Saúde

Sabe se já está na hora de trocar a escova de dentes?

Se ainda não tem uma escova de dentes ecológica, a resposta é sim. Mas já lá iremos. Quantas vezes se pergunta se deve trocar de escova de dentes? Saiba qual é a altura certa para o fazer.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sabe se já está na hora de trocar a escova de dentes? Sabe se já está na hora de trocar a escova de dentes?
Em parceria com:
Sabe se já está na hora de trocar a escova de dentes?
Abr. 28, 2020

Sabemos que as escovas de dentes não foram feitas para durar para sempre, mas pode ser difícil perceber quando é que o seu tempo de vida está prestes a chegar ao fim.

A resposta, dada pelos especialistas, é unânime: a cada 3 meses ou aproximadamente a cada 12 – 16 semanas, devemos trocar de escova.

Mas há exceções! Caso tenha uma escova de dentes elétrica, deve trocar a cabeça assim que as cerdas comecem a deformar-se. Estas, por terem cerdas mais curtas, desgastam-se com maior rapidez.

Quando as cerdas da escova começam a perder a rigidez, devido à exposição e contacto com a pasta de dentes e água, a escova está pronta para ser trocada. Sem cerdas que afastem os alimentos e a placa bacteriana, sua escova de dentes perde rapidamente a eficiência.

Um estudo de 2013 mostrou que, após 40 dias de uso consistente, o desgaste das cerdas começou a tornar as escovas de dentes menos eficazes.

Os participantes do estudo que não substituíram as escovas de dentes, ao 40º dia de uso tiveram uma maior acumulação de placa bacteriana.

Pelo menos dois estudos anteriores acerca de cabeças de escova de dentes desgastadas, confirmaram que as escovas de dentes mais antigas são muito menos eficientes na remoção da placa bacteriana – a causa da doença gengival e da cárie dentária.

É por isso que, além da troca da escova de dentes, devemos seguir a recomendação padrão que aconselha uma lavagem de 2 minutos, duas vezes por dia, e entre refeições sempre que possível. Caso contrário poderemos estar a prejudicar a nossa saúde dentária, espalhando uma infeção já existente ou correndo o risco da acumulação de bactérias, fungos e vírus.

Mas há mais motivos para trocar de escova de dentes

Se esteve doente, deve substituir a escova de dentes. Infeções virais e bacterianas, como infeções na garganta, são uma preocupação especial e um bom motivo para trocar a escova antiga por uma nova.

No caso das crianças, convém trocar as escovas de dentes com mais frequência do que a cada três meses. Os mais novos têm maior tendência a esmagar a cabeça da escova de dentes ou a roer a pega.

crianca a lavar os dentes com uma escova de dentes jordan

Outro dos motivos para optar por uma escova nova é se, por engano, alguém usar a sua escova. É melhor prevenir do que remediar, e a boca de cada um abriga bactérias diferentes entre si.

Proteja o futuro da natureza e a higiene oral da sua família

As escovas de dentes são a nossa linha de defesa contra as doenças gengivais causadas pelas bactérias, cáries e mau hálito.

Cerdas retas e uma alça limpa e fácil de segurar são as melhores para navegar pelos espaços mais recônditos na boca. Uma escova de cerdas macias remove efetivamente alimentos e bactérias que se acumulam nas bases dos dentes.

Como tal, é importante que escolha uma boa escova de dentes. E se à qualidade puder juntar a ecologia, tanto melhor.

Foi por isso que a Jordan criou a Green Clean, escovas de dentes feitas a pensar no planeta e nos consumidores.

escova de dentes jordan

Com uma gama para adultos (cerdas médias e suaves) e outra para crianças (cerdas extra suaves), a Green Clean é composta em 90% por materiais reciclados – desde a embalagem de cartão feita de 100% de fibras de cartão pós-consumo, passando pelas cerdas em Nylon 1010, um material biológico originário da mamona (uma fonte renovável), até à pega feita de plástico totalmente reciclado.

A sustentabilidade aliada à funcionalidade proporciona-lhe o melhor dos dois mundos. Saiba mais sobre esta gama eco-friendly, aqui.

Últimos