Cultura

7 séries para as verdadeiras amantes de casas

Se é uma entusiasta pela arquitetura, uma curiosa em relação ao design e venera tudo o que está relacionado com decoração de interiores, esta seleção de programas é para si. O melhor de tudo? Estão todos na mesma plataforma. Olá, binge-whatching.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
7 séries para as verdadeiras amantes de casas
© Unsplash
Marta Vieira
Escrito por
Abr. 27, 2020

As plataformas de streaming são uma exaustiva fonte de entretenimento, disso não há dúvidas. Para além de filmes, séries e documentários, é ainda presenteada com as mais variadas categorias de programas. Se está por casa, cansada de ver sempre a mesma coisa, mude, simplesmente, o chip.

A seleção de shows que lhe apresentamos funciona quase como uma tour do que melhor se está a fazer na área de arquitetura, design e decoração de interiores – ou todos em simultâneo.

Nem sequer precisa ser uma profissional da área, basta ser uma verdadeira admiradora destes tópicos. Quer melhor?

7 shows da Netflix para quem adora casas

  • The world’s most extraordinary homes

    The world’s most extraordinary homes

    Muito provavelmente já ouviu falar desta série documental britânica, tal o seu sucesso na plataforma de streaming. É apresentada pela atriz Caroline Quentin, juntamente com o galardoado arquiteto Piers Taylor. Vai na segunda temporada e os episódios nunca ultrapassam os 60 minutos. O foco são casas (excecionais) projetadas para os ambientes que as rodeiam, em vários locais do mundo. Assim, cada episódio é nomeado de acordo com a sua envolvência ou localização. Uma dica, não perca o episódio “Portugal”.

    1 / 7

  • Grand Designs

    Grand Designs

    Esta série da televisão britânica, conta com o designer Kevin McCloud como anfitrião, desde a sua estreia em televisão em 1999. Na Netflix, o programa tem duas temporadas. Em cada episódio, o apresentador conta a história de uma casa e dos ambiciosos proprietários que a planearam. Conte com as suas motivações, desejos e até algum drama. Todo o processo é acompanhado nas suas várias etapas, desde a projeção até à realização, passando por contingências orçamentais e claro, atrasos na construção. Estas casas que são o sonho projetado de alguém, farão as delícias dos arquitetos, e não só.

    2 / 7

  • Tiny House Nation

    Tiny House Nation

    Esta série passada nos E.U.A. conta com duas temporadas de sete episódios cada, mas poderia ter muitos mais. De facto, há um prazer incógnito mas muito real em observar estas casas minúsculas, vá-se lá saber porquê. Aqui, explora-se o mercado imobiliário em ascensão das casas pequenas. Com direito a risos, lágrimas e lições pelo caminho, esta série explora não só o mundo fantástico da construção como as histórias impressionantes dos seus inquilinos. O estilo de vida que se pretende aqui é o mais minimalista possível, e nem estes incríveis lares o permitem de outra forma. Preparada para fazer também algumas mudanças lá em casa?

    3 / 7

  • Stay Here

    Stay Here

    Assistir a esta série é como vivenciar a típica experiência americana. Os apresentadores, Genevieve Gorder e Peter Lorimer, são especialistas em design de interiores e no marketing imobiliário, respetivamente, e vão mostrar o que é necessário para ter sucesso no negócio do arrendamento. O seu lema? “Viajar, projetar, vivenciar, lucrar”. Em cada episódio – até agora existem 8 na primeira e única temporada – mostram a novatos como podem arrendar as suas casas, oferecendo mais do que um sítio para dormir e aumentando a sua ocupação. Delicie-se com estes maravilhosos projetos e experiências incríveis.

    4 / 7

  • Amazing Interiors

    Amazing Interiors

    Tal como o nome indica, este reality show da televisão americana é uma verdadeira e única ode ao design de interiores. Neste momento conta com uma temporada e 12 episódios, mas os seus fãs incondicionais anseiam por mais. É que esta série tem o seu foco em residências com interiores incomuns. Isto é, são casas que, apesar da sua aparente aparência externa vulgar, escondem um interior de exclusividade e personalização extrema. Já imaginou uma montanha russa no quintal ou divisões que funcionam a meio termo como museus? Deixe-se surpreender.

    5 / 7

  • Minimalism

    Minimalism

    Este documentário não é novo, ronda 2015, mas é tão atual e urgente que se ainda não teve oportunidade de absorvê-lo, tem aqui a sua hipótese. Apesar de não se focar especificamente na arquitetura, design ou decoração de interiores, torna-se transversal a todos, uma vez que o minimalismo também é uma tendência nestas áreas. Na verdade, aqui apela-se à consciência do consumidor do século XXI, focado em conseguir a felicidade através do materialismo, ao invés de procurar um estilo de vida onde “menos é mais”. Acredite, vai-se sentir inspirada para fazer uns ajustes lá em casa, quiçá até uma mudança de paradigma de vida.

    6 / 7

  • Interior Design Masters

    Interior Design Masters

    O que se pode esperar desta série vinda diretamente do Reino Unido? Uma competição bem renhida entre dez aspirantes a designers. De facto, trata-se de uma dezena de pessoas comuns com um propósito único: uma mudança de vida que lhes permite a conquista do seu maior sonho profissional. Para isso, irão transformar locais inóspitos como lojas, restaurantes ou salões em espaços encantadores. A disputa gira em torno de um contrato com um dos melhores hotéis de Londres, algo fulcral para as suas carreiras. No final já sabe, só um é que fica. Pelo caminho, divirta-se com as melhores peripécias.

     

    7 / 7

Últimos