Horóscopo

Sagitário: os principais desafios e características deste signo

Sagitário é o signo solar dos nascidos, aproximadamente, entre 23 de novembro e 21 de dezembro. Regido pelo planeta Júpiter, tem como elemento fogo. Tem uma intensidade risonha, generosa, calorosa, divertida e sempre focada no futuro.

Untitled-7 Untitled-7 Untitled-7
Sagitário: os principais desafios e características deste signo
© Grafismos Carolina Carvalhal/Unsplash
Escrito por
Nov. 22, 2017

Aprender com Sagitário é aprender a fazer do otimismo e do sentido de humor parte da nossa vida. Ainda que por vezes desastrado na forma como fala, sabe aquecer e animar uma sala, uma viagem, um jantar, uma reunião de família.

Dado a exageros engraçados e piadolas, o Sagitário não se leva demasiado a sério e pode ser por vezes um pouco insensível na forma como nos procura animar.

O ponto forte desta energia jovial e alegre é a capacidade de olhar para o futuro e um certo desapego em relação ao passado (salvo excepções de mapas natais, onde as tensões entre planetas e casas possam abalar esta capacidade).

Tal como a seta que simboliza o Sagitário, a mensagem que passam é de que o caminho é para a frente e que tristezas não pagam dívidas – características próprias de uma energia mutável de fogo.

A energia de Sagitário

Pode ser terrivelmente cru na forma como dá a sua opinião, não primando pela paciência para ouvir desabafos intermináveis ou piegas.

A energia contagiante e positiva é, sem dúvida, a maior aprendizagem que podemos fazer com Sagitário. Bem como o culto de um espírito aventureiro. Dado a descobertas, estudos, viagens, expansão do pensamento, religião e suas questões filosóficas.

O seu planeta regente Júpiter relaciona-se com as crenças, a capacidade de cultivar a fé, conhecimentos, estudos, expansão de horizontes. O seu otimismo e bonomia, num estado menos auto-consciente, podem dar azo a exageros. Alguma falta de sensibilidade para lidar com as fraquezas dos outros, porque entende que estar bem é fácil para todos.

Pedir uma opinião a um Sagitário é estar preparado para receber os maiores incentivos, motivação, elogios e otimismo

A liberdade e sentido de humor

Se um Sagitário chegou à sua vida, tente perceber que há algo que deve aprender com ele: que a liberdade é imprescindível. Abafá-lo ou agarrá-lo constantemente, provoca-lhe uma sensação de sufoco.

Gosta de ter várias opções e não ficar limitado a um cenário ou a uma vida monótona. Nada como ter vários programas combinados, em locais diferentes e com pessoas à volta. Gosta de cultivar sempre o sentido de humor e a capacidade de ver a vida pelo lado mais ingénuo e divertido.

O Centauro é a figura mitológica intimamente ligada a Sagitário. Percebemos assim que a sua natureza não se coaduna com limites e prisão de movimentos. Prefere correr livre e solto. Urge, no entanto, saber quando parar para pensar, refletir no futuro e nas suas ações, e consequências.

Não está programado para preocupações que considera inúteis. Esta ligação ao Centauro mostra-nos que há um caminho a ser percorrido entre um polo mais animal e uma elevação espiritual e ética.

Energia de fogo

Um signo influenciado pela energia de fogo, não está livre de lidar com um lado algo colérico e intenso. Provocação e mordacidade na forma como se dirige ao mundo e aos outros.

Pedir uma opinião a um Sagitário é estar preparado para receber os maiores incentivos, motivação, elogios e otimismo. Mas, também, uma ou outra frase que pode ser absolutamente surpreendente pela sua sinceridade. Nem sempre agradável de ouvir.

Reúna os amigos, volte a estudar algo de que goste. Faça aquela pequena viagem que tanto quer (por mais pequena que seja). Regresse às suas práticas de fé e espiritualidade. O Universo está à escuta! Acima de tudo, nunca se esqueça que ter fé é colocar em prática de forma sistemática naquilo em que acredita.

Joana Amoêdo Leite usa a Astrologia Psicológica e o seu método de Coaching M.A.R.TA.© para ajudar pessoas a recuperarem a fé em si mesmas, a encontrarem novos caminhos e soluções, e a revelarem o seu potencial. Marcação de consultas: joanaleiteastrologia@gmail.com.

Últimos