Receitas

Crepes sem ovos: uma versão saudável e igualmente saborosa

Há imensas formas de substituir os ovos em receitas e o resultado final não sair comprometido. Comprove-o com estes deliciosos crepes sem ovos.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
receita de crepe sem ovo
Escrito por
Teresa Justo Santos
Abr. 09, 2019

É bom estarmos preparados para cozinhar com o que temos à mão e saber lidar com opções e intolerâncias alimentares. Contudo, isso não significa que a comida tenha de ser desinteressante.

Todos os ingredientes são únicos à sua maneira e tudo se pode transformar numa experiência única para o paladar. E para provar isso mesmo, decidimos fazer uma receita de crepes sem ovos.

Responsáveis por ligar todos os outros ingredientes de uma preparação, os ovos são substituídos por sementes de linhaça moídas. Quando conjugadas com água, tornam-se espessas e têm o mesmo impacto que o ovo em preparações culinárias. Para além disso, são ricas em fibra, ómega 3 e outras vitaminas e minerais benéficos para o organismo.

Existem outros substitutos de ovos que vale a pena conhecer: sementes de chia (também conjugadas com água), banana, puré de maçã, puré de vegetais, abacate, manteigas de frutos gordos, entre outras opções.

Para além de não levarem ovo, estes crepes também são isentos de glúten, pois só levam farinha de trigo sarraceno. E podem ser vegan, caso opte por usar bebida e óleos vegetais. E já dissemos que são super rápidos de fazer?

Receita de crepes sem ovos

20 minutos 6 unidades

Ingredientes

140 g farinha de trigo sarraceno

300 g leite ou bebida vegetal

1 c. sopa sementes de linhaça moídas

3 c. sopa água

q.b. sal

q.b. óleo ou manteiga


Modo de preparação

1. Comece por preparar o “ovo” de linhaça: misture a linhaça moída com a água e deixe repousar uns minutos, até espessar

2. Numa taça, junte a farinha, uma pitada de sal, o leite/bebida vegetal e o ovo de linhaça

 

3. Aqueça uma frigideira com um pouco de gordura, de preferência um óleo sem sabor. Pode também usar uma frigideira anti-aderente sem qualquer adição de gordura, mas os crepes ficarão menos gulosos

4. Quando estiver quente, retire uma colherada da massa de crepes, verta no centro da frigideira e, com a parte de baixo da colher, alise a massa, estendendo-a com movimentos circulares, até ficar bem fina – quase translúcida

 

5. Rapidamente vão surgir pequenas bolhas na massa, sinal de que deve virar o crepe para o cozinhar do outro lado

 

6. Repita o processo até terminar a massa. Como os crepes têm um sabor neutro, pode recheá-los com ingredientes doces ou salgados

Para uma versão que segue os parâmetros da dieta paleolítica, descubra a receita saudável de crepes paleo.

Últimos