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7 dicas para manter as suas resoluções de fitness durante todo o ano

Janeiro chegou e, com ele, a pressão de nos dedicarmos à nossa longa lista de resoluções de ano novo. Ser mais poupada, check; aderir à moda da preparação de refeições, check. Os seus objetivos de fitness também são sempre os mais difíceis de cumprir? Não é a única.

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7 dicas para manter as suas resoluções de fitness durante todo o ano
© IMDB
Vera Santos
Escrito por
Jan. 09, 2020

A história é sempre a mesma: o começo de um novo ano traz consigo novas resoluções que juramos a pés juntos cumprir. Beber um litro e meio de água por dia, ir ao ginásio três vezes por semana, deixar de comer tantas vezes fora e dormir (pelo menos) sete horas todas as noites.

Estamos cheias de boas intenções e, quando damos por nós, o ano vai quase a meio e estamos a jantar fora pela quarta vez nessa semana, ou a comentar com as nossas amigas que vamos cancelar a subscrição no ginásio porque não pomos lá os pés há dois meses. Parece-lhe familiar?

É muito mais fácil fazer uma longa lista de resoluções de fitness do que é realmente cumpri-las. A motivação perde-se, o foco também e a confiança desvanece-se, o que faz com que nos sintamos derrotadas e com que o discurso passe a ser “bem, não foi desta, mas do próximo ano não passa”. E assim consecutivamente.

Mas não se preocupe porque não está sozinha. Ouvimos as suas preces e reunimos 7 dicas para que este ano as coisas sejam (mesmo) diferentes.

7 regras para que manter as suas resoluções de ano novo seja easy peasy

1. Diga a toda a gente

Nas redes sociais, no grupo de WhatsApp que tem com as amigas ou em pleno jantar de família: partilhe as suas resoluções de ano novo com várias pessoas.

Desta forma, não só vai sentir a necessidade de cumprir com a sua palavra (para não ficar mal na fotografia) como vai ter palavras de incentivo e motivação a chegar de todos os lados.

2. Arranje um parceiro/aliado

No seguimento da dica anterior, para além de ser importante partilhar com outras pessoas os nossos objetivos, também pode ser benéfico encontrar alguém que se junte a nós.

Um estudo concluiu que ter um companheiro de exercício com objetivos semelhantes aos nossos pode ser a chave para cumprirmos as nossas resoluções de fitness.

O namorado, a melhor amiga, uma colega de trabalho, a mãe, o pai ou até mesmo o nosso cão (fiel companheiro nas caminhadas) podem ser os aliados perfeitos, que nos motivam nos momentos em que não conseguimos sequer pensar em fazer exercício.

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© Giphy

3. Não crie objetivos irreais

Foque-se em estabelecer resoluções específicas e realistas. É simples: se nunca teve o hábito de fazer exercício, não prometa ir ao ginásio seis vezes por semana. Opte por tentar ir apenas duas e fazer uma caminhada ao ar livre noutro dia.

Comece com passos curtos, mas decididos, e vá aumentando a regularidade das sessões à medida que o seu corpo se habitua e adapta à consistência.

Da mesma forma, tente dividir as suas resoluções em objetivos mais pequenos. Pense a curto prazo em vez de fazer um plano para os 12 meses do ano e foque-se na semana que aí vem. Assim que o desafio a que se propor seja superado, comece a idealizar o seguinte.

Um exemplo seria comprometer-se a beber um litro e meio de água todos os dias durante uma semana. No final dos sete dias, avalie o seu progresso, analise o que falhou (ou não) e estabeleça um novo objetivo para a semana seguinte. E assim sucessivamente.

4. Registe o seu progresso

Existem inúmeras apps que nos permitem registar o nosso progresso. A Nike Run Club é perfeita tanto para novatos como para experts da corrida (e também funciona para caminhadas).

A app Plant Nanny é ideal para quem tem dificuldade em beber água durante o dia e precisa de pequenos lembretes e as apps Habit List e Fabulous são excelentes para aquelas pessoas que adoram listas e precisam de alguma ajuda para estabelecer hábitos saudáveis.

5. Não deixe que um dia mau (ou três) a desmotivem para o resto do ano

Boas notícias: um estudo mostrou que mais de metade das pessoas que são bem-sucedidas no que toca às suas resoluções cometem erros no primeiro mês. Os investigadores concluíram que o que diferencia as pessoas bem-sucedidas das que não conseguem atingir os seus objetivos é a persistência.

Por isso, o mais importante é não desistir depois de um percalço e voltar à ação no dia seguinte (ou assim que for possível).

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© Giphy

6. Experimente coisas novas

Uma aula de grupo a que nunca foi, um trajeto diferente na sua corrida matinal ou até mesmo um novo outfit para estrear no ginásio.

Alterar a nossa rotina de exercício pode ser o abanão de que precisamos para quebrar a monotonia e redescobrir a paixão por um estilo de vida mais ativo e saudável.

7. Simplesmente, apareça

Apesar de, na maioria das vezes, ir para casa depois do trabalho ser um plano muito mais apetitoso do que ir para o ginásio transpirar, por vezes simplesmente temos de nos forçar. Calçar os ténis, pôr os headphones nos ouvidos e sair porta fora.

Claro que há exceções, como dias em que estamos mesmo cansadas ou doentes, mas se o que temos é só preguiça, não há desculpa.

Mesmo quem adora ir ao ginásio não tem sempre vontade de ir. O segredo para manter as suas resoluções de ano novo e ter um estilo de vida saudável é aparecer consistentemente, dê por onde der.

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