de confecionar. Se ainda não sabe como cozinhar tofu, pode ser que estas dicas a ajudem.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Não sabe como cozinhar tofu? Experimente estas ideias
© GettyImages
Marta Chaves
Escrito por
Jul. 29, 2020

É no continente asiático que surge aquele que é um dos alimentos favoritos da cultura vegetariana e vegana, ainda que seja muito incompreendido por parte de quem nunca o experimentou.

O tofu é feito a partir da soja e é uma opção saudável e perfeita para o organismo. Isto porque é rico em proteína (o que faz dele um ótimo substituto da carne), baixo em calorias, não possui gordura animal e tem imensos benefícios, como impacto na redução do colesterol, ajuda na perda de peso e é ótimo para quem quer ganhar massa muscular.

É verdade que pode ser consumido cru, não fosse o seu sabor ou a falta dele. Por isso, é importante que conheça algumas técnicas para dar mais gosto a este alimento.

Quanto ao que pode fazer com ele, depende do seu gosto. Tanto combina com saladas, massas, arroz ou mesmo acompanhado de legumes.

Como cozinhar tofu

Uma vez que o tofu vem, por norma, embalado em água, o primeiro passo será retirar o máximo deste líquido. Para isso, poderá cortá-lo ou começar logo a pressioná-lo com papel de cozinha para absorver a água.

Se vir que continua demasiado húmido, cubra-o com vários papéis e coloque alguns objetos pesados por cima (como um livro ou um utensílio de cozinha). Deixe ficar por 30 minutos.

Marinar é a palavra certa. Este é possivelmente o método mais eficaz para dar sabor ao tofu. Corte-o em pequenos cubos, espalhe-os num tabuleiro e cubra-os com molho de soja, ou com outro molho à sua escolha, e deixe repousar por 30 minutos. Depois, pode colocá-lo no forno ou na frigideira.

Uma espécie de refogado. Comece por pôr um fio de azeite numa frigideira, coloque o tofu e deixe-o dourar. De seguida, pode adicionar soja ou, por exemplo, se gostar de sabores agridoces, coloque mel e sal e deixe-o caramelizar. É ótimo para fazer uma bowl ou acompanhar com massa.

Frite-o. Pode fritar diretamente em óleo, mas há uma forma de o tornar mais crocante. Cubra-o com amido de milho e coloque na frigideira com óleo ou azeite. Tempere-o com sal e, se desejar ainda mais sabor, pode colocar orégãos ou ervas aromáticas por cima.

Também pode ser grelhado, basta que antes já o tenha marinado. Depois, é só passar para um grelhador que já tenha azeite ou um molho à sua escolha e deixá-lo dourar.

Dê asas à imaginação. Se gosta mesmo de pratos com sabores fortes, pode colocar por cima do tofu alguns temperos como ervas aromáticas, queijo parmesão, frutos secos triturados ou um molho a seu gosto.

Precisa de mais ideias? Veja, em baixo, como cozinhar tofu.

Últimos