Bem-estar

5 dicas para ser mais saudável se passa o dia sentada à secretária

Sente-se sedentária e sem energia? A culpa pode ser do tempo que passa à secretária. Saiba que medidas tomar para ser mais saudável se passa várias horas por dia sentada.

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5 dicas para ser mais saudável se passa o dia sentada à secretária
© Getty Images
Vera Santos
Escrito por
Vera Santos
Jan. 14, 2020

Chega ao final do dia com os músculos entorpecidos e cheia de dores nas costas, ancas e pernas? Os seus almoços semanais consistem em sandes rápidas ou refeições pouco nutritivas que vai comprar à pressa ao supermercado da esquina? Não está sozinha.

Como mulheres modernas, passamos grande parte do nosso tempo sentadas. A comer, a ver televisão, no carro ou em transportes públicos, mas principalmente durante as oito ou mais horas diárias que passamos a trabalhar, a posição a que recorremos é sempre a mesma.

Estar sentada durante muito tempo pode ser extremamente prejudicial, contribuindo para o aumento de peso e para um maior risco de doenças como a diabetes ou doenças cardíacas (não querendo assustar ninguém!).

O sedentarismo não traz consigo nada de bom e, a ele, juntam-se a preguiça de comer bem, o stresse acumulado e as várias preocupações do dia a dia que fazem com que nos esqueçamos de cuidar de nós.

Mas, para grande parte das mulheres, esse sedentarismo é inevitável e, mesmo que não queiramos, acabamos por sofrer as suas consequências. Por essa mesma razão, damos-lhe 5 dicas para que consiga manter um estilo de vida saudável, ainda que passe grande parte do seu tempo sentada à secretária.

5 dicas para ser mais saudável se passa mais de metade do dia sentada

1. Levante-se uma vez por hora (pelo menos) 

Estar sentada durante longos períodos de tempo pode atrofiar os músculos e a melhor forma de os ativar é fazer pequenas pausas para caminhar.

Vá encher a sua garrafa de água, dê um saltinho à casa de banho ou uma volta pelo escritório. A ideia é incorporar alguma forma de movimento (por muito irrelevante que pareça) e mexer os músculos de vez em quando.

2. Experimente fazer alongamentos básicos

Depois de um dia de trabalho, é normal que o seu corpo acabe por se ressentir. Quando chegar a casa, experimente passar alguns minutos a alongar os músculos. Há imensos vídeos no YouTube a que pode recorrer se não sabe muito bem por onde começar.

E tenha cuidado com a sua postura. Lembre-se de endireitar as costas e relaxar os ombros de vez em quando, no decorrer do dia.

3. Aproveite a sua hora de almoço para fazer algum tipo de exercício

Uma sessão de treino no ginásio, uma aula rápida e divertida ou uma caminhada de 30 minutos são algumas das opções a que pode recorrer para ser mais ativa durante o dia.

Em alternativa, e se é daquelas que não conseguem sequer pensar em ir ao ginásio a meio de um dia de trabalho (transpirar e tomar banho à hora de almoço implica uma logística para a qual nem todas estamos preparadas), vá ao final do dia, assim que sair.

Pelo sim, pelo não, tenha o saco do ginásio sempre pronto e à mão para aproveitar qualquer oportunidade que possa surgir.

 4. Leve o almoço para o trabalho

Longe vão os dias em que levar a marmita para a escola ou para o trabalho era pouco cool. Adira à moda do meal prep e dedique parte da sua tarde de domingo à preparação de refeições saudáveis prontas para consumir durante a semana.

Os benefícios são vários: ajuda a controlar as porções, a poupar dinheiro e a ter uma alimentação mais saudável e consciente. Pode ainda levar consigo alguns snacks nutritivos para ir petiscando ao longo do dia.

5. Tenha sempre água à mão

Já lhe falámos da importância da hidratação no que toca ao saudável e correto funcionamento do nosso organismo, mas nunca é demais recordar.

O ideal é ter sempre uma garrafa de água (reutilizável, claro) perto de nós, par criar o hábito de beber água regularmente.

Se acha que a água é aborrecida, experimente juntar-lhe fruta, umas gotas de sumo de limão ou vá alternando com chá verde.

Fonte: Healthline

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