Casa

#housegoals: 22 casas modernas em Portugal e no mundo para se inspirar

Jardins interiores, largas paredes envidraçadas, construções minimalistas e muito funcionais. Estes são alguns dos traços das mais bonitas casas modernas. Já imaginou uma cidade só com casas assim?

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
casas modernas
Carolina de Almeida
Escrito por
Carolina de Almeida
Set. 09, 2019

O movimento da Arquitetura Moderna arrancou no século XX e prevaleceu até à Segunda Guerra Mundial. Caracteriza-se por um estilo prático e funcional, com a conjugação de diferentes materiais como o aço, o vidro ou a madeira.

Apesar de outros movimentos de design pós-modernistas terem feito sucesso, o modernismo continua presente em todo o mundo. Aliás, conta inclusive com uma organização internacional que se dedica em exclusivo à sua documentação e preservação – a Docomomo.

Acredita-se que o futuro da arquitetura modernista passa por ajudar a criar cidades mais sustentáveis. No que ao design diz respeito, o resultado são fachadas e construções que quase se fundem com o ambiente. Quanto à funcionalidade, tudo é pensado para ser mais sustentável e para reduzir o consumo de energia, desde a iluminação aos jardins interiores.

Deixe-se inspirar pelas mais bonitas casas modernas, em Portugal e no mundo, e faça uso da hashtag #housegoals à vontade.

22 casas modernas e inspiradoras

Em Portugal

A famosa casa de férias em Melides, da autoria do arquiteto Pedro Reis, e a casa pentagonal em Ourém, da Filipe Saraiva Arquitectos, são dois exemplos recentes de arquitetura moderna em território português. Mas há mais.

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

No mundo

Do Brasil, com construções de Arthur Casas, ao México, com a icónica Casa Monterrey, do arquiteto japonês Tadao Ando, os exemplos do modernismo estão espalhados um pouco por todo o mundo.

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

;

Fonte: Docomomo: Arch20

Gosta de casas modernas? Descubra ainda 30 ideias de decoração para tornar a sua casa de banho mais bonita.

Últimos