© Getty Images

5 novas modalidades de fitness para se divertir e ficar em forma

Surgiram cinco modalidades de fitness que prometem fazer transpirar os excessos, melhorar a condição física e elevar o estado de espírito dos seus praticantes. Pronta para suar à séria e divertir-se a libertar as tensões do dia a dia?

Para levar mais pessoas a adotar uma atividade física (ou mais), independentemente da estação, um número crescente de instrutores nacionais e internacionais está a disponibilizar os seus treinos em vídeos online.

Ao ser possível visualizar em streaming nos sites oficiais das estrelas do fitness ou nas suas aplicações correspondentes, significa que mais pessoas podem libertar-se das amarras do sedentarismo e aproveitar para reforçar o seu plano desportivo.

Uma coisa boa que a Internet nos trouxe foi o acesso a novas modalidades, que vão surgindo pelo mundo, e que, por vezes, demoram a chegar ao nosso País.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer cinco programas de fitness recentes, desde superintensos a moderados, alguns dos quais já aterraram em terras lusas.

Animal Flow

Criada por Mike Fitch, Animal Flow é uma modalidade que tem como base elementos de locomoção animal inspirados em movimentos que o fundador aprendeu em atividades tão distintas como ginástica, parkour, breakdance ou artes circenses.

O programa divide-se em seis fases: preparar os pulsos, antebraços e tornozelos; aquecimento do resto do corpo nas posições base (urso e caranguejo); locomoções, por exemplo de gorila; introdução de movimentos mais complexos inspirados nos babuínos ou sapos; alongamentos que começam ou terminam de forma animalesca; e, por último, realização de 12 movimentos de ligação inspirados no breakdance.

Cerca de 90% das sessões de Animal Flow são passadas com as mãos e os pés no chão, fazendo com que todos os grupos musculares sejam ativados. Trabalha ainda a mobilidade, flexibilidade, força, resistência, coordenação e capacidade cardiovascular.

As aulas são acompanhadas geralmente com música deep house ou dubstep. Pode experimentar em casa seguindo os vídeos no site oficial AnimalFlow.


Groove

Misty Tripoli deu aulas de mais de 20 modalidades desportivas diferentes, treinou jogadores da NBA (liga de basquetebol) e NFL (liga de futebol americano), dirigiu a maior cadeia de ginásios de Los Angeles, nos EUA, até perceber que a indústria do fitness precisava de evoluir.

“Foi a dança que me salvou [Misty era bulímica], desenvolver o Groove fez-me mudar de estilo de vida e a forma como dava as aulas. Passei a incentivar as pessoas a mexerem os seus corpos da forma mais autêntica e criativa, sem se preocuparem com o que os outros pensam. No espaço  de dois meses, deixei de ter bulimia”, revelou à Saber Viver, em conversa telefónica.

Hoje,  o Groove, um método de treino funcional dançado, está presente em 30 países e conta com mais de 300 facilitadores. “Trabalha-se sobretudo a coordenação, a agilidade, a flexibilidade e a força, porque usamos bastante o peso do corpo em contacto com o chão”, explicou-nos Misty Tripoli.

Por enquanto, não está agendada nenhuma aula em Portugal. Mas também pode praticar em casa, acedendo a bodygroove.com ou fazendo o download da aplicação, onde encontrará vídeos e outros conteúdos  da modalidade.


Pound Fit

Com ou sem talento para instrumentos musicais, esta modalidade convida todos a sentirem-se bateristas por 45 minutos. Original da cadeia de ginásios Hard Candy Fitness, que pertencem à cantora norte-americana Madonna, este inovador programa de fitness chegou a Portugal pela mão do instrutor Eddy Silva, em 2015.

Ainda que a sua presença nos ginásios e estúdios de dança tenha sido bastante discreta, até ao momento, já conquistou grupos de seguidoras fiéis. A música eletrizante, o ambiente descontraído das aulas e o convívio entre alunas são convidativos, mas não se deixe enganar: a modalidade é muito exigente.

Todos os praticantes têm de usar duas baquetas verdes, chamadas Ripstix. São sobretudo os músculos das pernas e das coxas que trabalham, apesar de os braços serem bastante requisitados nas coreografias. Apenas as pessoas com patologias graves são desencorajadas de praticar Pound It.


Waveshape

O surf é um dos desportos mais populares a nível nacional, neste momento. Traz turismo e faz muitos estrangeiros prolongarem a sua estadia por meses ou mesmo anos.

Talvez o melhor seja preparar o corpo e a mente para o que as ondas vão exigir de si, experimentando o treino Waveshape, que trabalha a capacidade cardiovascular, a força e a resistência e assegura uma boa condição física em apenas quatro semanas.


Piloxing

A instrutora de fitness Viveca Jensen sentia que faltava uma modalidade que aliasse flexibilidade, força e coordenação. Então desenvolveu o Piloxing, que reúne elementos de Pilates, boxe e dança.

Os benefícios de cada uma destas modalidades estão, assim, reunidos num só programa. É intenso e dá resultados rápidos, se a ideia é queimar muitas calorias e acelerar o metabolismo. O melhor? Está presente em 92 países, incluindo Portugal (no Algarve).


Já experimentou alguma destas modalidades? Conheça ainda as melhores apps de fitness para preguiçosas.

Comentários

5 novas modalidades de fitness para se divertir e ficar em forma

Os comentários podem ser editados por questões de clareza e para permitir respostas mais gerais.