Posturas de ioga para alinhar o corpo e proteger as costas em apenas 5 minutos

A coluna é das zonas do corpo mais sacrificadas ao longo do tempo, por isso é importante saber como protegê-la. Aprenda três posturas de ioga funcionais que alinham o corpo, as costas e a alma. Só precisa de 5 minutos.

Para Jean-Pierre de Oliveira, fundador da escola Yoga Spirit, a abordagem ao ioga é feita do ponto de vista funcional. “Mais do que uma reprodução da postura perfeita, procuro que o aluno encontre a possibilidade de expressar a sua própria criatividade. Todas as pessoas são diferentes, todos os corpos são diferentes”, explica.

Pedimos ao instrutor de ioga que partilhasse as melhores posturas de ioga (asanas) para alinhar o corpo e proteger a coluna. Aprenda a fazer, de forma segura, três exercícios para umas costas fortes e saudáveis. Só precisa de um colchão e de 5 minutos de concentração em casa.

Se, por outro lado, a prática de ioga já faz parte do seu dia a dia e quiser tornar-se uma expert, saiba que Jean-Pierre de Oliveira ministra cursos de professor de ioga no norte e centro do País.

As três posturas que Jean-Pierre explica, passo a passo, no vídeo são:

1. Postura da cadeira

2. Postura do V invertido

3. Postura da cobra

Segundo Jean-Pierre, a respiração e o tempo de permanência em cada postura são variáveis. “Depende da prática. Se for um flow (como na sequência da saudação ao sol), as permanências poderão ser mais curtas e cada transição entre posturas será uma só inspiração ou expiração. Para intensificar a prática, pode permanecer mais tempo nas posturas, de 3 até 5 respirações, dependendo da capacidade física de cada um”.

 


 

Se pratica desporto e desconhece o mundo das asanas, descubra primeiro os benefícios que o ioga lhe pode trazer.

 

Mais sobre especialista

Comentários

Posturas de ioga para alinhar o corpo e proteger as costas em apenas 5 minutos

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.