Horóscopo

Crónica. Como carregar baterias no regresso à rotina de acordo com o seu signo

Regressar ao trabalho e à rotina não tem de ser um pesadelo. Virgem está do nosso lado (sejamos pragmáticas!) e pode ajudar. A astróloga e coach São Luz diz-nos como, signo a signo.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Como carregar baterias no regresso à rotina de acordo com o seu signo
Escrito por
São Luz
Set. 06, 2019

Chegámos a setembro, os dias ainda estão quentes e convidativos para o dolce far niente, mas as férias acabaram ou estão prestes a acabar e tudo aponta para a inevitabilidade de voltarmos às rotinas.

Estejamos por nossa conta, sejamos mães a tempo inteiro, profissionais com responsabilidades familiares, estudantes à beira de iniciar um novo ciclo de estudos, todas questionamos sobre a importância de preparar um novo ano.

Na verdade, setembro pode ser tão ou mais marcante que o Ano Novo para estabelecermos objetivos pessoais, familiares e profissionais. E analisarmos o que queremos manter, mudar, redefinir ou eliminar da nossa vida.

Já deu por si a dizer que o dia não tem horas suficientes para tudo o que tem de fazer? Que já bebeu mais cafés do que devia e, ainda assim se sente esgotada e sem foco? Quando se propõe olhar para o seu dia a dia, percebe é um verdadeiro desafio: é-lhe requerido dar resposta a um sem número de detalhes que podem passar despercebidos aos olhos dos mais distraídos, mas que são importantes e consomem tempo e energia.

Rotinas bem definidas contribuem para diminuir os níveis de stresse e ansiedade

É bom ter consciência dos seus hábitos e rotinas. Em última análise, é uma escolha sua fazer ou não fazer determinada coisa, honrar ou não determinado compromisso. A maior ou menor facilidade em implementar rotinas relaciona-se com a importância que lhes dá. Questione-se sobre se aquilo que estabeleceu fazer é congruente com a sua hierarquia de valores.

O lado bom da rotina

Acordar e vestir os seus filhos, garantindo que levam mochilas (e, já agora, os TPC), lancheiras e fato de ginástica, a lista do supermercado, a lida da casa e outras resposnabilidades domésticas são rotinas a que pode ser difícil escapar.

De igual forma, novas rotinas, fruto de uma mudança de local de trabalho ou da adaptação a um novo estilo de vida, podem desafiá-la a ser mais flexível e a reinventar-se. Veja isso como uma coisa boa!

As rotinas não têm de ser vistas só como obrigações, aborrecidas e frustrantes. Rotinas bem definidas contribuem para diminuir os níveis de stresse e ansiedade, permitem uma melhor gestão do tempo e transmitem uma noção de poder pessoal pelo controlo que sentimos. A previsibilidade costuma vir de mãos dadas com sensação a segurança.

Os hábitos não são mais do que rotinas inconscientes, criados a partir de estratégias que um dia funcionaram, mas que hoje podem já não ser relevantes. Nesse caso, substitua-os por outros. Mudar hábitos pode exigir alguma dedicação: dê-se tempo, valorize o seu esforço, mantenha a flexibilidade, mas seja persistente.

Encontre formas de carregar baterias que lhe permita manter um nível de energia equilibrado. Pode ser algo simples, mas significativo.

As rotinas devem ter como propósito ajudá-la a ser mais produtiva com o menor dispêndio de energia, é nisso que se resume a sua eficácia. Podem e devem ser construídas de modo a apoiá-la na concretização dos seus objectivos, permitindo-lhe criar espaço e tempo para se dedicar a outras coisas igualmente importantes.

Melhore a qualidade dos seus fins de semana: o que gostaria de fazer? Arranje uma lista de to do’s tão cuidada como a que utiliza para as outras áreas da sua vida; é importante que esse tempo seja gratificante e lhe traga a sensação de realização. E pondere fazer algumas sessões de coaching para, por exemplo, melhorar as capacidades de decisão pessoais e profissionais.

Encontre formas de carregar baterias que lhe permita manter um nível de energia equilibrado. Pode ser algo simples, mas significativo. O importante é escolher algo que a faça sentir-se feliz. A Astrologia pode dar-lhe uma ajuda.

Sugestões para cada signo

Este período do ano, regido pelo signo de Virgem, é excelente para ganhar consciência da necessidade de ser prática, pragmática e objectiva.

Aproveite não só para descobrir formas de realizar as suas tarefas de modo mais criativo e eficiente, como também para planear atividades que a ajudarão a criar memórias agradáveis e empoderadoras.

Carneiro: Precisa de se manter em actividade e gosta de competição. Correr, jogar ténis e tudo o que implique movimento são boas ideias.

Touro: Aposte em atividades calmas, que lhe permitam desfrutar o momento, como ir à praia, fazer jardinagem, ler, ir a um jantar especial.

Gémeos: Ler, ir a um concerto, combinar um encontro de amigas, assistir a programas humorísticos, aprender línguas estrangeiras são apenas algumas sugestões.

Caranguejo: Opte por usufruir da casa, cozinhar para a família, decorar uma divisão, colecionar antiguidades pela história que transmitem.

Leão: Organize uma festa, socialize, visite algo belo e sumptuoso. Seja criativa e explore a sua veia artística.

Virgem: Alimente o seu gosto pela organização e arrumação. As artes decorativas, a leitura e o ioga também são boas opções.

Balança: Mantenha-se em contacto com a arte e a beleza. Socialize, visite museus ou encoste-se no sofá a ver a sua série favorita.

Escorpião: Aposte em atividades em que possa demonstrar a sua perspicácia: ler um policial, praticar ioga e meditação, aprofundar a filosofia.

Sagitário: Opte por viagens reais ou mentais que lhe permitam expandir os seus horizontes. A leitura, a escrita, a sociologia e a política são bons caminhos.

Capricórnio: Invista em qualquer coisa que requeira paciência, concentração e rigor. O ioga, o jogging, o golf são só alguns exemplos.

Aquário: Procure temas originais e futuristas, invente, resolva quebra-cabeças, faça atividades ao ar livre e desportos de aventura.

Peixes: Ir ao cinema, ao teatro, ver filmes românticos e jogos de paciência são boas sugestões. Aposte em momentos de tranquilidade, jardinagem, desportos aquáticos.

São Luz é astróloga e coach. Desde 2002, dedica-se a diversas áreas do autoconhecimento e do desenvolvimento pessoal como ferramentas para um melhor entendimento de cada etapa da vida. Po acompanhá-la no Facebook e Instagram.


Descubra ainda como melhorar a sua relação conhecendo o signo do seu parceiro.

Últimos

O que fazer no fim de semana de 20 a 22 de setembro
Cultura
O que fazer no fim de semana de 20 a 22 de setembro
8 bares para beber os melhores cocktails em Lisboa
Restaurantes e bares
8 bares para beber os melhores cocktails em Lisboa
Esta estação, adira à tendência do rosto sem maquilhagem
Beleza
Esta estação, adira à tendência do rosto sem maquilhagem
Pessoas otimistas têm maior probabilidade de viver até aos 85 anos (ou mais)
Bem-estar
Pessoas otimistas têm maior probabilidade de viver até aos 85 anos (ou mais)
7 lojas de decoração budget friendly que deveria conhecer
Casa
7 lojas de decoração budget friendly que deveria conhecer
As saias longas são um dos modelos mais trendy deste outono-inverno
Moda
As saias longas são um dos modelos mais trendy deste outono-inverno
5 coisas que deve saber antes de subscrever um PPR
Dinheiro
5 coisas que deve saber antes de subscrever um PPR
Saiba como recuperar a forma após a pausa das férias
Fitness
Saiba como recuperar a forma após a pausa das férias
O rosa é a cor predileta da maquilhagem para a temporada fria
Beleza
O rosa é a cor predileta da maquilhagem para a temporada fria
Quer um feed de Instagram mais bonito? Estas são as melhores apps para editar fotos
Bem-estar
Quer um feed de Instagram mais bonito? Estas são as melhores apps para editar fotos
Organize as suas finanças pessoais e comece a poupar já para as próximas férias
Dinheiro
Organize as suas finanças pessoais e comece a poupar já para as próximas férias
Smokey eyes, uma aposta segura para a maquilhagem de outono-inverno
Beleza
Smokey eyes, uma aposta segura para a maquilhagem de outono-inverno