Bem-estar

Meditação guiada: conheça os melhores vídeos, apps e locais para praticar

A meditação guiada pode ser a melhor amiga para quem está no início desta prática. Atingir o equilíbrio mental e físico prometido pela meditação, sem recorrer a um guia ou a um professor, nem sempre é fácil.

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como fazer meditacao guiada em casa
Vanessa Pina Santos
Escrito por
Vanessa Pina Santos
Mar. 11, 2019

A meditação guiada veio para salvar aqueles que, sem uma orientação, não conseguem meditar. Na teoria, tentar meditar parece fácil: almofada no chão, velas acesas, pernas à chinês, fechar os olhos e relaxar.

No entanto, muitas de nós que já tentámos meditar sabemos que na prática a história é outra: começamos a pensar no trabalho que ficou pendente, no que vamos ter de cozinhar para jantar e só passaram dois minutos desde que fechámos os olhos. Tudo o que alcançámos foi um stresse ainda maior.

Se se identifica com este cenário, provavelmente não está concentrada e precisa de um guia que a acompanhe durante o processo. Isto não quer dizer que tenha de frequentar aulas de meditação em grupo, caso não tenha essa vontade ou disponibilidade. Pode fazê-lo em casa, com a ajuda de alguns vídeos ou apps.

Neste artigo, reunimos algumas ferramentas que podem ser úteis para quem está a iniciar estar prática. Mas antes de lá irmos, saiba um mais sobre esta técnica e os seus benefícios.

O que é a meditação guiada?

A meditação guiada distingue-se da meditação dita “tradicional” por ter um narrador que “guia a pessoa para um estado meditativo, conduzindo-a a uma respiração consciente e, de seguida, a uma concentração incisiva em tudo o que está a acontecer ao seu corpo, mente e ao nível das emoções”, diz-nos Rute Caldeira, autora do livro O Poder da Meditação (Manuscrito, 2019).

Não existem requisitos especiais para quem quer praticar este tipo de meditação, embora seja recomendado para quem está no início e não sabe como se concentrar ou que tipos de técnicas de respiração utilizar. Como em qualquer meditação, “é preciso, apenas, que a pessoa se sinta disponível e se entregue à prática”.

As pessoas que praticam meditação há muito tempo, por vezes, optam por meditação guiada porque sentem uma maior facilidade em atingir estados de concentração e, posteriormente, a meditação propriamente dita – Rute Caldeira, professora de meditação

Conheça os benefícios da meditação

Por ter o apoio de um guia, a meditação guiada transmite mais segurança. Neste sentido, quem está a meditar tem maior controlo sobre o seu rumo e evita cometer alguns erros, podendo atingir mais rápido a concentração necessária para meditar.

Nos últimos anos têm sido desenvolvidos várias investigações que comprovam os benefícios da meditação para a saúde, desde físicos a emocionais. Um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos da América, concluiu que meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão, problemas muito recorrentes hoje em dia.

No livro O poder da meditação (Manuscrito, 2019), Rute Caldeira indica os benefícios da meditação a nível físico, mental e espiritual.

Físicos:

  Nutre as células, moléculas, átomos e órgãos internos com a energia vital chamada de prana, chi ou ki, essencial para o equilíbrio do nosso organismo;
  Controla a pressão arterial;
  Aumenta a energia e a produtividade;

Mentais:

 Regula o humor e tem efeitos antidepressivos;
 Contribui para a estabilidade emocional;
 Aumenta a concentração e a memória;

Espirituais:

• Desenvolve a intuição – o chamado sexto sentido;
• Aumenta o sentimento de gratidão;
• Permite alcançar um estado de amor pelo próprio ser.

5 vídeos para meditar em casa

São muitos os vídeos de meditação guiada que pode encontrar no Youtube. Escolhemos estes cinco, com técnicas de mindfulnessque vão ser úteis para treinar a sua respiração e a sua concentração.

1. Meditação com foco na respiração

2. Meditação rápida de relaxamento

3. Meditação contra a ansiedade e pensamentos negativos

4. Meditação para conseguir estar presente

5. Meditação para se livrar do stresse

4 apps de meditação guiada para usar onde e quando lhe apetecer

Pode parecer contraproducente utilizar o smartphone para meditar, visto que o seu uso abusivo está associado a uma maior propensão para o stresse.  Ainda assim, são várias as apps de meditação com propósitos distintos que garantem resultados.

Escolhemos quatro gratuitas (com algumas funcionalidades pagas) que vão permitir que aprenda rapidamente as técnicas utilizadas na meditação.

1. Rituals

Lançada no final de 2018, a app da marca de beleza que quer ajudar-nos a abrandar fez um upgrade e disponibiliza agora meditações guiadas em português. Totalmente gratuitas, as sessões estão disponíveis em versões de 5, 10, 15 e 20 minutos. Neste momento, tem três tipos de meditação à escolha: “momento”, “corpo” e “mente”.

A aplicação conta ainda com vídeos de ioga e a possibilidade de comprar os produtos da marca.

Disponível para iOS e Android.

2. Headspace

A oferta de meditações guiadas do Headspace é bastante variada. Para os iniciantes, há um curso grátis, o Take 10, que se resume a 10 minutos de meditação, durante 10 dias. Com este curso vai aprender técnicas para meditar através da concentração e da respiração.

Além disso, esta app disponibiliza um leque variado de meditações para controlar o stresse, a ansiedade, para conseguir dormir melhor e para melhorar os seus relacionamentos. Estas meditações têm tempos de duração que variam entre os 3 e os 30 minutos.

Outra das funcionalidades interessantes são os exercícios SOS para os momentos mais críticos, como um estado de burnout ou uma crise de ansiedade.

Disponível para iOS e Android.

3. Zen

A appZen disponibiliza um curso de 21 dias de meditações guiadas, para quem deseja conhecer os benefícios desta prática, com o objetivo de a preparar para as meditações livres (sem guia). Algumas das meditações disponíveis são para melhorar o sexo, curar os chakras e melhorar o humor. Esta app recebe meditações novas todas as semanas e está disponível em inglês, espanhol e português.

Disponível para iOS e Android.

4. Insight Timer

À semelhança das restantes apps, o Insight Timer também disponibiliza várias meditações guiadas com objetivos distintos. No entanto, com esta app os limites são definidos por si. Pode personalizar a sua meditação com o som de vários instrumentos musicais e, ainda, escolher o tempo de duração.

É possível acompanhar a evolução das suas meditações, através de uma lista de estatísticas que a própria aplicação cria, como se fosse uma espécie de histórico de utilização.

Disponível para iOS e Android.

8 sítios para fazer meditação guiada em Lisboa e no Porto

As aulas de meditação em grupo podem ser muito positivas para que se comprometa e comece a fazer desta prática algo regular. Como em qualquer outra atividade, os benefícios da meditação surgem quando se pratica com alguma frequência. Além disso, pode sempre melhorar a prática e aprender com os outros alunos. 

Centro Upaya

Este centro faz parte da associação Upaya, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a partilha de ideias para viver de uma forma mais consciente. Há cursos de introdução ao mindfulness de oito semanas, para que consiga praticar meditação de forma autónoma. Além dos cursos, também são organizadas sessões de meditação que acontecem às terças-feiras.

Morada: Calçada dos Sete Moinhos 143A, Lisboa
Contacto: 913 590 753 ou geral@upaya.pt

União Budista Portuguesa

Quem tem especial interesse pela religião budista pode frequentar as aulas de meditação na União Budista Portuguesa. São orientadas pelo professor Luís Carmo, que conta com mais de 10 anos de experiência nesta área. As aulas decorrem às quartas-feiras, às 18h05.

Morada: Av. 5 de outubro, 122, 8º esq, Lisboa
Contactos: 967858696 ou inscricoes@uniaobudista.pt

Centro de Meditação Kadamp

A oferta do centro de Meditação Kadamp é extensa. Às segundas-feiras, das 19h30 às 20h, ocorre uma sessão de meditação guiada simples e gratuita. Às terças e quartas-feiras, as sessões são mais longas (de 60 minutos e 90 minutos) e, além das meditações guiadas, os alunos recebem ensinamentos budistas para melhorar a qualidade de vida e obter uma visão mais positiva.

Morada: Largo Hintze Ribeiro, 6D, Lisboa
Contactos:  info@meditaremliboa.pt

Yoga Live Academy

Localizado em Arroios, o Yoga Live Academy dedica-se essencialmente à prática de ioga, mas também disponibiliza aulas de meditação às quintas-feiras das 20h40 às 21h30h. Perfeito para quem quer aliar as técnicas do ioga à meditação.

Morada: Rua António Pedro, 1 A,B, Lisboa
Contactos: 931 906 169

Centro Budista do Porto

Todas as terças e quintas-feiras há sessões de meditação guiada no Centro Budista do Porto. Estas aulas têm a duração de 45 a 60 minutos, e acontecem em horários distintos: a primeira aula é às 13h30 e a última às 18h30. Ás segundas-feiras está, também, disponível a meditação zen, que consiste na prática de meditação em silêncio.

Morada: Rua S. João Bosco, 349/357, Porto
Contactos: 918 260 562 ou centrobudistadoporto@gmail.com

Casa Ganapi

Na Casa Ganapi vai encontrar, essencialmente, aulas de ioga de vários tipos. Este centro disponibiliza aulas particulares de meditação guiada, para quem deseja ter um acompanhamento mais personalizado e uma evolução mais rápida.

Além disso, também estão disponíveis aulas de canto védico ou sânscrito, que são outra forma de meditação.

Morada: Rua Marechal Saldanha, 721, Porto
Contactos: 919 022 478, 917 586 007 ou yoga@casaganapati.com

Lotus Studio

Com o mote “Transformar, Empoderar e Revelar”, o Lotus Studio disponibiliza aulas de ioga para todas idades e, também, aulas de meditação. Estas aulas, de meditação, acontecem às segundas e quartas-feiras, às 11 da manhã.

Morada: Rua do Carvalho 102U, Foz do Douro, Porto
Contactos: namaste@lotus.pt

Centro Vaidika

O Centro Vaidika, na Maia, disponibiliza aulas de meditação ao sábado, às 12h30. Fundado em 2012, este centro, também, tem aulas e cursos de ioga, consultas e terapias Ayurveda, entre outras atividades.

Morada: Rua 9 Abril, 282, Pedrouços, Maia
Contactos: 912 900 200

Artigo atualizado.

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