© GETTY IMAGES

Conheça os benefícios do agrião e como usá-lo no dia a dia

Sabia que o agrião tem a capacidade de proteger as células saudáveis durante os tratamentos de radioterapia em doentes com cancro? Damos-lhe a conhecer esta e outras razões pelas quais o agrião deveria estar (sempre) presente na nossa lista de supermercado.

Seguir um estilo de vida saudável, combinando a prática de exercício físico regular com uma alimentação equilibrada, é uma das mais eficazes medidas de prevenção contra doenças. E, se há alimentos que podem ser considerados terapêuticos, o agrião é um deles.

Na teoria, o agrião é uma planta comestível da família das crucíferas. Pode ser cultivado em qualquer altura do ano e, por se tratar de uma planta semiaquática, os seus habitats naturais são as zonas húmidas e frescas.

Na prática, existem muitas razões pelas quais este vegetal deveria fazer parte do nosso prato de todos os dias. Vamos conhecê-las?

Benefícios do agrião

O agrião contém uma substância que permite que as células cancerígenas se multipliquem menos e percam a sua capacidade de invasão. Além disso, ajuda a reduzir os efeitos colaterais da radioterapia. Esta foi a conclusão de um estudo liderado pelo Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e apoiado por pesquisas anteriores, realizadas no Reino Unido.

O agrião tem, portanto, o poder de melhorar o estado metabólico e a qualidade de vida dos doentes. E o segredo parece estar na presença de isotiocianatos, compostos antioxidantes.

Para além disto, este vegetal:

 Ajuda na perda de peso, devido ao seu baixo teor calórico – tem apenas 22 calorias por cada 100 gramas;

• Reforça o sistema imunitário, por ser uma fonte de ferro, zinco, enxofre, magnésio, cálcio, fluor ou potássio;

• Melhora a saúde da pele e do cabelo, uma vez que é rico em vitaminas A e C e em complexo B.

Tabela nutricional

Como selecionar

Para que o agrião dure mais tempo, deverá primeiro saber escolhê-lo. Quando comprar agrião fresco, as folhas devem estar bem verdes, sem manchas e não devem estar danificadas nem muito moles ou viscosas.

Como usar

Tem um sabor picante e é um alimento bastante versátil, podendo ser utilizado em pratos principais, entradas ou até mesmo em sobremesas. É consumido, sobretudo, em saladas e sopas, mas pode também ser acrescentado a sumos, smoothies ou molhos, como o pesto. 

É importante ter em atenção que o agrião deverá ser comido cru (especialmente se for biológico), salteado ou cozinhado a vapor (as temperaturas atingidas nunca são muito altas), uma vez que a cozedura destrói as propriedades mais interessantes deste alimento.

Como guardar

Depois de comprar o agrião, deverá ter o cuidado de retirar as folhas mais velhas ou danificadas para que não contaminem a frescura das outras.

Visto ser um vegetal de pequena durabilidade, deve ser consumido ou cozinhado pouco tempo depois de ter sido cortado. Mantenha-o no frigorífico para durar mais tempo.


O agrião está presente na sua dieta? Descubra, ainda, por que é que o alho é um poderoso antibiótico natural. 

Mais sobre fruta e legumes

Comentários

Conheça os benefícios do agrião e como usá-lo no dia a dia

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.