Sociedade

Editorial de janeiro: O ano de seguir a intuição

As palavras da diretora da Saber Viver na edição de janeiro da revista.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Editorial de janeiro: O ano de seguir a intuição Editorial de janeiro: O ano de seguir a intuição
© pexels
Tânia Alexandre
Escrito por
Dez. 23, 2023

Numa altura de balanços, promessas de mudanças tão características deste momento do ano, parece-me interessante relembrar uma frase do psiquiatra Carl Jung a propósito do conhecimento intuitivo: “Cada um de nós tem a sabedoria e o conhecimento de que necessita no seu próprio interior”.

Falo-vos de intuição, porque o início de um novo ano é sempre uma oportunidade para recomeçar, “virar a página” e refletir sobre o que queremos, onde estamos e onde esperamos chegar. Mas é igualmente o momento ideal para seguir mais a intuição. Permitir-se a essa escuta interior.

Acredito que há uma razão (que a ciência também explica!) para que esses impulsos interiores surjam, mesmo que naquele instante não sejamos capaz de os entender.

Em algum momento das nossas vidas, quantas de nós já não se sentiu tentada a decidir de acordo com a sua intuição, mas não o fez e acabou por seguir um raciocínio mais lógico?

Ao contrário do que se pensa, a intuição não tem nada de místico e pode mesmo ajudar-nos na tomada de decisões, daí ser cada vez mais valorizada no mundo empresarial.

De facto, confiar na intuição – essa espécie de sexto sentido, que apela ao nosso lado menos racional – é muitas vezes encarado como pouco credível, ilógico.

Mas, ao contrário do que se pensa, a intuição não tem nada de místico e pode mesmo ajudar-nos na tomada de decisões, daí ser cada vez mais valorizada no mundo empresarial.

A intuição está intimamente ligada ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal, por isso, esta primeira Saber viver não poderia ter outro mood a não ser o de transmitir uma mensagem positiva, de esperança e desejo de mudança.

Levamo-la a conhecer inspirações, conselhos de especialistas, ideias para o novo ano, assim como projetos e tendências que marcarão 2024.

Falo da procura de autoconhecimento, de uma moda mais inclusiva e de afirmação da expressão individual e de uma beleza com maior foco na saúde, ciência e sustentabilidade. Estes são os grandes pilares e mensagens a reter para este ano novo.

Por isso, entre outros temas, nesta revista pode aprender novas práticas holísticas que priorizam o seu bem-estar físico e emocional; contornar os obstáculos que este novo ano lhe possa trazer em O ano de todas as mudanças e, claro, ficar a par das tendências do mundo da beleza e da moda em 2024.

O que pode encontrar nas páginas da Saber Viver de janeiro (nas bancas)

Como resolução, a Saber Viver quer continuar a reforçar o compromisso consigo, com conteúdos diferenciadores, para que possa decidir o que realmente é melhor para si.

Eu, em particular, desejo-lhe um ano muito feliz. Apelo a que, nos momentos adversos, não se esqueça de dar colo às suas emoções, de olhar para si mesma com compreensão, aceitação e esperança no futuro. E, lá está, oiça e siga mais vezes a sua intuição.

Junto-me a si nesse compromisso. Procurar conhecer-me melhor enquanto ser individual, olhar-me “de dentro para fora” e lembrar-me todos os dias que tenho um grande caminho a seguir: o de ser quem realmente sou!

Feliz Ano Novo!

A edição de janeiro da Saber Viver já está nas bancas, num local perto de si, e online.

Últimos