Tecnologia

Em vez de diminuir o tempo que passa a olhar para o ecrã, torne-o melhor

Se houve algo que ficou connosco depois de muitos meses de quarentena, foi o tempo que passamos em frente a ecrãs. Seja telemóveis, computadores ou televisões, as horas virtuais aumentam cada vez mais no dia a dia de todas nós. No entanto, existem formas de tornar este tempo em algo produtivo. Ora veja.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Em vez de diminuir o tempo que passa a olhar para o ecrã, torne-o melhor Em vez de diminuir o tempo que passa a olhar para o ecrã, torne-o melhor
© rawpixel
Ana Francisca Oliveira
Escrito por
Abr. 13, 2023

Ter uma relação saudável com a tecnologia pode parecer impossível para algumas de nós, visto que muitas nascemos e crescemos numa altura em que tudo é digital e está à distância de um clique.

Seja por FOMO (ou fear of missing out, caraterizado por momentos de alta ansiedade por medo de não conseguir acompanhar as atualizações do que se passa no mundo, o que por consequência compele as pessoas a manterem-se conectadas às redes sociais), por motivos de trabalho ou por simples aborrecimento, é difícil manter os olhos fora dos ecrãs.

Porém, é fundamental reduzir o tempo de exposição aos mesmos, o que não implica que não tenha que fazer um esforço para estabelecer limites saudáveis com a tecnologia.

Apresentamos-lhe quatro formas de criar uma relação mais positiva com o mundo digital.

4 formas de melhorar o tempo de ecrã

1. Filtre o seu feed

Claro que é importante manter-se informada sobre o que se passa no mundo, mas consumir uma abundância de notícias e conteúdos “esgotantes” todos os dias pode estar a drenar a sua energia.

Daí a filtração do seu feed ser importante. Se alguma página, conta ou conteúdo a incomoda, a deixa a pensar e em baixo, o melhor é silenciar os mesmos.

Experimente seguir páginas de motivação, positivas e com dicas de como viver uma vida mais saudável.

© unsplash

2. Partilhe palavras de encorajamento

Seja a membros familiares, a amigas ou até a desconhecidos, partilhar um pouco de compaixão e palavras bondosas pode, sem dúvida, mudar o dia de alguém.

Se nota que está a fazer scroll infinito nas redes sociais, pare um pouco e aproveite para alegrar o dia de alguém com algumas palavras de afirmação.

Pode parecer um pequeno gesto, mas temos a certeza que essa atitude pode ser exatamente o que alguém precisa.

3. Pratique um pouco de mindfulness

Momentos em silêncio podem parecer assustadores para quem está habituada a viver uma vida acelerada. Contudo, a meditação é uma forma eficaz de acalmar o corpo e a mente.

Felizmente, existem vídeos e apps que a podem ajudar a começar esta prática. Pode recorrer a aplicações como Youtube, Spotify, Head Space ou Calm, que a guiam e ajudam a navegar pela meditação.

4. Ligue a alguém que ama

Quando foi a última vez que ligou a uma amiga que não vê há meses?

A agitação da vida diária pode tornar visitas e encontros quase impossíveis, mas um telefonema ao fim do dia não só é algo fácil, como pode melhorar significativamente o seu humor e estado de espírito.

E não, não tem que deixar as suas tarefas diárias! Coloque os auscultadores e converse com alguém que ama enquanto cozinha, limpa ou dá um passeio. De certeza que vai sentir a diferença.

Últimos