Receitas

Almôndegas de cogumelos com massa ao pesto

Se é fã deste típico prato italiano, originalmente denominado polpetta, vai querer experimentar esta versão vegetariana com cogumelos a acompanhar uma massa ao pesto al dente.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Almôndegas de cogumelos com massa ao pesto
© OKSANA ZAGORUY
Escrito por
Jul. 15, 2020

O conceito gastronómico de almôndegas pressupõe pequenas bolas de carne moída, contudo, nesta versão pensada para quem é vegetariano ou simplesmente não come carne, a proteína animal é substituída pelos cogumelos, cebola e meia dúzia de especiarias, para um sabor único e delicioso.

A receita em si é simples de confecionar, mas o segredo está nas duas horas de repouso da mistura, que irá fazer com que o sabores se intensifiquem. Caso tenha tempo, faça o preparado num dia e cozinhe as almôndegas no outro. Ficarão ainda mais deliciosas.

Junte a família ou amigos e prepare esta refeição especial. Não se vai arrepender!

Almôndegas de cogumelos com massa ao pesto

50 minutos (+2h de repouso) 36 porções

Ingredientes

500 g cogumelos de Paris picados finamente

80 g farinha de aveia (para fazer a farinha de aveia, basta colocar flocos de aveia numa liquidificadora e processar durante alguns minutos)

1 cebola pequena picada finamente

2 dentes alho esmagados

2 c. de sopa sementes de linhaça moídas

6 c. de sopa água

1 chávena salsa fresca picada

1 c. de chá orégãos

q.b. pimenta-preta

2 c. de sopa azeite

1 + ½ c. de chá sal grosso


Modo de preparação

1. Comece por saltear os cogumelos picados, sem azeite, numa frigideira antiaderente, temperando com o sal, até libertarem toda a água (demora cerca de sete minutos)

2. Entretanto, misture as sementes de linhaça trituradas com a água e deixe repousar, formando assim o gel de linhaça

3. Quando a água dos cogumelos se evaporar, junte a cebola picada e uma colher de sopa de azeite. Salteie durante mais cinco minutos, retire do lume e adicione o alho esmagado

4. Adicione também o gel de linhaça, a salsa, os temperos, a farinha de aveia e volte a incorporar tudo muito bem. Se necessário, adicione mais um pouco de farinha

5. Transfira a mistura para um recipiente e deixe repousar no frigorífico durante duas horas ou durante a noite (este passo vai tornar a mistura mais fácil de moldar e intensificar os sabores)

6. Molde as almôndegas, molhando constantemente as mãos em água

7. Cozinhe as almôndegas numa frigideira antiaderente com um fio de azeite, cerca de três minutos de cada lado, ou no forno preaquecido a 180 °C durante 20 minutos

8. Acompanhe com massa com pesto vegan

Últimos