Cultura

Clube de leitura: 10 celebridades a seguir se gosta de ler

Procura novos livros para ler? Não está a par das últimas tendências no que toca à literatura nacional e internacional? Reunimos algumas contas de Instagram de atrizes, modelos e influencers que vai querer seguir se é uma aficionada por livros.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Clube de leitura: 10 celebridades a seguir se gosta de ler
© Unsplash
Ana Carvas
Escrito por
Set. 02, 2020

Não são apenas imagens bonitas que nos enchem os olhos no Instagram, são sim recomendações de livros feitas por quem gosta de ler.

É verdade, esta rede social é também ela um clube de leitura que passa despercebido aos olhares menos atentos. Mas não se preocupe, fizemos essa pesquisa por si e juntámos neste artigo as contas com as melhores sugestões literárias.

Dos clássicos da literatura como Orlando, de Virginia Woolf, aos romances modernos, como o mais recente sucesso de Sally Rooney, Normal People, irá encontrar livros para todas as idades e todos os estados de espírito.

Para quem gosta muito de ler e para quem gosta de ler pouco, livros com menos de cem páginas e livros com mais de 500, que nos fazem refletir sobre questões sociais ou sobre nós mesmas, numa caminhada introspetiva.

A viagem faz-se pelas linhas nas páginas dos livros, mas antes de partir é preciso escolher o veículo.

#BookClub

Reese Witherspoon, Oprah ou Emma Watson nunca esconderam a paixão pelos livros. Talvez por isso, mergulharam no conceito de book club e criaram grupos de leitura no Instagram para partilha de ideias e discussão aberta sobre os enredos dos livros.

Our Shared Shelf é um clube de leitura feminista fundado por Emma Watson. Como embaixadora da ONU Mulheres, a atriz britânica começou a ler cada vez mais livros sobre empoderamento feminino e igualdade de género. Para Watson, promover a leitura e a discussão sobre temas relevantes e fraturantes na nossa sociedade é um dos caminhos para a mudança.

No clube de leitura de Reese Witherspoon, denominado Reese’s Book Club, a seleção de livros também não é aleatória. A atriz elege mensalmente um livro para discussão cujo enredo gire em torno de uma mulher.

Com um conceito semelhante mas sem um critério de escolha definido, a apresentadora norte-americana criou o Oprah’s Book Clubuma página também de Instagram onde é previamente definido o livro e quais os dias em que determinadas partes do mesmo serão analisadas, para que os seguidores possam ler e acompanhar os debates.

Mais recentemente, a modelo Kaia Gerber iniciou um clube de leitura através do canal IGTV, onde todas as semanas partilha com os seus seguidores o livro que irá ser debatido e analisado em conjunto com um convidado na próxima sessão.

Nos episódios já disponíveis vemos Kaia a falar com a mãe, Cindy Crawford, sobre o livro Lá, onde o vento chora, de Delia Owens, com Kiley Reid sobre o seu romance Such a Fun Age ou ainda com a modelo Emily Ratajkowski, sobre o clássico de Joan Didion, Play it as it Lays.

10 contas de Instagram a seguir se adora ler

Emma Roberts

Tanya Reynolds

View this post on Instagram

👏👏👏

A post shared by Tanya Reynolds (@tanyaloureynolds) on

Catarina Mira

Emma Watson

Kaia Gerber

Reese Witherspoon

Sónia Balacó

View this post on Instagram

Começo o dia com um livro novo

A post shared by Sónia Balacó (@soniabalaco) on

Sarah Jessica Parker

Oprah Winfrey

Rosie Huntington-Whiteley

Últimos