Nutrição

Como servir uma tábua de queijos em 4 passos

Já olhou para a variedade de queijos nacionais? Não tenha medo de experimentar e fazer uma tábua desta iguaria em casa. O limite é a sua imaginação e gosto.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Como servir uma tábua de queijos em 4 passos
© Twenty20
Rita Caetano
Escrito por
Rita Caetano
Nov. 10, 2019

Há algumas regras na hora de servir queijo, mas, como nos diz Maria Cândida Marramaque, engenheira alimentar, “depende muito do gosto de cada um”. A mesma opinião tem Pedro Cardoso: “O importante é comerem e apreciarem um bom queijo”.

4 dicas para servir uma tábua de queijos

1. Tábua

Há muitas formas de apresentar uma tábua de queijos. Pode, por exemplo, ser por tipo de leite usado, ou seja, juntar apenas queijos de vaca, de ovelha ou cabra, ou, então, também pode ser pelas texturas ou intensidade.

“Geralmente, serve-se dos mais cremosos para os mais duros e dos menos intensos para os de maior intensidade, para que estes não tirem o sabor dos primeiros”, ensina Pedro Cardoso.

2. Frutos

Figos, morangos, uvas casam bem com os queijos, até porque “estes têm sabores a fruta derivados do terroir onde os animais pastam”, refere Pedro Cardoso. “Dão ainda frescura ao palato”.

Os frutos secos (avelãs, nozes, amêndoas e pinhões) também casam bem.

3. Vinho

Um copo de vinho e queijo é um par imbatível, mas contrariamente ao que é habitual em Portugal, “o queijo vai melhor com os brancos, que têm mais acidez, o que corta a gordura e limpa a boca; os taninos da maioria dos tintos rebentam com o sabor do queijo”, diz Pedro Cardoso.

Em caso de dúvida, escolha um espumante ou champanhe, “ficam bem com todos os tipos de queijo”, refere o proprietário da Queijaria.

Um queijo Serra da Estrela, exemplifica, “vai bem com um vinho branco com estágio em barrica de madeira, o que lhe dá corpo e faz com que case bem com um queijo amanteigado e forte”.

4. Pão

O pão com queijo é uma mistura muito portuguesa, mas Pedro Cardoso prefere tostas fininhas ou então crackers sem açúcar ou sal, ou seja, “dão crocância, mas não inibem o sabor do queijo”.

Últimos