Beleza

Em que produtos de beleza ecológicos devemos apostar?

Durante décadas, a indústria da beleza presenteou as mulheres com produtos icónicos e fórmulas secretas, mas, no que respeita à sustentabilidade, o segredo já não é uma opção. Saiba mais sobre os produtos de beleza ecológicos.

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Em que produtos de beleza ecológicos devemos apostar? Em que produtos de beleza ecológicos devemos apostar?
© Shutterstock
Mariana Nave
Escrito por
Abr. 28, 2021

Uma revolução verde tem vindo a surgir nos últimos tempos, onde os consumidores exigem das marcas de beleza mais transparência sobre os ingredientes, fórmulas e uma abordagem sustentável.

Segundo o estudo The Courage to Change, realizado pelo British Beauty Council, anualmente, são produzidos cerca de 120 biliões de embalagens pela indústria de beleza a nível mundial. Muitas destas embalagens acabam no lixo comum e são desperdiçadas, uma vez que não podem ser recicladas por causa da cor ou do material com que são feitas.

Enquanto consumidores, as nossas ações diárias têm peso e contribuem para a perpetuação do desperdício. É fundamental quebrar padrões e interromper o ciclo da poluição, mudando de comportamento.

De acordo com o estudo já citado, 91% dos inquiridos deseja produtos com menos embalagens e 88% tem interesse em que estas sejam refill. Mais do que isto, o consumidor atual (cerca de 90%) quer informação simplificada e clara sobre como reciclar as embalagens, enquanto 86% quer informação sobre a cadeia de fornecimento dos ingredientes.

Já não é suficiente um produto ter um selo vegan ou cruelty free, hoje em dia as pessoas querem perceber se o protetor solar que usam contribui para a destruição dos corais ou se os ingredientes naturais que uma marca comunica são realmente sustentáveis.

A sustentabilidade já não é apenas uma escolha, é uma necessidade

Mais do que um, vários problemas

No que toca aos produtos, a maioria dos consumidores já começa a adotar uma postura e mentalidade verde. Ingredientes orgânicos e naturais estão a tornar-se cada vez mais populares pelo seu impacto positivo, tanto na saúde como no meio ambiente. Mas não basta um para fazer a mudança, é preciso que tanto os consumidores como as marcas tomem uma atitude para proteger as pessoas e o planeta.

O modo como os ingredientes derivados de plantas são cultivados afeta as comunidades locais, o ecossistema dessa zona e a pegada de carbono de um produto. O caso mais notável é o óleo de palma, cujos derivados surgem em cerca de 70% dos cosméticos.

Para a sua plantação, alguns fornecedores dizimaram grande parte das florestas tropicais. A desflorestação é altamente destrutiva e acaba por gerar uma libertação de dióxido de carbono para a atmosfera superior à produzida pelos carros.

Além disto, o ‘ar’ emitido pelos sprays, perfumes e desodorizantes polui igualmente a atmosfera, contribuindo para o aumento do buraco na camada de ozono.

Mas não são apenas os ingredientes que têm um impacto negativo no ambiente, os materiais usados também. Grande parte do plástico utilizado acaba no fundo do oceano, poluindo não só a água como todo o sistema marinho, onde muitos animais acabam por ingerir estes microplásticos.

Aliado ao plástico em excesso está ainda o desperdício de água utilizada para desenvolver produtos.

Como ajudar em casa

Enquanto consumidor, existem pequenos gestos que pode realizar diariamente para reduzir o impacto no planeta:

  • Recicle os cosméticos corretamente;
  • Dê uma segunda vida às embalagens: pode usá-las para guardar pincéis ou como jarras para flores;
  • Dê prioridade a marcas com uma atitude ecológica;
  • Escolha produtos com ingredientes orgânicos ou de origem natural;
  • Quando escolher um protetor solar, opte por aqueles com filtros amigos do ambiente;
  • Poupe água quando toma banho, lava o cabelo e escova os dentes;
  • Visite o site fooprintcalculator.org para conhecer a sua pegada de carbono e formas de reduzi-la.

As marcas precisam de começar a comunicar com clareza e integridade

Mais transparência, por favor

Honestidade está na ordem do dia e a boa notícia é que os consumidores não procuram perfeição, mas sim transparência.

O progresso e o caminho que as marcas de beleza fazem nesse sentido influencia a compra (ou não) de um cosmético. Para levantar o véu sobre o que está presente nos seus cremes, as marcas precisam de deixar de comunicar de forma pouco clara.

Uma pesquisa rápida no Instagram com a palavra clean beauty devolve mais de três milhões de resultados, mas não existe consenso sobre o que significa. A obsessão da indústria com estes conceitos – beleza verde, orgânica, limpa, natural – tem gerado alguma confusão nos consumidores, que exigem uma explicação concreta sobre cada palavra.

As marcas precisam de começar a comunicar com clareza e integridade. Infelizmente, em Portugal, não há uma definição legal para estes conceitos, o que abre espaço para a criação de certificações privadas.

No entanto, existem alguns selos que nos podem ajudar a conseguir a orientação de que precisamos:

  • O coelho com as orelhas em coração ou o logótipo da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) garantem que um produto não foi testado em animais;
  • O girassol é uma certeza de que é vegan;
  • O da Ecocert garante que o produto em questão tem 95% de ingredientes de origem vegetal e 10% de ingredientes orgânicos.

Descubra alguns produtos de beleza ecológicos

  • Óleo de limpeza equilibrante Diáfano

    Óleo de limpeza equilibrante Diáfano

    HerbesFolles

    33,50€

    1 / 8

  • Desodorizante sólido Teo

    Desodorizante sólido Teo

    Lush

    8,95€

    2 / 8

  • Gel de mãos recarregável The Ritual of Mehr

    Gel de mãos recarregável The Ritual of Mehr

    Rituals

    9,90€

    3 / 8

  • Água micelar desmaquilhante Vinoclean

    Água micelar desmaquilhante Vinoclean

    Caudalie

    9,40€

    4 / 8

  • Protetor solar Intense Protect SPF50+ com filtro biodegradável

    Protetor solar Intense Protect SPF50+ com filtro biodegradável

    Avène

    15,78€

    5 / 8

  • Leite desmaquilhante para pele normal a seca

    Leite desmaquilhante para pele normal a seca

    Clarins

    15,45€

    6 / 8

  • Bálsamo Lipikar Baume AP+M

    Bálsamo Lipikar Baume AP+M

    La Roche-Posay

    10,60€

    7 / 8

  • Bálsamo de noite Beessential Oils

    Bálsamo de noite Beessential Oils

    Apivita

    33€

    8 / 8

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