Cultura

6 sugestões para se ocupar em casa em tempo de pandemia

Esteja ou não de quarentena, o distanciamento social é algo que deve ter em mente, agora que a pandemia foi declarada, por isso, damos-lhe ideias de coisas para fazer sem ter de sair do seu lar.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
6 sugestões para se ocupar em casa em tempo de pandemia
© Getty Images
Rita Caetano
Escrito por
Mar. 12, 2020

Perante o cenário atual de pandemia, declarado pela Organização Mundial da Saúde, as sugestões desta semana são todas para ficar em casa. As medidas de contenção têm de ser adotadas por todos nós, mesmo que não estejamos em quarentena.

A ordem é para diminuir o contacto social, até porque, convém lembrar, o vírus tem um período de incubação de quase duas semanas sem sintomas.

Por isso, fique por casa e aproveite para ler, cozinhar, ver séries e filmes, ouvir música e até fazer exercício físico. Além disso, mantenha-se informada através de órgãos de comunicação fidedignos, cuidado com as fake news e não entre em pânico!

6 atividades para ocupar o tempo em casa

  • Ler

    Ler

    livros

    Se há coisa que os livros nos permitem é sair do lugar sem termos que dar um passo. Entre as novidades, destacamos Terra Americana (Edições Asa, 18,90€), de Jeanine Cummins, um romance sobre migrantes que é um murro no estômago, ou melhor vários, a cada linha que se lê e se vai acompanhando a fuga de uma mãe e de um filho, após terem escapado ao assassinato de toda a família por um cartel de droga. Este livro deveria ser obrigatório, sobretudo para quem não percebe o que é ser refugiado e migrante. Para os mais novos sugerimos, A Menina Que Queria Desenhar o Mundo (Nuvem de Letras, 12,90€), de Adélia Carvalho com ilustrações de Sérgio Condeço. Conta a história de uma menina que quer desenhar o mundo e esse desejo leva-a a conhecer terras distantes.

    1 / 6

  • Cozinhar

    Cozinhar

    cozinhar © Unsplash

    Vai ter mais tempo para cozinhar do que o normal, e porque mais do que nunca é importante comer de forma saudável, cozinhe refeições equilibradas e aquelas receitas mais elaboradas que nunca tem tempo para fazer. Lembre-se que os pratos devem conter mais de metade de legumes e a outra metade deve ser dividida entre a proteína e os hidratos de carbono. Envolva toda a família nesta tarefa, respeitando todas as regras de higiene e de distância.

     

     

    2 / 6

  • Jogar

    Jogar

    jogos de tabuleiro

    Vá ao armário onde tem os jogos de tabuleiros guardados e divirta-se à volta do Monopólio, Party & Co, Trivial, Catan e Mebo Porto e Cluedo são alguns exemplos com os quais vai ter horas bem passadas. As cartas e o Uno são outro bom exemplo. Guarde a devida distância entre todos os elementos da família, um metro, e nada de festejos efusivos que incluam abraços ou beijos.

    3 / 6

  • Ver séries e filmes

    Ver séries e filmes

    © IMDb

    Se tem muitas séries, documentários e filmes na sua lista para ver, chegou o momento de o fazer. As plataformas de streaming, como a Netflix, HBO, Amazon Prime TV e Hulu têm uma lista infindável de ambos para ver, mas tem ainda a opção dos canais de televisão e os videoclubes das operadoras de televisão. Sugerimos Zero Zero Zero e A Amiga Genial (HBO), Toy Boy, I Am Not Okay With This, The Goop Lab with Gwyneth Paltrow e, como não poderia deixar de ser, Pandemic – Como Prevenir uma Pandemia, também na Netflix, para que todas as pessoas percebam, de uma vez por todas, o que é uma pandemia. Se é fã da Casa de Papel, a estreia da terceira temporada está marcada para 3 de abril.

    4 / 6

  • Ouvir música

    Ouvir música

    © Shutterstock

    Faz bem à mente, distrai e está à distância de plataformas como o Spotify ou do YouTube. Além disso, pode sempre ir à sua coleção de CDs e ouvir todos aqueles que tem em casa. Vai reviver grandes memórias ao som dos seus cantores e bandas preferidas.

    5 / 6

  • Fazer exercício físico

    Fazer exercício físico

    exercício físico © Unsplash

    Ficar em casa não tem de significar zero movimento. Se ainda não tem, faça o download de aplicações para o seu smartphone ou veja vídeos de exercício no YouTube. Nike Traning Club, Pocket Yoga, Carrot Fit são algumas apps que a podem ajudar nessa tarefa.

    6 / 6

Últimos